Economia

Apresentação

O Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas objetiva capacitar e formar pessoas aptas a exercer a profissão de Economista, com ampla base cultural, capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas, além da capacidade analítica e de visão crítica, requisitos fundamentais para o enfretamento das grandes questões contemporâneas e profissionais que cercam a profissão.
O curso da UESC oferece 100 vagas anuais (50 por semestre) através do Sistema de Seleção Unificado (SISU/MEC), sendo que, metade das vagas é destinada (i) a candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, (ii) para aqueles que se autodeclararem indígenas e afrodescendentes. São duas chamadas, 50 vagas para o primeiro semestre, noturno, e 50 vagas para o segundo semestre, matutino. O prazo de integralização do curso é de, no mínimo, quatro (4) anos e, no máximo, de sete (7) anos.
Dispõe de profissionais capacitados atuando como docentes, sendo 24 professores com titulação de Doutor, 19 de Mestre (4 doutorandos) e 5 com titulação de especialista. Além disso, a estrutura oferece aulas com recursos multimídias, salas de estudos, trabalhos interdisciplinares, biblioteca, auditórios para palestras e congressos.
Ao longo do curso, o aluno tem a oportunidade de participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de dispor de estágio, de caráter não obrigatório, em empresas da região, acompanhados por professor designado. A Universidade oferece, ainda, diversas atividades técnicas, cientificas e culturais, possibilitando a ampliação da formação profissional e cidadã, além de programas de assistência estudantil para apoiar a permanência do discente na vida acadêmica.
Recomenda-se àqueles que pretendem estudar esta ciência, interesse por questões sociais, facilidade com cálculos matemáticos, estatísticos e capacidade de análise crítica. Ao concluir o curso, estará apto a atuar em Empresas Públicas ou Privadas; de Comércio Varejista; Comércio Exterior; Instituições de Ensino, Treinamento e Reciclagem Profissional; Terceiro Setor (ONGs); Pesquisa de Mercado; Elaboração de Projetos de Investimento; Indústrias; Bancos Comerciais e de Investimento; Corretoras de Valores; Mercado de Capitais; Empresas de Seguro; Análise de Conjuntura; Planejamento Econômico, dentre outros.

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster