Agronomia

Apresentação

A implantação do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Santa Cruz foi fruto de um processo de avaliação dos interesses sociais, das necessidades socioeconômicas e ambientais e do interesse político do momento.

O curso de Agronomia da UESC foi aprovado e autorizado para funcionar em 10 de outubro de 1994, pelo parecer nº 109/94 do Conselho Estadual de Educação (CEE) da Bahia (Módulo I – Anexo A); seu reconhecimento e aprovação se deu pela Resolução CEE – 054/2002, em 09 de abril de 2002 e publicado no DOU em 11 de abril de 2002 e foi reconhecido pelo Decreto No. 8.245 de 07/05/2002. Sua primeira turma teve início em 1995. Anualmente são disponibilizadas 50 vagas em dois semestres e o ingresso se dá pela classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A última autorização de funcionamento do curso pelo CEE é de 2012. Em 2012 foi implantado o mais recente Projeto Acadêmico da Agronomia da UESC (PAC), seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) para o curso de Agronomia. Sua proposta curricular é da modalidade presencial em 10 semestres ou cinco anos, com carga horária total de 4380 horas, 209 créditos, distribuídos em 66 disciplinas, dentre as quais Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio Curricular (360 horas), além de 75 horas de atividades complementares, sendo o profissional titulado como Engenheiro Agrônomo.

O curso de Agronomia da UESC recebeu conceito quatro (4) no Exame Nacional de Cursos (ENADE) promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2013.

O Curso de agronomia da UESC tem como intuito formar profissionais com visão sistêmica da realidade social, agroecológica e econômica do setor agropecuário nacional, em especial no que concerne a região onde está inserido no território baiano, a Costa do Cacau e ao ambiente florestal que o circunda, a partir de conhecimentos técnico-científicos e de reflexões críticas procura-se priorizar a relevância social, a sustentabilidade ecológica e econômica na recomendação de tecnologias apropriadas aos cultivos.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster