Economia das Sociedades Cooperativas

Apresentação

Criado em 20/12/2001 enquanto curso de Pós Graduação Lato Sensu através da Resolução CONSEPE 21/2001 como "Economia das Empresas Cooperativas", alterado em 03/05/2006 através da Resolução CONSEPE 24/2006 para "Economia das Empresas Cooperativas", o curso tem formado profissionais das mais diversas áreas.

O Curso de Especialização em ECONOMIA DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS tem a sua concepção teórica fundamentada em uma base sustentada por três eixos. A base parte do entendimento que o ser humano é o principal protagonista do processo, situando-se no centro, para o qual converge o poder decisório, cimentado pelas relações entre pessoas e seus pares, como também, homem e natureza, de forma harmônica. (ANTEAG, 2005, p.21).

Nessa visão, a metodologia a ser utilizada busca resgatar a importância do ser humano, ressignificando o seu papel e intensificando uma interação efetiva entre as pessoas, como também com a sociedade, em percepção de totalidade. Ela implica no estabelecimento de relações de sujeito para sujeito, favorecendo a criação de canais para diálogo, trocas de saberes e experiências de forma respeitosa, desprovida de preconceito. Supõe a utilização de técnicas de ensino que favoreçam a participação e assegurem o intercâmbio, permanente, de conhecimentos entre os pares.

O escopo teórico do curso é sustentado em três eixos, como sejam:

a) cooperação e solidariedade: o entendimento da cooperação focada na solidariedade, a partir da harmonização de valores e conjugação de idéias e sentimentos

b) produtividade e trabalho: a estabilidade e a integração entre o corpo societário e a cooperativa são efetuadas mediante o atendimento dos interesses dos seus associados, isto é, geração de benefícios, resultados os quais são gerados através de trabalho e elevação da produtividade.

c) sustentabilidade: a busca do equilíbrio quer no conjunto das contas (ativos e passivos), quer na relação integração e conflito do corpo societário com o empreendimento, fatores que conformam o desempenho e asseguram estabilidade e permanência do negócio.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster