1º semestre |
||||
FCH163 Introdução aos Estudos Filosóficos |
Filosofia: Princípios e Fundamentos. |
|||
FCH414 História da Filosofia Antiga I |
Contexto histórico-político da origem da filosofia Os primeiros pensadores. Platão |
|||
FCH151 Lógica I |
Lógica: Conceito, divisão, progressos. Idéias e termo. Juízo e Proposição. O raciocínio. Dedução e Indução. Silogismo. |
|||
FCH155- Ética |
Abordagem histórico-filosófica das doutrinas Éticas. Abordagem racional e crítica, conceitos, origens, mudanças e principais problemas da Ética e da Moral. O Valor como base de compreensão do Bem e do Mal. |
|||
FCH415 Propedêutica à Leitura e Escrita Filosóficas |
A construção do conhecimento filosófico: pensamento conceitual. Metodologias para leitura, interpretação e produção de textos filosóficos. A estrutura do trabalho científico. |
|||
FCH119 Sociologia geral |
Contexto histórico do surgimento da Sociologia. Precursores do pensamento soiológico. A sociedade como ciência. Teorias clássicas da sociologia. Categorias de análise sociológica. A sociologia contemporânea e a problemática social. |
|||
2º semestre |
||||
FCH416 História da Filosofia Antiga II |
Aristóteles e as escolas helenísticas |
|||
FCH152 Lógica II |
Usos da linguagem e a noção de forma lógica. Argumentação: uso dedutivo de premissas; usos indutivos e falaciosos de premissas. |
|||
FCH153 Problemas Metafísicos I |
Origem e sistematização da metafísica. |
|||
FCH092 Psicologia e Educação |
A relação entre os fundamentos da Psicologia e da Educação. Contribuições para o ensino e a pesquisa em Psicologia e Educação. |
|||
FCH091 Filosofia e Educação |
Filosofia e educação: aspectos conceituais. Tarefas de uma filosofia da educação. Articulações da filosofia com a educação: Aristóteles, Santo Agostinho, Kant, Marx, Nietzsche e Foucault. Do senso comum pedagógico à consciência filosófica. A teoria do conhecimento e a produção do saber. As antropologias filosóficas fundamentadoras do fazer pedagógico. Ética e educação
|
|||
CIE024 Educação e Sociedade |
O papel social da escola. Educação e poder. Educação e ideologia. Análise sociológica da escola. |
|||
3º semestre |
||||
FCH 161 Teoria do Conhecimento I |
O estatuto da verdade e o problema das fontes do conhecimento: ciência- conhecimento demonstrativo, empirismo e ceticismo. |
|||
FCH417 História da Filosofia Medieval I |
Neoplatonismo. Patrística. Escolástica. |
|||
FCH154 Problemas Metafísicos II |
Superação e crise da filosofia do ser enquanto ser; novas dimensões e visões dos problemas fundamental do ser (horizonte contemporâneo) |
|||
CIE032 Políticas Públicas e Legislação da Educação |
A política educacional no Brasil. A organização dos sistemas de ensino. A crise estado-nação, mudanças no mundo do trabalho e paradigmas em educação. Política de integração: educação superior e educação básica. A política de formação do profissional da educação. A gestão participativa e o compromisso social da educação. |
|||
FCH158 Filosofia Política |
Concepções da filosofia e teoria da política ocidental com ênfase na questão da democracia |
|||
4º semestre |
||||
FCH418 História da Filosofia Medieval II |
A escola franciscana. São Boaventura. Duns Escoto. Mestre Eckhart. Guilherme de Ockham e o nominalismo. Nicolau de Cusa. |
|||
FCH162 Teoria do Conhecimento II |
Os limites do conhecimento: tendo como questão central o que pode ser objeto do conhecimento: conhecimento possível; demarcação entre ciência e metafísica. |
|||
CIE047 Organização do trabalho escolar I |
As características do trabalho escolar: objetivos, finalidades, aspectos teórico-práticos, espaço, recursos humanos e materiais. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação.. |
|||
CIE046 Avaliação educacional |
Analise critica do sistema de avaliação na educação brasileira. Avaliação: conceituação. Importância, pressupostos, tipos, fases. A avaliação numa perspectiva crítica e humanística da educação.Técnicas e instrumentos de avaliação |
|||
FCH156- Estética |
A Estética. A Arte, fundamentos. A Arte, o Homem e seus fazeres. |
|||
5º semestre |
||||
FCH147 História da Filosofia Moderna I |
A questão do método. A constituição da ciência moderna e os fundamentos do conhecimento.Crítica ao aristotelismo. Construção do racionalismo. Razão e fé. |
|||
FCH246 Estágio Supervisionado em Filosofia I |
Formação docente e estágio supervisionado. O ensino da filosofia.Pensar e revisitar os conceitos de educação, aula, professor, ensino, aprendizagem, prática, envolvidos no exercício docente.Introdução à pesquisa, elaboração, planejamento e avaliação para realização de aula e curso. Exercício docente da aula. Orientação e supervisão de exercício docente. |
|||
FCH157 Filosofia da Linguagem |
Enfoque da linguagem sobre o aspecto do significado, vinculando-a a questões concernentes ao uso e às relações que se estabelecem com o pensamento e o contexto social. |
|||
CIE048 Organização do trabalho escolar II |
Identificação e análise de estratégias de ensino, da natureza dos conteúdos e das formas de desenvolvimento e avaliação em consonância com as características da clientela escolar. Projeto político pedagógico: princípios norteadores, divisão do trabalho escolar. |
|||
FCH425 Metodologia do ensino e da investigação em filosofia |
O ensino como produção e socialização do saber. A formação investigativa do professor de filosofia. Abordagens e processos na metodologia do ensino da filosofia. O ensino da filosofia e a relação com a pesquisa e a extensão. Investigação pedagógica e a prática curricular. Pesquisa e docência na escola básica. |
|||
6º semestre |
||||
FCH159 Filosofia da Ciência |
Definição de conceitos de epistemologia; discussão da constituição de racionalidade da ciência e como se dão as mudanças científicas ao longo da história, pondo em evidência o caráter falível da ciência. |
|||
FCH148 História da Filosofia Moderna II |
. Problemas referentes ao conhecimento: crítica ao inatismo. Questionamento na experiência. Crítica ao empirismo e ao racionalismo. |
|||
FCH168 Metodologia da pesquisa em filosofia |
Dimensões metodológicas e investigativas da filosofia. Problematização de temas filosóficos. Elaboração de projeto de pesquisa |
|||
FCH427 Estágio Supervisionado em Filosofia II |
Exercício docente polissêmico. Vivências de diversas possibilidades de exercício docente em múltiplos espaços educacionais. Exercício docente da “aula” Planejamento de curso de filosofia para realização em múltiplos espaços educacionais. Orientação e supervisão do exercício docente. |
|||
CIE029 Currículo |
Relações de poder, ideologia e controle social na construção e concepção de currículo. Diferentes perspectivas na relação entre conhecimento científico, conhecimento popular e conhecimento escolar. Formulação de propostas curriculares dos diferentes sistemas, redes e níveis de ensino |
|||
7º semestre |
||||
CIE049 Educação e tecnologia |
Tecnologia como área do conhecimento humano. Evolução, análise crítica e ênfases contemporâneas. Aplicações tecnológicas no processo ensino-aprendizagem. Novas tecnologias, processo de industrialização de ensino, organização do trabalho escolar e a formação docente e discente. As concepções pedagógicas e a competência docente: critérios para seleção e utilização de recursos. |
|||
FCH149 História da Filosofia Contemporânea I |
A filosofia no século XIX. Reações ao sistema hegeliano. |
|||
FCH428 Estágio Supervisionado em Filosofia III |
Vivências de diversas possibilidades de exercício docente em múltiplos espaços educacionais. Exercício docente da “aula”. Exercício docente de curso de Filosofia em múltiplos espaços Educacionais. Orientação e supervisão de exercício docente. |
|||
FCH430 Trabalho de conclusão de curso |
Orientações para elaboração do trabalho de conclusão de curso |
|||
8º semestre |
||||
FCH150 História da Filosofia Contemporânea II |
A fenomenologia de Husserl e seus desdobramentos em Heidegger e Sartre.A teoria crítica dos frankfurtianos. Wittgenstein. A hermenêutica de Gadamer. A ética do discurso de Habermas. Modernidade e pós-modernidade |
|||
FCH429 Estágio Supervisionado em Filosofia IV |
Exercício docente da “aula”. Exercício docente de curso de filosofia em múltiplos espaços educacionais. Orientação e supervisão de exercício docente |
|||
LTA358 LIBRAS |
Língua de sinais |
Disciplinas optativas |
|||
LTA357 Língua estrangeira instrumental – Francês |
Compreensão da língua escrita. Estratégia de leitura. Consulta bibliográfica. Estudo de textos autênticos visando o plano semântico. |
||
FCH182 Tópicos especiais em filosofia |
A definir de acordo com as necessidades dos alunos |
||
FCH172 Antropologia Filosófica |
Conceito de homem como sujeito e objeto de um saber e este de observação e reflexão do humano |
||
FCH419 Teorias do Conhecimento e Aprendizagem |
A construção do conhecimento e suas bases epistemológicas e psicológicas. Relações entre conhecimento e aprendizagem |
||
FCH420 Tópicos Especiais de Filosofia Antiga |
Desenvolvimento de temas relevantes e específicos na área da filosofia antiga. |
||
FCH 179 - Tópicos Especiais de Filosofia Medieval |
Desenvolvimento de temas relevantes e específicos na área da filosofia medieval |
||
FCH423 Tópicos Especiais de Filosofia Moderna |
Desenvolvimento de temas relevantes e específicos na área da filosofia moderna |
||
FCH421 Tópicos Especiais de Filosofia Contemporânea |
Desenvolvimento de temas relevantes e específicos na área da filosofia contemporânea |
||
CIJ057 Filosofia Jurídica |
Definição. Abordagem histórica da filosofia do direito. O problema das categorias jurídicas. Fundamento dos institutos jurídicos. Sistemas jurídicos contemporâneos. |
||
FCH424 Tópicos Especiais em Teoria do Conhecimento |
Desenvolvimento de temas relevantes e específicos na área da teoria do conhecimento |
||
FCH131 Sociologia Jurídica |
Sociologia do direito e ciência do direito. Saber jurídico e ideologia. Direito e estruturas sociais. Normas sociais e normas jurídicas. Direito e poder |
||
LTA 001 História da arte |
A história da arte no contexto ocidental |
||
FCH138 Psicologia Geral |
Abordagem histórica da Psicologia e a Psicologia como ciência. Matrizes epistemológicas dos principais sistemas da psicologia. Teoria da Personalidade. Principais processos psicológicos e o estudo do comportamento humano. |
||
CIE240 Tecnologias Educacionais |
História das tecnologias na educação. Novos paradigmas sociais. Processo de informatização da sociedade. Tendências atuais das tecnologias educacionais: possibilidades e limites do uso dessas Tecnologias na educação. Programas educacionais como recursos didáticos. Categorias de programas educacionais |
||
FCH 175 - Filosofia da História |
Semântica kantiana dos conceitos e juízos históricos. A razão prática. Validade objetiva das leis morais. Papel da filosofia da história na filosofia transcendental. |
||
FCH 188 Hermenêutica |
O processo da compreensão e interpretação hermenêutica como modo de investigação. Hermenêutica filosófica. Hermenêutica teológica. Crítica e exegese. Círculo e hermenêutica |