Doutorado em Desenvolvimento e Meio ambiente

Linhas de Pesquisa

Cada doutorando deve optar por uma linha de pesquisa para desenvolver o seu plano de estudo e projeto de tese. Logo, o plano de estudo e o projeto de pesquisa devem está em consonância com a linha pesquisa selecionada e inseridos no Projeto Integrado de Pesquisa do Programa.

 

1. PLANEJAMENTO E GESTÃO E POLITICAS SOCIOAMBIENTAIS

Esta linha objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos capacitados para atuar nos temas: Políticas públicas rurais e urbanas, Governança e Participação Social; Sustentabilidade Ambiental, Fundamentos e Gestão socioeconômica dos Recursos Naturais e culturais, Espaços livres e sustentabilidade urbana, Planejamento e Gestão integrada dos recursos naturais, gestão participativa, movimentos sociais rurais e urbanos, políticas públicas de convivência com o semiárido. Gestão dos resíduos sólidos. Políticas públicas Agricultura familiar e Agroecologia, Políticas públicas de recuperação de áreas degradadas, Turismo, Educação ambiental, visando o desenvolvimento sustentável.

 

2. RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA E SUSTENTABILIDADE

Esta tem por objetivo desenvolver pesquisas e qualificar recursos humanos que busquem o equacionamento nas inter-relações sociedade-natureza, no que concerne ao conhecimento destas, uso sustentável dos recursos naturais, avaliações de riscos, desastres e vulnerabilidades socioambientais. Causas e consequências da perda da biodiversidade. Benefícios ambientais da biodiversidade para a humanidade. Conservação e Etnoconservação da Sociobiodiversidade.

 

3. TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Esta linha objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos capacitados para atuar em temas, tais como: tecnologias de convivência com a seca, tecnologias para energias renováveis, sistema de monitoramento dos recursos naturais, geotecnologias para monitoramento socioambiental, sistema de alerta e monitoramento dos desastres naturais, Modelagem dos recursos naturais, reciclagem dos resíduos sólidos, monitoramento do sequestro de carbono de sistemas ambientais, Sensoriamento remoto aplicado a análise socioambiental, modelagem hidrológica para monitoramento dos recursos hídricos, Mudanças, variabilidades e Eventos climáticos extremos e suas repercussões na sociedade.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster