Ciências Biológicas - Licenciatura

Perfil do Egresso

Ao final do curso, o  Licenciado em Ciências Biológicas da UESC deverá possuir uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento profundo sobre o processo educativo no que diz respeito ao currículo, modos de produção do conhecimento e avaliação. Associado a esses aspectos, a diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, relações filogenéticas e evolutivas, respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem. Além disso, o licenciado também deverá estar capacitado para a busca autônoma, a produção e divulgação do conhecimento e propiciar a visão das possibilidades presentes e futuras da profissão.
Dessa maneira, este profissional poderá atuar no exercício do magistério no nível fundamental e/ou médio nas disciplinas Ciências e Biologia, respectivamente, pesquisa básica voltada para o Ensino de Ciências e de Biologia e pesquisa aplicada, podendo ainda desempenhar atividades de análises, experimentação, acessoria, consultoria nas diversas áreas da Biologia. Pode também lecionar no ensino superior, após obtenção do título de pós-graduado,  em qualquer área das Ciências Biológicas.
Espera-se, assim, que o egresso seja:

  1. Um profissional competente e atualizado, cuja formação deve assegurar abertura às inovações futuras;
  2. Um professor capaz de não só dominar o conteúdo e técnicas de determinada área, mas compreender e ser capaz de intervir no processo de aprendizagem de seus alunos;
  3. Capaz de lidar com a biologia tanto em nível técnico quanto experimental;
  4. Um profissional que tenha conhecimentos básicos de disciplinas afins: Física, Química e Estatística;
  5. Consciente de seu papel para a formação de cidadãos críticos

.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web