Engenharia Civil

Apresentação

O curso de Engenharia Civil da UESC foi criado oficialmente pela Resolução CONSEPE Nº 56/2010, que aprovou o seu projeto pedagógico e autorizou seu funcionamento. Na ocasião, o Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, com fundamento na Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, e considerando o deliberado na 84ª Reunião Ordinária do CONSEPE, realizada no dia 17 de junho de 2010, resolveu aprovar o Projeto Acadêmico Curricular do Curso de Engenharia Civil e autorizar o seu funcionamento na Universidade Estadual de Santa Cruz, conforme Resolução CONSEPE Nº 56/2010, (em Resoluções de Agosto de 2010).

O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da UESC é resultado de uma extensa articulação e acúmulo de experiências profissionais dos professores da própria instituição na busca de uma proposta nova para a formação do Engenheiro Civil. Pretende uma formação voltada para o desenvolvimento da capacidade criativa e do espírito crítico, mas, sobretudo, com uma visão mais completa das novas ferramentas que se acercam do exercício na Engenharia Civil no mundo.

Mais do que isso, pretente ser uma proposta inovadora, que preencha lacunas verificadas nas escolas de Engenharia Civil, em especial na área de projeto de estruturas. Essa diferenciação na proposta, criaria a figura de um Engenheiro de Estruturas na essência, o que antes se via apenas na formação complementar na graduação e ao nível da Pós-Graduação, com a expectativa de uma formação diferenciada e com elementos novos na proposta metodológica, como as disciplinas de Projeto Integrado.

Incluindo maior capacidade de análise dos sistemas materiais na Engenharia Civil, nas suas diferentes interfaces, com notório diferencial nas áreas de computação, mas, todavia, resgatando a essência dos elementos de formação do estruturalista, com os conhecimentos da Mecânica das Estruturas e da Mecânica dos Materiais contemplados na matriz curricular de forma generosa. Isso sem esquecer dos novos métodos de modelagem computacional que se apresentam, onde fica obvia a tendência em se criar modelos tridimensionais analíticos, numéricos, completos e funcionais, que simulam em tempo real o comportamento das estruturas para ações e limites operacionais cada vez mais ousados.

Com isso, busca-se que o novo e o consagrado se misturem aos conhecimento fundamentais, de forma harmoniosa na formação desse Engenheiro. E que disso surja um profissional capaz de atuar nas fases essenciais de um projeto de engenharia, conseguindo conceber, planejar, dimensionar, construir e operar os sistemas estruturais e materiais da Engenharia Civil.

DADOS SOBRE O CURSO:

  • Implantação do Curso: 2011.2
  • Regime: Semestral
  • Turno: Diurno
  • Duração: 10 semestres (5 anos)
  • Carga Horária Total: 4.470 horas
  • Vagas Anuais: 40

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster