Ciências Biológicas - Licenciatura

Disciplinas Obrigatórias

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA: Conceitos sobre a construção do corpo humano. Constituição do corpo humano. Aparelho locomotor: sistema ósseo, articular e muscular. Sistema circulatório. Sistema respiratório. Sistema digestivo. Sistema nervoso e órgãos do sentido. Sistema endócrino. Sistema urinário e reprodutor.

BIOESTATÍSTICA: Introdução. Análise exploratória de dados. Probabilidade e avaliação d etestes diagnósticos. Distribuições d eprobabilidades: Binomial, Poisson, Normal, t-student, Qui-quadrado (X2) e F snedecor. Inferências estatística: estimação e teste de hipóteses. Correlação e Regressão. Tabelas de contigência. Testes não paramétricos.

BIOFÍSICA PARA A BIOLOGIA: Bioenergética. Crescimento e escalas biológicas. Soluções e suspensões. Membranas e fenômenos de superfícies. Transporte transmembranar. Bioeletricidade e biomecânica. Orientação magnética em animais. Biofísica dos sistemas em seres vivos. Aplicação das radiações em biologia e interação com a matéria.

BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR: Origem e evolução das células; Métodos de estudo das células; Organização geral das células; Bases moleculares da constituição celular; Membranas celulares e o transporte de íons e moléculas; Matriz extracelular e parede celular; Citoesqueleto e os processos de movimentação celular; Secreção celular e endocitose; Conversão de energia: Cloroplasto e Mitocôndria; Núcleo interfásico, cromatina, cromossomos; Ciclo celular e seu controle; Os processos de transcrição e tradução; Sinalização celular; Diferenciação celular; Apoptose.

BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO: Histórico da biologia da conservação: evolução do pensamento conservacionista no ocidente e as principais áreas de atuação vigentes no cenário mundial. História da vida na terra e extinções em massa. A conservação de populações, espécies, comunidades e sistemas. As principais ameaças aos recursos naturais: perda e fragmentação de hábitat, introdução de espécie exóticas, poluição, crescimento populacional e superexploração dos recursos. Estratégia de conservação "in situ". Seleção de áreas para conservação. O manejo dos recursos naturais. Importância da biodiversidade: resistência e resiliência de sistemas naturais.

BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMOS: Estudo dos aspectos morfológicos e reprodutivos do conjunto de organismos referidos como algas, briófitas, pteridófitas e fungos, com base nas tendências evolutivas e na identificação taxonômica de representantes destes grupos.

BIOQUÍMICA: Fundamentos da Bioquímica. Biomoléculas e células. Água. Equilíbrio hídrico, eletrolítico e ácido-básico. Proteínas. Enzimas. Carboidratos. Lipídeos. Ácidos nucléicos. Membranas biológicas. Princípios de bienergética. Metabolismo dos carboidratos, dos lipídeos, das proteínas, das porfirinas e ácidos nucléicos. Regulação e integração das principais vias metabólicas. Bioquímica da digestão e absorção. Ciclo do Nitrogênio. Metabolismo do cálcio e fósforo.

CÁLCULO: Revisão de aritmética a álgebra. Funções e gráficos. Derivada. Integral. Aplicações das derivadas e integrais.Tópicos de álgebra e de funções elementares (Função Exponencial, Logaritimica, Polinornial e outras).  

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES: Histórias de vida e ajustamento evolutivo. Estrutura de populações. Dinâmica de Populações. Interações entre populações: predação, herbivoria, competição e mutualismo. Estrutura de comunidades. Sucessão ecológica. Biodiversidade.

ECOLOGIA GERAL: Histórico de ecologia como ciência. Conceitos básicos em ecologia. O ambiente físico e sua influência sobre os seres vivos. Adaptação aos ambientes aquáticos e terrestres. Clima, solos e os principais Biomas terrestres mundiais e brasileiros. Fatores físicos e comunidades aquáticas. Princípios das transformações energéticas. Modelos de compartimentos interligados no estudo de fluxo de energia e matéria nos ecossistemas. Produtividade primária e secundaria. Elementos essenciais e suas vias de circulação. Ciclagem de nutrientes tropicais, temperadas e aquáticos.

EMBRIOLOGIA COMPARADA: A importância da biologia do desenvolvimento. Gônadas masculina e feminina, gametogênese, reprodução, fecundação e embriogênese animal comparada.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I. Observação do espaço escolar. Elaboração do projeto de ensino. Co-participação. Intervenção pedagógica aplicada aos 3º e 4º ciclos da Educação Básica.Elaboração do relatório de Estágio.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – Observação do espaço não formal em educação. Elaboração do projeto de intervenção.Participação e execução do trabalho docente aplicado aos sujeitos dos espaços não formais . Elaboração do relatório de estágio.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III– Observação do espaço escolar. Elaboração do projeto de ensino. Co-participação. Intervenção pedagógica aplicada ao ensino médio da Educação Básica. Elaboração do relatório de Estágio

EVOLUÇÃO : Importância da teoria da evolução para a biologia, Histórico do pensamento evolutivo, Darwin e a seleção natural, A síntese moderna, Classificação e filogenia, Linhagens evolutivas no registro fóssil, A evolução da biodiversidade, Variação, Seleção natural e adaptação, Seleção sexual, Espécies e Especiação, Coevolução, Evolução dos primatas.

FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: Filósofos da Antigüidade clássica: contribuições para a construção da ciência. Correntes filosóficas: positivismo, neo-positivismo; kantismo; neo-kantismo; marxismo. Concepções filosóficas da educação; Modernidade e pós-modernidade; teorias filosóficas modernas e contemporâneas e suas influências na educação

FÍSICA PARA BIOLOGIA: Dinâmica: segunda da lei de Newton, energía cinética e potencial, conservação da energía. Fluidos: hidrostática (principio de Arquimedes, pressão hidrostática). Hidrodinâmica: eq. de Bernoulli, Termodinâmica: energía interna, calor e trabalho, primeira lei; segunda lei, entropia. Eletricidade e magnetismo: Lei de Coulomb e potencial eletrostático, potencial celuar; lei de Ohm. Magnetostática, lei de Ampére.

FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA I : Estudo comparativo em invertebrados e vertebrados da fisiologia, neuro-sensorial, endócrina, musculatura esquelética. Fisiologia comportamental.

FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA II: Estudo comparativo em invertebrados e vertebrados da fisiologia da respiração, temperatura, circulação, excreção e digestão.

FISIOLOGIA VEGETAL: Conceitos básicos. Transporte e translocação de água e solutos. Bioquímica e metabolismo. Crescimento e desenvolvimento.

GENÉTICA: Visão geral da genética. Reprodução como base da hereditariedade. Princípios básicos da herança (Leis de Mendel). Análises de heredogramas. Extensões do mendelismo: ausência de dominância, alelos múltiplos, penetrância, expressividade. interações gênicas e pleiotropia. A base cromossômicas da herança. Introdução à citogenética humana. Principais doenças genéticas relacionadas à: variação de estrutura e número de cromossomos. Ligação gênica e mapeamento genético. Técnicas de mapeamento e análise de ligação. Genética evolutiva e de populações.

GENÉTICA MOLECULAR: Visão geral da genética molecular: conceitos e fundamentos. Material Genético: DNA E RNA. Replicação do DNA. Estrutura dos genes. Transcrição e processamento do RNA. Tradução e código genético. regulação da expressão gênica. Mutação e mecanismos de reparo. Base molecular da Recombinação. Transposons. Análises genéticas envolvendo mutantes. Tecnologia do DNA Recombinante e Genômica. Técnicas de genética molecular.

GEOLOGIA GERAL: Abrange a natureza do conhecimento geológico e o estudo do processo histórico-geológico. Investiga o desenvolvimento das esferas terrestres sob o ponto de vista do tempo geológico. Inclui estudos da interação de processos terrestres e seu entendimento ao longo do passado da terra. Envolve atividades de campos para reconhecimento de processos geológicos.

HISTOLOGIA: Introdução ao estudo dos tecidos e métodos usuais em histologia.Tecidos epiteliais de revestimento e glandulares. Tecidos conjuntivos: propriamente dito, adiposo, cartilaginoso e ósseo. Tecido muscular. Tecido nervoso. Sangue e hemocitopoiese. Sistema circulatório. Sistema imunitário. Sistema digestório. Sistema respiratório. Sistema excretor. Sistema tegumentar. Órgãos dos sentidos. Sistema reprodutor masculino e feminino.

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: Fundamentos teóricos para o ensino e aprendizagem em Ciências Naturais. Propostas metodológicas nos documentos oficiais. Análise e critérios para a seleção de conteúdos para o ensino fundamental. Propostas, atividades, recursos e construção de materiais didáticos para o ensino de Ciências. Microaulas.

METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA: Fundamentos teóricos para o ensino e aprendizagem em Ciências Naturais. Propostas metodológicas nos documentos oficiais. Análise e critérios para a seleção de conteúdos para o ensino médio. Propostas, atividades, recursos e construção de materiais didáticos para o ensino de Biologia. Microaulas.

MÉTODOS E TÉCNICAS EM PESQUISA BIOLÓGICA: A importância da leitura, análise e interpretação de textos. Pré-requisitos lógicos do trabalho científico. Elaboração de projetos e relatórios. Fontes de financiamento. Planilha de custo. Apresentação. Observação e experimentação. Registros de pessoais. Mensuração. Aplicações e limitações de estatística.

MICROBIOLOGIA GERAL: Morfologia, fisiologia e genética de microorganismos (vírus, bactérias e fungos). Meios de cultura e identificação de microorganismos. Métodos de controle de microorganismos. Ecologia microbiana. Patogenicidade dos microorganismos. Microorganismos em biotecnologia.

MÓDULO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA I: Caracterização da organização estrutural, administrativa de espaços educativos formais e não formais. Análise da proposta pedagógica de um espaço educativo do ensino fundamental. Relação entre a proposta pedagógica escolar e as Diretrizes Curriculares para Educação Básica e Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental.

MÓDULO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA II: Caracterização da realidade sócio-econômico cultural e ambiental dos espaços educativos formais e não formais observados no Módulo Interdisciplinar para o Ensino de Biologia I. Relação entre a realidade sócio-econômico-cultural e ambiental com proposta pedagógica do espaço educativo formal ou com a do não formal.

MÓDULO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA III: Elaboração de projetos de intervenção na realidade sócio-econômico-cultural e ambiental do espaço educativo formal ou não formal, observados nos Módulos Interdisciplinares para o Ensino de Biologia I e II.

MÓDULO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA IV: Execução do projeto elaborado no Módulo Interdisciplinar para o Ensino de Biologia III. Elaboração de relatório. Organização de seminário integrador.

MÓDULO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA V: Caracterização da organização estrutural, administrativa de espaços educativos formais e não formais. Análise da proposta pedagógica de um espaço educativo do ensino médio. Relação entre a proposta pedagógica escolar e as Diretrizes Curriculares para Educação Básica e Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio.

MÓDULO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA VI: Caracterização da realidade sócio-econômico cultural e ambiental  dos espaços educativos formais e não formais observados no Módulo Interdisciplinar para o Ensino de Biologia V. Relação entre a realidade sócio-econômico-cultural e ambiental com proposta pedagógica do espaço educativo formal ou com a não formal.

MÓDULO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA VII:  Elaboração de projetos de intervenção na realidade sócio-econômico-cultural e ambiental dos espaços educativos formal ou  não formal, observados nos Módulos Interdisciplinares para o Ensino de Biologia V e VI.
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MÓDULO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA VIII: Execução do projeto elaborado no Módulo Interdisciplinar para o Ensino de Biologia VII. Elaboração de relatório. Organização de seminário integrador.

MORFOLOGIA VEGETAL. Estudo do desenvolvimento da planta desde o embrião até a planta adulta. Estudo da célula e tecidos vegetais. Estudo da morfologia externa e interna dos órgãos vegetativos do corpo primário e secundário e dos órgãos reprodutivos das plantas superiores. Tipos de polinização e dispersão.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR. As características da organização do trabalho escolar: objetivos, finalidades, aspectos teóricos, práticos e legais, tempo,  espaço, recursos humanos e materiais. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação. Identificação e análise de estratégias de ensino, da natureza dos conteúdos e das formas de  desenvolvimento e avaliação em consonância com as características da clientela escolar. Projeto político pedagógico:  princípios norteadores,  divisão do trabalho escolar e qualidade do ensino.

PALEONTOLOGIA: Epistemologia, objetivos e princípios da paleontologia. Histórico das pesquisas. Tafonomia, estratigrafia, teorias evolutivas. Taxonomia e sistemática. Icnofósseis, estromatólitos, âmbar. Paleoecologia, micropaleontologia, paleobotânica, paleoinvertebrados e paleovertebrados.

POLÍTICA E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO: Aspectos históricos da educação brasileira. O papel do Estado  no desenvolvimento educacional. Legislação da Educação Básica e Superior. Financiamento da Educação. Organização do ensino no Brasil, no Estado e Município.

PROJETO DE PESQUISA EM ENSINO DE BIOLOGIA: Estrutura do projeto de pesquisa; elaboração do projeto; pesquisa bibliográfica; metodologia para coleta de dados.  

PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA: A psicologia do desenvolvimento e o estudo científico da adolescência. Aspectos biológicos, emocionais, sexuais, psicossociais e cognitivos da adolescência.

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: Estudo interdisciplinar das matrizes epistemológicas do conhecimento e suas implicações teóricos e metodológicos para a aprendizagem. Estudo dos métodos e processos do saber.

QUÍMICA APLICADA À BIOLOGIA: Ligações químicas. Ácido – base. Equilíbrio químico e iônico. Soluções e diluições. Noções de estrutura e propriedades dos principais compostos orgânicos.

SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMOS: Noções de nomenclatura botânica; Sistemas de classificação vegetal; Importância, organização e política dos herbários; Evidências taxonômicas das fanerógamas; Origem, evolução e filogenia das fanerógamas; Relações filogenéticas nas angiospermae; Situação atual  da classificação das fanerógamas à luz da sistemática molecular; Identificação das principais ordens e famílias.

ZOOLOGIA DE CORDADOS I: Características morfológicas, biológicas, classificação e evolução de: Filo Chordata, Subfilos Cephalochordata, Tunicata e Vertebrata, Classe Agnatha (Subclasses Myxinoidea e Petromyzontida), Infrafilo Gnathostomata (Classes Chondrichthyes e Osteichthyes), Superclasse Tetrapoda (Classes Amphibia e Sauropsida).

ZOOLOGIA DE CORDADOS II: : Características morfológicas, biológicas, classificação, evolução de: Filo Chordata, Subfilo Vertebrata, Superclasse Tretapoda (Classes Aves e Mammalia).
 
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS I: Importância e fundamentos da Zoologia. Características gerais das escolas de Sistemática. Introdução à Sistemática Filogenética. Classificação e Nomenclatura Zoológica. Biodiversidade, espécie, especiação e homologia. Organização, origem e evolução dos metazoários, níveis de organização, formação e importância do celoma, metameria e pluricelularidade. Aspectos gerais e composição dos domínios: Eukarya, Archea e Monera. Reino Protoctista:introdução aos protozoa, forma e função, reprodução e ciclos de vida, diversidade e filogenia de protozoa. Introdução aos metazoa. Reino Animalia: Plano básico, ontogenia e filogenia,origens evolutivas Classificação, morfologia, filogenia e importância dos filos Placozoa e Porifera . Introdução aos Eumetazoa: Biologia geral, diversidade, reprodução,filogenia dos filos: Cnidaria, Ctenophora. Introdução aos Bilateria; filos Platyhelminthes,Orthonectida, Dicyemida, Nemertea, Mollusca, Annelida, Echiura, Sipuncula.

ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS II. Invertebrados celomados: características gerais, evolução, relações filogenéticas; morfologia. Fisiologia, aspectos ecológicos e import6ancia econômica de Mollusca, priapulida, sipunculida, echurida, Annelida, Tyardigrada, Onychophora, Arthropoda, Phoronida, Bryozoa e Echinodermata..

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