Medicina

Aprendizado Baseado em Problemas – PBL

 

A necessidade da adoção de metodologias ativas foi uma das premissas para a abertura dos novos cursos de medicina. A Medicina da UESC já nasceu com este conceito, e o PBL foi a escolha dentre as diversas modalidades ativas existentes. Algumas características deste conceito são:

  1. O aluno é responsável por seu aprendizado, o que inclui a organização de seu tempo e a busca de oportunidades para aprender;
  2. O currículo é integrado e integrador, com uma linha condutora geral, no intuito de facilitar e estimular o aprendizado. Esta linha se traduz nos módulos temáticos do currículo e nos problemas, que deverão ser discutidos e resolvidos nos grupos tutoriais;
  3. O curso oferece uma grande variedade de cenários de aprendizagem através de laboratórios, ambulatórios, experiências e estágios hospitalares e comunitários, biblioteca tradicional e acesso a meios eletrônicos (Internet);
  4. O aluno é precocemente inserido em atividades de saúde, fundamental para sua vida profissional;
  5. O conteúdo curricular contempla os problemas mais frequentes e relevantes a serem enfrentados na vida profissional de um médico com formação geral;
  6. O aluno é constantemente avaliado em relação ao seu conhecimento cognitivo e ao desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias à profissão;
  7. O currículo é flexível;
  8. O trabalho em grupo e a cooperação interdisciplinar e multiprofissional são estimulados;
  9. A assistência ao aluno é individualizada, de modo a possibilitar que ele discuta suas dificuldades com profissionais envolvidos com o gerenciamento do currículo e outros, quando necessário.

As situações problema tratadas nos tutoriais procuram reproduzir questões do cotidiano aonde o conhecimento prévio é valorizado.

As Conferências semanais, com duas horas de duração, são proferidas por professores do curso ou convidados, sempre sobre temas abordados pelos alunos nos grupos tutoriais.

A Prática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (PIESC) é feita através de atividades desenvolvidas em um dos períodos da semana, com conteúdos teórico-práticos relacionados aos módulos, com prioridade nos enfoques biológico, social e bioético. São grupos de estudos multiprofissionais, atuando em ambientes comunitários, dentro de programas existentes no serviço de saúde do município.

O Ensino de Habilidades é centrado no aluno, resgata as suas experiências anteriores e baseia-se nos seguintes princípios: interação teoria-prática; desenvolvimento gradual de complexidade das habilidades; e treinamento com múltiplos recursos (modelos, bonecos, vídeos, etc.);

As Habilidades propostas pelo currículo podem ser classificadas em 5 categorias: acesso à informação médica; exame físico; procedimentos médicos; exames complementares e comunicação social que visa o treinamento da relação médico-paciente, médico-paciente-familiares e comunidade, com ênfase na Promoção da Saúde, Prevenção, Tratamento e Reabilitação e reconhecimento das reações do paciente, familiares e de suas próprias emoções frente ao paciente. O aluno terá ainda, a oportunidade de complementar seu conhecimento através dos módulos eletivos.

 

 

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