Engenharia Civil

Projetos, Parcerias e Oportunidades

O aluno poderá participar de diversos programas institucionais da UESC, seja em Ensino, Pesquisa ou Extensão, com acesso a bolsas ou voluntário. Os programas geralmente tem de 6 a 12 meses de duração, podendo ser estendidos conforme desenvolvimento dos trabalhos.

ENSINO: A universidade mantém programas de Monitoria, Iniciação a Docência e de Ensino. Estas bolsas são vinculadas a um projeto liderado por um docente. As seleções para as bolsas são regidas por editais publicadas na página principal da universidade, com o título do projeto e pré-requisitos, disponíveis para os alunos da graduação que atendam aos critérios.

PESQUISA: No âmbito da Pesquisa, existem projetos PIBIC, PIBIC-V e PIBITI. São projetos de iniciação científica (com ou sem bolsa) e de iniciação de desenvolvimento tecnológico e inovação. A seleção é feita através de editais publicados na página principal da universidade, com o título do projeto e pré-requisitos, disponíveis para os alunos da graduação que atendam aos critérios.

EXTENSÃO: Existem projetos vinculados ao curso de Engenharia Civil com atendimento direto à sociedade civil, órgãos públicos e terceiro setor. Alguns projetos tem caráter permanente e outros com tempo definido, podendo o estudando ser vinculado com ou sem bolsa de fomento. Atualmente o curso de Engenharia Civil possui oportunidades nos projetos:

  • SEC – Simpósio de Engenharia Civil 
    • Evento anual de capacitação dos discentes da Engenharia Civil, contendo palestras, minicursos, visitas técnicas, Workshops e outras interações entre os discentes com os profissionais da área;
    • O discente poderá participar como apoio na organização ou como participante ouvinte onde ganhará seu certificado
    • Rede Social: https://www.instagram.com/secuesc/
  • PACIS – Programa de Apoio a Construção de Interesse Social
    • Projeto permanente onde o discente tem a oportunidade de apoiar ações diretas e supervisionadas, com a sociedade através de seus conhecimentos de engenharia;
    • O discente poderá tratar de projetos, consultorias, medições, vistorias, planejamento e acompanhamento de situações envolvendo as construções de interesse social;
  • Cidade Imaginada, Cidade Possível
    • O projeto Cidade Imaginada, Cidade Possível busca despertar no indivíduo seu papel como agente transformador do espaço ou, como costumamos falar, do meio ambiente urbano;
    • Rede Social: https://www.instagram.com/cidadeimaginada/
  • Outros projetos em planejamento
    • Se informe com os professores sobre os projetos que estão em fase de planejamento ou implantação.

EXTENSÃO: Projetos para toda a comunidade

  • Projeto Rondon:
    • Projeto com apoio do Ministério da Defesa, onde os universitários podem conhecer realidades e participar de ações de integração econômica e social em localidades do país. As seleções são semestrais feitas através de edital-chamada lançada pelo ministério, onde a universidade forma núcleos que montarão seu projeto de ação durante o período de recesso acadêmico. Este projeto, se aprovado, permite
    • Os interessados devem preencher requisitos constantes no edital, como ter sua matricula ativa no curso, ter concluído 50% do curso, participar de projetos de extensão. 
    • https://www.instagram.com/nucleorondonuesc/
  • Caminhão com Ciência:
    • É um projeto que realiza exposições científicas interativas e oficinas nas áreas de Física, Química, Biologia, Matemática, Biomedicina, Engenharia e Geografia, realizadas em escolas públicas e centros comunitários nos finais de semana, para melhor se adequarem às atividades acadêmicas da UESC. 
    • A equipe é formada pela coordenação, monitores bolsistas, extensionistas e voluntários. Estes realizam os experimentos, oficinas e pesquisas na área de Divulgação Cientifica em Espaços de Educação Formal e Não Formal de Ciências. 
    • Este projeto é uma exposição itinerante de divulgação científica que percorre diversas cidades do estado, realizando exposições em Museus. e Centros de Ciências e em praças públicas, através atividades interativas de ciência e lúdicas, com metodologias ativas de aprendizagem. Tornando o aprendizado da ciência como uma atividade de lazer e curiosidade científica para o público adulto e crianças. 
    • https://www.instagram.com/caminhaouesc/
  • Semana das Profissões
    • A Feira das Profissões da UESC acontece anualmente oportunizando aos alunos do Ensino Médio das Escolas da rede pública e privada conhecerem o cotidiano dos Cursos de Graduação, o funcionamento e a estrutura da Universidade, através da apresentação feita pelos próprios alunos. Neste momento ocorre a interação e troca de experiências entre os discentes envolvidos em projetos do curso com o interessado em ingressar na Engenharia Civil da UESC. A Feira das Profissões tem como objetivo fundamental de fornecer subsídios para a importante tarefa de escolher por uma carreira profissional e ingresso no mundo do trabalho.
    • http://www.uesc.br/eventos/viifeiradasprofissoes/

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: Todos os anos os estudantes participantes dos diversos projetos da UESC, seja de Ensino, Pesquisa ou Extensão, participam de um Simpósio para divulgação dos resultados de seu trabalho. 

CENTRO ACADÊMICO
: Trata-se de uma agremiação estudantil que representa os interesses dos estudantes junto ao Colegiado de Engenharia Civil, tendo cadeira e voz para as questões relevantes do curso. A iniciativa visa manter um canal de comunicação entre os estudantes do curso através de debates, discussões, reuniões para a definição de pontos de interesses comuns. Tal representação garante o contato dos estudantes, via representação com os órgãos superiores da universidade discutindo a respeito das dificuldades do curso e buscar através do diálogo a solução dos problemas. No caso da Engenharia Civil, o CAEC tem representação selecionada através de eleição anual. 
Rede Social: Procure um dos integrantes e faça parte do grupo de mensagens no Whatsapp

CREA-Jr
: Programa de extensão vinculado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-BA), com representação local e regional através de seus núcleos. Sua função é aproximar os estudantes dos cursos regulados pelo sistema CONFEA/CREA à atividade profissional, contribuindo na formação de líderes e profissionais antenados com o mercado de trabalho. O CREA Jr – Núcleo Ilhéus, promove discussões, palestras, seminários, minicursos e visitas técnicas, além de apoiar a divulgação e organização de eventos acadêmicos. O CREA Jr é composto por alunos dos cursos ligados ao CONFEA, cuja seleção da chapa é anual.
Rede Social: https://www.instagram.com/creajrbanucleoilheus/

EMPRESA Jr
:  Para a Engenharia Civil, existe a empresa Life Jr – Laboratório de Inovações, fornecendo um ambiente profissional controlado para os estudantes desenvolverem suas habilidades criativas e de Engenharia. Trata-se de uma empresa integrada e multifacetada, com diversos cursos e desafios, alinhadas com os anseios do mercado de trabalho.
Site: https://lifejr.org.br/
Rede Social: https://www.instagram.com/lifejr_org/

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA
:  Permite que os discentes vinculados possam participar de atividades desportivas supervisionadas com supervisão de treinadores profissionais. Também organiza para seus associados eventos festivos e atividades socioculturais. Na Engenharia Civil, existe a “Atlética Brocadora”.
Rede Social: https://www.instagram.com/aaabrocadora/

LIGA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
:  As Ligas Acadêmicas exercem papel fundamental nas universidades, com atividades extracurriculares que expandem o conhecimento dos alunos integrantes além da graduação, contemplando também o meio acadêmico e a sociedade. Estas são grupos constituídos fundamentalmente por estudantes em que se busca aprofundar temas em uma determinada área do conhecimento, apoiando-se no tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, permite criar um canal de diálogo com a sociedade seja por aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na universidade, ou seja, através da divulgação técnico-científica, por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões ou congressos.
Rede Social: https://www.instagram.com/laec.uesc/

Jovens Profissionais pelo Saneamento (JPS - Núcleo Ilhéus): O JPS núcleo Ilhéus, tem como objetivo, despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor. Além de apoiar o desenvolvimento da carreira desses jovens profissionais, permitindo seu engajamento com a associação e com os consultores sêniores e auxiliar nos estudos técnicos (forças tarefa) do setor.
Rede Social: https://www.instagram.com/jps.ilheus/

Engenheiros Sem Fronteiras (EsF - Núcleo Ilhéus): O ESF núcleo Ilhéus, tem como objetivo promover o envolvimento comunitário, o diálogo e a colaboração das soluções tecnológicas das engenharias para a comunidade. Os projetos são desenvolvidos e executados por estudantes das engenharias voluntários, que se envolvem pessoalmente com os membros da comunidade ou órgãos públicos, e a partir de suas necessidades, estabelecem parcerias e amizades na busca por soluções em busca do desenvolvimento local sustentável. Além de promover o desenvolvimento acadêmico e social dos voluntários envolvidos no projeto.
Rede Social: https://www.instagram.com/esf_ilheus/

Rede de Células BIM - Célula BIM Engenharia Civil UESC: As Células BIM são grupos organizados de professores e alunos de uma instituição de ensino envolvidos na proposição e no desenvolvimento de um Plano de Implementação BIM Curricular, na realização de ações acadêmicas para transformação digital na indústria AEC dentro do Projeto Construa Brasil, buscando promover GANHO DE PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Com apoio do MDIC, é composto por nove metas que envolvem diferentes temas da Construção Civil, com relação direta com objetivos específicos da Estratégia BIM-BR. A Célula BIM Engenharia Civil foi implementada em 2021 e vem trabalhando junto com o setor público, privado e acadêmico na evolução das técnicas BIM dentro do curso de Engenharia Civil da UESC.
Link: Portal BIM acadêmico
https://sites.google.com/antac.org.br/portalbimacademico/início/células-bim

ESTÁGIOS
:  Os estágios são ferramentas para o estudante por a “mão na massa” e treinar seus conhecimentos em um ambiente profissional real. Estes devem seguir as diretrizes da Lei do Estágio, que por sua vez, exige a participação da universidade durante o desenvolvimento das atividades. O estágio é regido pela CGE – Coordenação Geral de Estágios e demandam um trâmite para que o mesmo seja registrado e válido para a universidade. É necessária a indicação de um professor orientador e um profissional de engenharia civil supervisor, que ao final, deverão assinar o relatório contendo o descritivo das atividades desenvolvidas durante o período registrado.
O estágio pode ser “Obrigatório”, quando o discente esta matriculado na disciplina específica, ou “Não Obrigatório”, quando o estudante faz o estágio fora da disciplina. Para que o mesmo seja aproveitado na convalidação da disciplina obrigatória, o estágio deve ter a carga horária mínima exigida, estar registrado no órgão gestor da universidade e ter seu pedido protocolado para avaliação da plenária colegiada. Esta atividade tem-se tornado, algumas vezes, oportunidade de entrada no mercado de trabalho. 

GRUPO DE PESQUISAS NO DIRETÓRIO CNPq
Conheça o Grupo de Pesquisas em Engenharia Civil e as atividades desenvolvidas pelos professores e discentes do curso.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web