Comunicação Social

Apresentação

O Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC foi implantado em 1999 e confere o título de Bacharel em Comunicação, habilitando para o exercício profissional do radialismo (Rádio e Televisão), nos termos da Resolução CNE/CES 16, de 13 de março de 2002 e legislação complementar. Em 2005, o curso foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (parecer nº 99/2005).
Em nítido contraste com o usual quadro de justificativas apresentado para implantação de uma nova habilitação em uma Universidade de características marcadamente regionais, como é o caso da UESC, a proposta de criação do Curso de Comunicação com habilitação em Rádio e TV encontrou sua principal razão de ser nas peculiaridades do cenário nacional da área de Comunicação no Brasil e no mercado da Comunicação Social regional, que tem no sul da Bahia a maior concentração de emissoras de rádio e televisão instaladas fora de Salvador. Com efeito, este curso foi a primeira habilitação em Rádio e Televisão no Estado da Bahia e a segunda da região Nordeste, vindo a suprir gravíssima lacuna existente no panorama da formação profissional regional.

Dessa forma, o curso de Comunicação Social da UESC vem contribuindo para o fortalecimento da ação dos meios de comunicação na região Sul da Bahia, a partir da melhoria da qualificação de seus profissionais e que tem também capacitado a UESC para tornar-se centro de produção de alto nível na área de Comunicação, não somente atendendo às demandas já existentes, como criando novas dimensões e inserções no mercado de trabalho. A Rádio UESC e a TV UESC são exemplo disso. Além de possibilitar a produção de material em rádio, televisão e Internet de cunho educativo e cultural, com excelente qualidade técnica e de conteúdo, vêm contribuindo para a formação dos profissionais prontos para o mercado de trabalho, além de estender diversas ações da UESC para além dos limites regionais e promover a formação de diversos setores extramuros da universidade, o que reforça sua missão.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster