Navegação
  .: Principal
  .: A Biomedicina
  .: O Biomédico
  .: Habilitações
  .: Nosso Projeto
  ...- O que é
  ...- Objetivo
  ...- Faça você também
..: Aos Calouros
..: Trote Solidário
..: Produções Científicas
Interação
  .: Fotos
  .: Balanço do Projeto
  .: Nossos Eventos
O Site
  .: ENTRE EM CONTATO

O BIOMÉDICO

.........Segundo o Conselho Federal de biomedicina, o biomédico deve apresentar formação generalista, humanista, critica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor cientifico e intelectual, capacitando ao exercício de atividades referentes às análises hematológicas, clinicas, moleculares, ambientais, bromatologicas (aferição da qualidade dos alimentos), citologia oncótica (estudo de células cancerosas), produção e análise de bioderivados, bioengenharia, e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do meio em que está inserido, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
.......Existem no Brasil, hoje, 25 escolas de biomedicina e cerca de 11.500 biomédicos, concentrados, na sua grande maioria nos Estados de Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, que juntos, reúnem mais de 80% dos profissionais biomédicos do País. Isso implica que o mercado necessita desse profissional, sobretudo na Bahia que possui apenas 3 faculdades ministrando esse curso.
O biomédico é um profissional versátil, que acompanha a contínua evolução dos conhecimentos nas áreas de saúde. O mesmo pode trabalhar em parceria com médicos, biólogos, químicos, bioquímicos e farmacêuticos. Sua atividade exige o uso de luvas, toucas, jalecos, sapatos, máscaras de segurança, uma vez que o risco de contaminação é sempre presente.
.......Os biomédicos devem ser bacharéis em curso superior, a ascensão na carreira requer atualização permanente, principalmente através da leitura de revistas especializadas e da participação de seminários e congressos. O conhecimento da língua inglesa é importante, pois permitirá ao profissional a leitura de artigos especializados e a operação de equipamentos de pesquisa e diagnostico. Caso deseje seguir carreira acadêmica ou atuar na área de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos dos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais é necessária a pós-graduação em cursos de mestrado e doutorado.

Buscar na Web por:
Processado pelo Google
Parceiros:

Biomedicina nas Escolas - www.uesc.br/biomedescola - Desenvolvido e mantido por Titan Fusion