Ciências Biológicas - Licenciatura

Disciplinas Obrigatórias

BIOESTATÍSTICA - Ementa: Introdução. Análise exploratória de dados. Probabilidade e principais distribuições para variáveis discretas e contínuas: Binomial, Poisson, Normal, t-student. Inferência estatística: estimação e teste de hipóteses.

BIOFÍSICA - Ementa: Noções de termodinâmica. Bioenergética. Propriedades especiais da água. Biofísica das soluções. Biofísica das membranas. Difusão, osmose e tônus. Transporte transmembranar. Bioeletricidade e biomecânica. Biofísica dos sistemas em seres vivos. Biofísica dos sentidos. Biofísica das radiações. Radiobiologia. Magnetismo e orientação magnética em animais. Som e ecolocalização. Métodos biofísicos para o estudo da célula.

BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Ementa: Diversidade Celular. Métodos de estudo da célula. Bioenergética e química celular. Estrutura da membrana, função e transporte de íons e moléculas. Junções celulares e matriz extracelular. Citoesqueleto e o processo de movimentação celular. Secreção celular e endocitose. Conversão de energia: Cloroplastos e mitocôndrias. Núcleo interfásico, cromatina, cromossomos. Ciclo celular e seu controle. Os processos de replicação, transcrição e tradução. Sinalização celular. Mecanismos de envelhecimento e morte celular.

BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO - Ementa: Introdução à problemática ambiental. Conceito de extinção em massa e as grandes extinções. Principais ameaças à biodiversidade. Conservação de populações e espécies. Análise de viabilidade populacional. Manejo de recursos naturais. Ecologia da paisagem. Ecologia de restauração. Serviços ecossistêmicos.

BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMOS - Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos e reprodutivos do conjunto de organismos referidos como Algas (macroalgas), Briófitas e Pteridófitas, com base nas tendências evolutivas e na identificação taxonômica de representantes destes grupos.

BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE ESPERMATÓFITAS - Ementa: Introdução à sistemática de espermatófitas: histórico, noções de nomenclatura botânica e métodos de estudo em taxonomia. Classificação, morfologia, ocorrência e importância ecológica, origem e evolução de Cycadophyta, Ginkgophyta, Gnetophyta, Pinophyta e Magnoliophyta. Sistemas de classificação e relações filogenéticas. Caracteres diagnósticos e identificação das principais ordens e famílias das angiospermas. Importância, organização e política dos herbários. Manejo de coleções.

BIOTECNOLOGIA - Ementa: O uso racional do potencial microbiano. O conhecimento da fisiologia microbiana para obtenção de produtos de aplicação industrial. Aplicações atuais em processos biotecnológicos (enzimas,vacinas, probióticos, fermentações, comestíveis, biodegradação e biorremediação). O microrganismo geneticamente modificado e sua aplicação biotecnológica. Ferramentas genéticas para obtenção de produtos a partir de OGMs. Inovações em biotecnologia.  

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES - Ementa: Ciclos de vida e contagem de organismos. Estrutura, distribuição e dinâmica de populações. Interações interespecíficas e efeitos sobre populações e comunidades. Mensuração e descrição de comunidades. Diversidade funcional. Distribuição espacial da biodiversidade. Sucessão ecológica.

ECOLOGIA GERAL - Ementa: Histórico e conceitos básicos de ecologia. Evolução e seleção natural. Ambiente físico e adaptações dos seres vivos. Fluxo de matéria e energia nos ecossistemas.

EMBRIOLOGIA COMPARADA - Ementa: A importância da Embriologia. Tipos gerais de reprodução em metazoários. Gônadas, células germinativas primordiais, ductos mesonéfrico e paramesonéfrico. Gametogênese. Fecundação. Embriogênese animal comparativa, com ênfase nas fases iniciais (ovo, zigoto, mórula, blástula, gástrula e nêurula); formação e destino geral dos folhetos embrionários. Gêmeos. Anexos embrionários em diferentes grupos de vertebrados.

EVOLUÇÃO - Ementa: Uma ideia que mudou o mundo (biologia evolutiva, a árvore da vida, seleção natural e adaptação). Como a evolução funciona (mutação e variação, a teoria genética da seleção natural, evolução fenotípica, deriva genética: evolução ao acaso, evolução no espaço, espécies e especiação). Produtos da evolução (seleção sexual, valor adaptativo, cooperação e conflito, interações entre espécies, a evolução de genes e genomas, evolução e desenvolvimento). Macroevolução e história da vida (filogenia, história da vida na Terra, biogeografia, evolução da diversidade biológica, macroevolução). Evolução e o Homem (história evolutiva do Homo sapiens, evolução e sociedade).

FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA - Ementa: Ciência e não-ciência. História da ciência. A posição da biologia entre as ciências. Principais filósofos da ciência. Problemas de filosofia da ciência. Filosofia da biologia. História da biologia.

FÍSICA PARA BIOCIÊNCIAS - Ementa: Física da radiação. Energia. Fenômenos ondulatórios. Fluidos em sistemas biológicos. Fenômenos elétricos nas células.

FISIOLOGIA VEGETAL - Ementa: Conceitos básicos. Fotossíntese e respiração. Transporte e translocação de água e solutos. Nutrição mineral de plantas. Crescimento e desenvolvimento.

FUNDAMENTOS DE PALEONTOLOGIA E GEOLOGIA - Ementa: Origem e constituição do globo terrestre. Movimentos das placas tectônicas e suas influências na superfície da Terra. Minerais e rochas. Coluna de tempo geológico e métodos de datação. Tafonomia. Tempo Geológico e princípios de estratigrafia. Objetivos e princípios da paleontologia. Tipos de fossilização. Histórico das pesquisas paleontológicas. Teorias evolutivas. Extinções. Histórico da vida na Terra. Paleoecologia. Paleobiologia.

FUNDAMENTOS PRÁTICOS EM BIOLOGIA I - Ementa : Uso de lupa e microscópio. Boas práticas de laboratório. Nomes e usos de materiais básicos em laboratório. Identificação de amostras sólidas e líquidas. Preparo de material necessário à saída de campo. Saída de campo para coleta de dados bióticos e abióticos em área costeira; coleta de amostras de água e solo. Registro fotográfico. Processamento das amostras coletadas e encaminhamento dos dados aos docentes das disciplinas para uso em aula. Preparo de relatórios com os dados analisados ao longo do semestre. Apresentação final.

FUNDAMENTOS PRÁTICOS EM BIOLOGIA II - Ementa: Uso de lupa e microscópio. Boas práticas de laboratório. Preparo de material necessário à saída de campo. Saída de campo para coleta de dados bióticos e abióticos em área de Mata Atlântica; coleta de amostras de água e solo. Coleta, identificação e preparo de material biológico animal e vegetal. Registro fotográfico. Processamento das amostras coletadas e encaminhamento aos docentes das disciplinas para uso em aula. Preparo de relatórios com os dados analisados ao longo do semestre. Apresentação final.

FUNDAMENTOS PRÁTICOS EM BIOLOGIA III - Ementa: Preparo de material necessário à saída de campo. Saída de campo para coleta de dados bióticos e abióticos em diferentes biomas. Coleta para classificação e caracterização dos animais Cordados. Coleta para classificação e caracterização de Criptógamos e Espermatófitas. Organização populacional e de comunidades na região. Registro fotográfico. Encaminhamento das amostras coletas aos docentes das disciplinas para uso em aula. Preparo de relatórios com os dados analisados ao longo do semestre. Apresentação final.

HISTOLOGIA - Ementa: Introdução ao estudo dos tecidos e métodos usuais em Histologia. Tecidos epiteliais de revestimento e glandulares. Tecidos conjuntivos: propriamente ditos, adiposo, cartilaginoso e ósseo. Tecido muscular. Tecido nervoso. Sangue e hemocitopoese. Sistema circulatório. Sistema imunitário. Sistema endócrino. Sistema digestório. Sistema respiratório. Sistema excretor. Pele e anexos. Sistema reprodutor masculino e feminino.

GENÉTICA BÁSICA - Ementa: Introdução à genética. Genes e cromossomos. Genética mendeliana: 1a e 2a Leis de Mendel: conceitos, terminologia, proporções e probabilidades. Extensões da genética mendeliana: ausência de dominância, polialelia, penetrância e expressividade, interações gênicas e pleiotropia, herança ligada ao sexo, herança extranuclear. Ligação gênica e mapeamento genético. Análise de qui-quadrado. Alterações cromossômicas em estrutura e número. Genética quantitativa: herança poligênica, variação fenotípica contínua, herdabilidade. Genética de populações e evolutiva: frequência de alelos, forças evolutivas, equilíbrio de Hardy-Weinberg.

GENÉTICA MOLECULAR - Ementa: Visão geral da genética molecular: conceitos e fundamentos. Material Genético: DNA e RNA. Replicação do DNA. Estrutura dos genes. Transcrição e processamento do RNA. Tradução e código genético. Regulação da expressão gênica. Mutação e mecanismos de reparo. Base molecular da Recombinação. Transposons. Tecnologia do DNA Recombinante. Genômica e proteômica. Técnicas de genética molecular.

MATEMÁTICA PARA BIOCIÊNCIAS - Ementa: Conjuntos e aritmética básica. Cálculo com expressões Algébricas. Equações e inequações. Funções.

MICROBIOLOGIA GERAL - Ementa: Histórico da microbiologia e surgimento dos microrganismos. Morfologia, fisiologia e genética de microrganismos (bactérias, fungos, vírus, viróides e príons). Crescimento e nutrição microbiana. Ecologia microbiana. Aplicabilidade dos microrganismos em biotecnologia e técnicas moleculares atualizadas. Fundamentos práticos de microbiologia, incluindo: instrumentação, uso do laboratório de microbiologia e biossegurança, técnicas de coleta de amostras microbianas, elaboração de meios de cultura, métodos de controle do crescimento microbiano por agentes físicos e químicos, caracterização e identificação microbiana por técnicas clássicas, bioquímicas e moleculares.

PRINCÍPIOS DE SISTEMÁTICA E EVOLUÇÃO - Ementa: Uma visão vertical de ciência e a importância da sistemática na biologia e no conhecimento do mundo. Fundamentação matemática e filosófica. Classificações naturais e artificiais (fenética vs. filogenética). Conceitos de espécie e especiação (Espécies polimórficas, clines, espécies polifiléticas, espécies crípticas). Avaliação e construção de chaves de identificação, dendrogramas e cladogramas. Nomenclatura e o uso dos Códigos Internacionais. Os tipos e a seleção de caracteres taxonômicos. Fontes de evidência. Critérios de optimalidade. Alinhamento. Modelos. Estimativas de suporte.

QUÍMICA PARA BIOCIÊNCIAS - Ementa: Ligações químicas. Estrutura, propriedades dos compostos orgânicos. Estereoquímica. Equilíbrio químico e iônico. Técnicas de análise química quantitativa e qualitativa. Soluções e diluições.

ZOOLOGIA DE CORDADOS I - Ementa: Noções de taxonomia e sistemática filogenética. Características morfológicas, biológicas, classificação e evolução do Filo Chordata, Subfilos Cephalochordata, Tunicata e Vertebrata, Classe Agnatha (Superfamílias Myxinoidea e Petromyzontoidea), Infrafilo Gnathostomata (Classes Chondrichthyes e Osteichthyes), Superclasse Tetrapoda (Classes Amphibia e Sauropsida, exceto Aves).

ZOOLOGIA DE CORDADOS II - Ementa: Características morfológicas, biológicas, etológicas, classificação, evolução de: Filo Chordata, Subfilo Vertebrata, Superclasse Tetrapoda (Classes Aves e Mammalia).

ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS I - Ementa: Introdução ao Reino Animal. Arquitetura e planos corpóreos dos animais, desenvolvimento, ciclos de vida e origens. Reconhecimento da diversidade, forma, função e evolução nos Porifera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Protostômios, Nemertea, Mollusca, Annelida, com ênfase nos grandes filos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Mollusca e Annelida.

ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS II - Ementa: Reconhecimento da diversidade, forma, função e evolução nos Entoprocta, Cycliophora, Gnathifera, Lofoforados, Nematoida, Scalidophora, Tardigrada, Onychophora, Arthropoda (crustáceos, hexápodes, miriápodes e quelicerados), Deuterostomia (Echinodermata e Hemichordata), com ênfase nos grandes filos: Arthropoda, Nematoda e Echinodermata.

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA - Ementa: Introdução à Anatomia e Fisiologia Humana, Níveis de organização, planos de divisão do corpo, orientação. Sistema Esquelético. Sistema Muscular. Sistema Circulatório e Linfático. Sistema Respiratório. Sistema Digestório. Sistema Excretor. Sistema Endócrino e Reprodutor. Sistema Nervoso.

AS BASES DA IDENTIDADE DOCENTE - Ementa: Conhecer e reconhecer os saberes e as vivências envolvidos na constituição da identidade profissional do professor. Promover o contato do licenciando com o espaço escolar, analisando situações do cotidiano, identificando e discutindo aspectos inerentes à natureza do trabalho docente. Identificar diferentes práticas pedagógicas relacionadas à formação do professor reflexivo e pesquisador.

BIOQUÍMICA BÁSICA - Ementa: Composição química das células. Conceito de pH. Sistema "tampão". Estrutura de biomoléculas: carboidratos, lipídeos e proteínas. Propriedades de enzimas. Metabolismo: modelo geral do metabolismo celular. Vias metabólicas: glicólise, ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons, fosforilação oxidativa, gliconeogênese. oxidação e biossíntese de ácidos graxos, metabolismo de aminoácidos e ciclo da ureia.

DIDÁTICA - Ementa: O conceito de Didática. A importância da didática na construção do processo de ensino-aprendizagem e da formação docente. A escola e a sala de aula enquanto espaços de aprendizagem. A construção do planejamento pedagógico e do plano de ensino. Avaliação da aprendizagem. A organização do trabalho pedagógico como fator determinante da construção da identidade docente.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA - Ementa: Os fundamentos e a história da educação inclusiva no Brasil e no mundo. As políticas públicas de inclusão. Deficiência: aspectos biológicos e sociais. Panorama da educação inclusiva no contexto escolar no Brasil. Formação do professor de Ciências e Biologia e educação inclusiva. Papel da escola no respeito à diversidade. Preconceito e bullying como formas de violência escolar. Estratégias didáticas que podem favorecer a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Ciências e Biologia.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I - Ementa: Atuação em escolas do ensino médio da educação básica que propicie ao licenciando o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional, articulando as diferentes formas de ensino-aprendizagem, de gestão e de organização. Formação do licenciando como profissional do magistério. Desenvolvimento de práticas pedagógicas, reflexivas, criativas e críticas, teoricamente fundamentadas. Legislação de estágio. Observação, coparticipação e regência no espaço escolar do ensino fundamental. Elaboração de relatório de estágio.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II - Ementa: Atuação em escolas do ensino médio da educação básica que propicie ao licenciando o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional, articulando as diferentes formas de ensino-aprendizagem, de gestão e de organização. Formação do licenciando como profissional do magistério. Desenvolvimento de práticas pedagógicas, reflexivas, criativas e críticas, teoricamente fundamentadas. Legislação de estágio. Observação, coparticipação e regência no espaço escolar do ensino médio. Elaboração de relatório de estágio.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III - Ementa: Os espaços não formais e o ensino de ciências e biologia. A função da divulgação científica e da popularização da ciência relacionadas com a alfabetização científica. Caracterização dos diferentes tipos de espaços de educação não formal. Observação e participação de atividades e/ou ações desenvolvidas em espaços não formais de educação. Elaboração de um projeto de intervenção para esses espaços.

FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - Ementa: Filósofos da antiguidade clássica: contribuições para a construção da ciência. Correntes filosóficas: positivismo, neo-positivismo; kantismo; neo-kantismo, marxismo. Questões filosóficas. Métodos filosóficos. Concepções filosóficas da educação. Modernidade e pós-modernidade. Teorias filosóficas modernas e contemporâneas e suas influências na educação.

IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Ementa: Conceito e características de: resposta imune inata e resposta imune específica. Células e órgãos do sistema imune. Anticorpos e antígenos. O sistema complemento. MHC, TCR, BCR. Desenvolvimento e ativação de linfócitos B e linfócitos T. Principais mecanismos da resposta imune. Definição de vacina e soro. Tipos de vacinas e especificações de vacinas, tabela de vacinação infantil. Parasitologia e seus conceitos; Taxonomia das principais espécies; Estudo dos
artrópodos, protozoários e helmintos; Ciclo biológico; Relação parasita-hospedeiro; Meio ambiente e parasitismo; Controle e profilaxia de enfermidades parasitárias; Metodologias diagnósticas para obtenção de parasitas; Educação em saúde; Material instrucional educativo.

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA I - Ementa: Caracterização de espaços educativos formais do Ensino Médio e seu entorno. Diagnóstico da organização estrutural e administrativa, da realidade socioeconômica, histórico-cultural e ambiental, relacionando com os principais documentos oficiais. Levantamento e discussão de temáticas para o desenvolvimento de um projeto de intervenção de ensino, desenvolvido na disciplina Intervenção Pedagógica no Ensino de Biologia II, considerando as demandas das escolas observadas, documentos oficiais e a literatura da área de Ensino de Biologia.

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA II - Ementa: Elaboração e execução de um projeto de intervenção de ensino de biologia no ensino médio, a partir das temáticas levantadas na disciplina Intervenção Pedagógica no Ensino de Biologia I, considerando a realidade socioeconômica, histórico-cultural e ambiental do espaço educativo formal.

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA I - Ementa: Caracterização de espaços educativos formais dos anos finais do Ensino Fundamental e seu entorno. Diagnóstico da organização estrutural e administrativa, da realidade socioeconômica, histórico-cultural e ambiental, relacionando com os principais documentos oficiais. Levantamento e discussão de temáticas para o desenvolvimento de um projeto de intervenção de ensino, que será desenvolvido na disciplina Intervenção Pedagógica no Ensino de Ciências da Natureza II, considerando as demandas das escolas observadas, documentos oficiais e a literatura da área de Ensino de Ciências da Natureza.

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA II - Ementa: Elaboração e execução de um projeto de intervenção de Ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir das temáticas levantadas na disciplina Intervenção Pedagógica no Ensino de Ciências da Natureza I, considerando a realidade socioeconômica, histórico-cultural e ambiental do espaço educativo formal.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS/ LIBRAS - Ementa: Compreensão e produção em Língua Brasileira de Sinais, nos diversos gêneros, em situações sócio-discursivas no cotidiano em nível básico. Trabalho orientado para prática de habilidades viso-motoras e sócio-culturais em Libras, de acordo com a especificidade de cada curso.

METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA - Ementa: Fundamentação teórica para o ensino e aprendizagem de conteúdos biológicos. Seleção de conteúdos biológicos socioambientalmente relevantes. Análise, critérios e construção de estratégias didáticas, atividades, recursos e avaliação para o ensino de Biologia no nível médio. Elaboração de microaulas.

METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - Ementa: Discussão sobre propostas metodológicas diferenciadas para ensino de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Análise, critérios e construção de estratégias didáticas, atividades, recursos e propostas de avaliação para este nível de ensino. Seleção de conteúdos socioambientalmente relevantes para esse nível de ensino. Elaboração de microaulas.

MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL PARA O ENSINO DE BOTÂNICA - Ementa: Estudo do desenvolvimento da planta desde o embrião até a planta adulta. Estudo da célula, meristemas e tecidos vegetais. Estudo da morfologia externa e interna dos órgãos vegetativos do corpo primário e secundário. O ensino sobre botânica e diversidade vegetal: sua importância na construção da cidadania e na formação de indivíduos. Conteúdos de botânica tratados no ensino fundamental. Conteúdos de botânica tratados no ensino médio. Especificidades e generalidades no ensino de botânica em cada um desses segmentos.

O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA EM DIFERENTES CONTEXTOS - Ementa: O ensino de ciências naturais e de biologia nas diferentes modalidades de ensino, considerando o contexto regional. Observação e análise de metodologias e tendências destas modalidades de ensino nos espaços escolares e/ou comunidades tradicionais.

PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA - Ementa: A pesquisa em educação. As principais tendências da produção científica e metodológica em ensino de ciências naturais e biologia. Abordagens metodológicas de pesquisa em educação. Ética na pesquisa em educação. As bases de pesquisa científica. Normatização do trabalho acadêmico.

POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO - Ementa: Concepções teóricas do Estado. Fundamentos históricos e legais da Educação. Estado, Educação, Sociedade. Políticas públicas da educação. Evolução dos sistemas de ensino: organização e funcionamento. Legislação da Educação Básica.

PRÁTICAS INTEGRADORAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA - Ementa: Integração dos licenciandos aos projetos existentes na escola, planejando e desenvolvendo ações, considerando as possibilidades e limitações das escolas. Organização do Seminário Integrador de Licenciatura em Ciências Biológicas.

PRINCÍPIOS DE FISIOLOGIA ANIMAL - Ementa: Origem e evolução do Sistema Nervoso, Sistema Nervoso central e periférico, sistemas sensoriais, regulação da temperatura. funções dos hormônios nos animais. Movimento, músculos, tipos e funções do esqueleto. Sistemas circulatórios ausentes, abertos e fechados. Corações neurogênicos e miogênicos, vasos sanguíneos. Gases, trocas gasosas, estruturas respiratórias, pigmentos respiratórios, curvas de dissociação de O2 e CO2. Manutenção de volume, excreção nos animais, perda de água, concentração da urina; órgãos excretores especializados e não especializados, rins de vertebrados. Evolução dos sistemas digestórios, simbiose, adaptações à alimentação, nutrição, digestão, absorção.

PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - Ementa: Elaboração e estrutura do projeto de pesquisa. Fundamentos e características gerais da pesquisa. Abordagens da pesquisa, métodos de coleta e de análise de dados. Elaboração dos instrumentos de coleta de dados.

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLOGIA - Ementa: A importância do ensino de Ciências e Biologia na formação para cidadania, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. Abordagem e discussão de questões científicas, tecnológicas e socioambientais relacionadas aos conhecimentos científicos e ao ensino de Ciências e Biologia, a partir de questões levantadas no espaço escolar.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Ementa: Contribuições das principais abordagens psicológicas para o processo ensino-aprendizagem (comportamentalista, fenomenológica, humanista, sócio-interacionista. Determinantes que interferem no processo ensino-aprendizagem: fatores inter e intrapessoais e sócio-abientais.

TCC I - Ementa: Realização de pesquisa com caráter bibliográfico ou empírico vinculado ao tema conhecimento biológico e versando sobre ensino de Ciências e Biologia. Elaboração e escrita do referencial teórico e da metodologia da pesquisa. Coleta de dados.

TCC II - Ementa: Análise e interpretação de dados da pesquisa. Elaboração e escrita dos resultados e conclusões. Redação final do trabalho de conclusão de curso (TCC). Apresentação e defesa pública da pesquisa realizada.

 


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