Brasão UESC CPqCTR Governo da Bahia

APRESENTAÇÃO

Centro
A inauguração deste Centro, em setembro de 2007, é o fruto de 7 anos de atividades do grupo de pesquisas FIMED (Núcleo de Física Médica e Ambiental da UESC) em quatro diretrizes básicas: 1) desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas de caráter básico e aplicado com uso de radiações; 2) qualificação de recursos humanos especializados na área; 3) captação de recursos externos; 4) o estabelecimento e consolidação de parcerias com instituições nacionais e internacionais de referência.
O Centro de Pesquisas em Ciências e Tecnologias das Radiações apresenta resultados concretos obtidos nestes anos: dentre destes, destaca-se a produção de mais 150 artigos publicados em revistas científicas e trabalhos em congresso, 5 patentes e registros de software, a formação de 20 mestres, a orientação concluída de 14 alunos de iniciação científica dos cursos de Física, Computação e Biomedicina, acompanhado de uma produção significativa de artigos científicos, apresentações em congressos, um livro e vários trabalhos técnicos aplicados na rede hospitalar regional. Atualmente, nas diferentes linhas do centro, são desenvolvidos vários projetos de formação de pesquisadores, que incluem 7 doutorandos, 12 mestrandos e 14 alunos de iniciação científica, ligados aos programas de pós-graduação: PROFISICA, PRODEMA, DDMA, PROCIMM, PPGMC, PPGQUIM. A concretização da obra do CPqCTR é também o resultado do apoio em recursos da FAPESB, do CNPq e da própria UESC em um montante total aproximado de R$ 700.000,00. Desde a sua inauguração, o CPqCTR vem adquirindo e instalando novos e importantes equipamentos a partir de projetos aprovados em agências de apoio a pesquisa, como CAPES, CNPq, FINEP e FAPESB, por um montante total estimado em R$2.000.000,00.
Inauguração
OBJETIVOS
O CPqCTR focaliza sua missão na produção de conhecimentos e novas tecnologias, e na formação de novos pesquisadores em temas relacionados às aplicações tecnológicas das radiações, em diversas áreas, como a saúde, o meio ambiente, a agricultura e a indústria.
PERSPECTIVAS
O CPqCTR conta com uma estrutura física e de recursos humanos que o permitirá crescer e atuar como um laboratório-embrião de pesquisas de ponta, e contribuir com a qualificação de novos pesquisadores. Está sendo planejado o desenvolvimento, em colaboração com outras instituições, de novas linhas de pesquisas, como: a telemedicina; o estudo de efeitos das radiações não ionizantes; a utilização das radiações para melhoramento de sementes, para diagnóstico industrial e para a tecnologia de produção de nanofármacos.
O CPqCTR conta com a licença de operação de laboratório de pesquisa em radiações classificada como do grupo 3A e do grupo 7A, outorgada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), licença nº 14857, como consta no site da CNEN (clique aqui para acessar o site), como consta no site da CNEN.
Campus Soane Nazaré de Andrade, Km 16 Rodovia Ilhéus-Itabuna, CEP 45662-000, Ilhéus-BA