A necessidade da adoção de metodologias ativas foi uma das premissas para a abertura dos novos cursos de medicina. A Medicina da UESC já nasceu com este conceito, e o PBL foi a escolha dentre as diversas modalidades ativas existentes. Algumas características deste conceito são:
As situações problema tratadas nos tutoriais procuram reproduzir questões do cotidiano aonde o conhecimento prévio é valorizado.
As Conferências semanais, com duas horas de duração, são proferidas por professores do curso ou convidados, sempre sobre temas abordados pelos alunos nos grupos tutoriais.
A Prática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (PIESC) é feita através de atividades desenvolvidas em um dos períodos da semana, com conteúdos teórico-práticos relacionados aos módulos, com prioridade nos enfoques biológico, social e bioético. São grupos de estudos multiprofissionais, atuando em ambientes comunitários, dentro de programas existentes no serviço de saúde do município.
O Ensino de Habilidades é centrado no aluno, resgata as suas experiências anteriores e baseia-se nos seguintes princípios: interação teoria-prática; desenvolvimento gradual de complexidade das habilidades; e treinamento com múltiplos recursos (modelos, bonecos, vídeos, etc.);
As Habilidades propostas pelo currículo podem ser classificadas em 5 categorias: acesso à informação médica; exame físico; procedimentos médicos; exames complementares e comunicação social que visa o treinamento da relação médico-paciente, médico-paciente-familiares e comunidade, com ênfase na Promoção da Saúde, Prevenção, Tratamento e Reabilitação e reconhecimento das reações do paciente, familiares e de suas próprias emoções frente ao paciente. O aluno terá ainda, a oportunidade de complementar seu conhecimento através dos módulos eletivos.