Engenharia de Produção

Apresentação

A Engenharia de Produção é um campo de fronteira entre o conhecimento técnico, típico de todas as engenharias, e as áreas administrativa e econômica. Por isso, os Engenheiros de Produção têm uma formação de largo espectro e são encontrados em quase todos os campos de atividade. É possível constatar que parte dos Engenheiros de Produção trabalham nas indústrias de manufatura, dentro do seu campo específico de atividade, e outros trabalham no setor de serviços. A Engenharia de Produção é, em suma, a Engenharia de Métodos, e que por isso pode se fazer presente em qualquer tipo de atividade econômica no qual seus métodos sejam aplicáveis.

Esse amplo caráter profissional da Engenharia de Produção é que permite ao mesmo atuar em áreas não tradicionais da engenharia, como o setor bancário por exemplo. As instituições financeiras nesses últimos dez anos, tem absorvido muitos Engenheiros de Produção, por possuírem bom preparo em administração e economia e proficiência em matemática aplicada.

Assim, pode-se dizer que a Engenharia de Produção é a engenharia responsável pelo projeto, implantação, operação, melhoria e manutenção dos sistemas produtivos (bens e serviços), envolvendo todos seus recursos de produção (homens, materiais, tecnologia, informação e energia). Agrega em seu contexto profissionalizante, técnicas e ferramentas voltadas a capacidade de prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas considerando além de sua efetividade operacional, seus reflexos para a sociedade e o meio ambiente. Para isso lança mão dos conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.

Desta forma, o curso de Engenharia de Produção da UESC apresenta-se de forma multidisciplinar, engloba conteúdos das áreas de Ciências Exatas, Humanas e Tecnológicas. Seguindo orientação dos órgãos superiores de cursos de graduação, o conteúdo do curso pode ser dividido em três grandes módulos: básico, profissionalizante e tecnológico (não necessariamente nessa ordem/ sequência).

Na parte básica, as aulas de Física, Química, Cálculo, Geometria, entre outras, alternam-se com as de formação mais ampla e de conteúdo mais abrangente, com interface clara com outras áreas do conhecimento humano, o que propicia uma visão mais generalista. À medida que o curso evolui, os conteúdos se intensificam e se estendem aos estudos sobre técnicas profissionais específicas.

No projeto deste Curso, são estabelecidas as condições para que o futuro Engenheiro de Produção possa compreender as questões científicas, técnicas, sociais, ambientais e econômicas, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de diferentes situações no campo de atuação profissional.

Neste curso, um outro componente metodológico, refere-se à participação do aluno nas atividades complementares, caracterizadas como participação em cursos, palestras, congressos, seminários, mesas de discussão entre outras, incluídas no currículo, reconhecendo práticas científicas e de extensão como fundamentais à sua formação.

As atividades extraclasses têm por objetivo permitir ao aluno a complementação e atualização do conteúdo ministrado nas disciplinas do curso.

Mais do que obediência a um dispositivo legal que torna obrigatório atividades de estágio supervisionado, como requisito parcial para formação do profissional em Engenharia de Produção, o Curso de Engenharia de Produção da UESC não tem furtado esforços para proporcionar que a prática de estágio possa permitir ao aluno, por meio da vivência em empresas ou da participação em pesquisas acadêmicas e científicas, consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Para isso, busca a formação de engenheiro, cidadãos, capazes de desempenhar, com propriedade, as atividades de engenharia aplicadas à indústria. Estas atividades têm por base o conhecimento tecnológico de Engenharia de Produção sobre um sólido conhecimento científico, capaz de analisar, avaliar, projetar, otimizar e resolver problemas em sistemas integrados por pessoas, materiais e equipamentos de forma social e ambientalmente responsável.

Com tudo isso, o curso de Engenharia de Produção da UESC é estruturado de forma a oferecer aos egressos do Curso de Engenharia de Produção da UESC formação plena para que possam atuar em diferentes áreas profissionais, em especial na área de projetos e serviços; gestão, manutenção e otimização da produção; planejamento e controle da produção, processos de fabricação, organização e métodos, administração de materiais, controle da qualidade, administração de pessoal e administração financeira. Além do desenvolvimento e utilização de fontes de energia e materiais que visem à preservação do meio ambiente, sempre voltados para o crescimento e fortalecimento do país, sobretudo, da região Sul da Bahia.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web