Economia das Sociedades Cooperativas

Ementas

FILOSOFIA E ÉTICA

A Ética e as demais disciplinas filosóficas. A filosofia da moralidade. Eticidade e moralidade. O caráter histórico da moral. A moral e outras formas de comportamento humano. Ética, racionalidade e modernidade. Ética e trabalho.

MICROECONOMIA

Mercados de fatores e de produtos. A concorrência perfeita como teoria positiva; e o seu caráter normativo diante de uma realidade com concentração do lado da oferta e da demanda. A racionalidade no  capitalismo concorrência  e no monopolista.  Oligopsônio e monopsônio. Os efeitos do ponto de vista da sociedade nos dois regimes.

MACROECONOMIA

Agregados macroeconômicos. Políticas fiscais, monetárias e cambiais. Poupança e investimento; o multiplicador e a propensão marginal a consumir e a poupar. Inflação. Desenvolvimento econômico.

ECONOMIA INTERNACIONAL

Teorias clássicas e neoclássicas do comércio internacional. Aperfeiçoamentos face a competição imperfeita e produto industrial; economias de escalas. Protecionismo e integração econômica: situação atual; cenários prováveis. Taxa de câmbio e balanço de pagamentos; taxa de câmbio e juros. Fluxos internacionais de capitais; vulnerabilidade das economias nacionais. 

 METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Fundamentos filosóficos, sociológicos e políticos do processo educativo; a contemporaneidade. Desenvolvimento científico e tecnológico e seu impacto na percepção da realidade: cultura, educação e poder; sua manifestação no currículo. A problemática da prática docente – a questão didática.

HISTÓRIA E DOUTRINA COOPERATIVISTA

O cooperativismo no contexto do capitalismo. Histórias das formas associativas e do cooperativismo. Doutrina cooperativista. Doutrinadores e correntes doutrinárias no cooperativismo: semelhanças e diferenças entre a tradição cooperativista de Rochdale e as tradições do cooperativismo do trabalho na França e de crédito na Alemanha; a cooperação cooperativa e as escolas de Nîmes, de Münster e de Marburgo. O cooperativismo a nível mundial, na América Latina e no Brasil.  

TEORIA COOPERATIVISTA

A função corretiva do cooperativismo. A  natureza econômica das cooperativas. Distorção no sistema de formação de preço e o baixo poder de barganha de grupos atomizados. A cooperativa para dinamizar a concorrência em mercados imperfeitos: o caráter antimonopolista das cooperativas. Cooperativismo e desenvolvimento econômico. Modelos de estrutura cooperativista. 

LEGISLAÇÃO COOPERATIVISTA

Direito cooperativo: conceito, autonomia didática, fontes e relações com outras disciplinas. Princípios do cooperativismo. Regime tributário e trabalhista da sociedade cooperativa. Ato cooperativo e não-cooperativo. Sociedade cooperativa: conceitos básicos. Dispositivos constitucionais. Lei 5.764/71.

 EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA E ORGANIZAÇÃO DO QUADRO SOCIAL

Princípios cooperativistas. Adesão livre: entrada e permanência. Educação formal e informal. Formação de competências para a atividade autogestionária. A cooperativa como instrumento de coesão de grupos. Como organizá-los para a consecução de metas comuns: a solidariedade como impulso. Metas qualitativas e quantitativas. 

ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE COOPERATIVA

Mercados e políticas de compras e de vendas em comum. Finanças e contabilidade: gerenciamento dos negócios sociais para aumentar o rendimento dos associados. Eficácia é o resultados para os sócios. O conflito entre interesse gerencial e dos sócios. A questão fiscal: não incidência versus isenção. Como proceder em relação a tributação indevida: o campo próprio da cooperativa não é o mesmo das empresas mercantis> planejamento e orçamento. Conceito. Planejamento estratégico participativo. Indicadores de avaliação.   

TÉCNICA DE PESQUISA EM ECONOMIA

O processo de investigação científica. Os tipos de pesquisa. O método na economia. O planejamento do trabalho; elaboração do trabalho. Coleta de dados. Sistematização e consistência. Análise e elaboração do relatório.

AGROINDÚSTRIA COOPERATIVA

Conceito. Agroindústria cooperativa versus agroindústria convencional: integração vertical para frente e para trás. O alcance de novos elos da cadeia produtiva como forma de apropriação mais eqüitativa dos excedentes:  maior impacto macroeconômico. O caráter distributivo da agroindústria: importante não é agregação de valor em si, mas como se distribui. Emprego e renda. Excedentes exportáveis.

SETOR PÚBLICO E COOPERATIVISMO

Desigualdades intersetoriais e interpessoais. O papel corretivo do Estado: fomento ao cooperativismo. A organização da sociedade para o exercício da cidadania e da democracia. Dispositivos Constitucionais que condicionam a ação do Estado. O setor público como coordenador institucional da mudança: o papel dos agentes públicos como indutores desse processo.

ANÁLISE FINANCEIRA

Descontos, valor atual, valor futuro, anuidade e modalidades de autorização: SAC, sistemas francês e americano. Índices financeiros: liquidez nas empresas mercantis e nas sociedades cooperativas. Estrutura, rentabilidade (do investimento social), prazos, necessidade de capital de giro e fluxo de caixa.

CONTABILIDADE DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS

Noções sobre Contabilidade. A especificidade da Contabilidade Cooperativa: estrutura patrimonial diferenciada. A natureza diferenciada da conta de capital e do patrimônio líquido: capital instável versus capital estável. A demonstração de resultado: sobras versus lucros; faltas versus perdas. A realidade contábil-financeira: receitas e despesas do associado e não da Sociedade Cooperativa.

AVALIAÇÃO DE COOPERATIVAS

Parâmetros de desempenho operacional: administrativo, integração vertical e horizontal, comportamento social. Capacidade de pagamento considerando a remuneração das inversões, a depreciação e a possibilidade real de capitalização (exceto rédito financeiro, como nas empresas mercantis). Diferenciais de benefício antes e depois da presença da cooperativa. Retorno aos investimentos do conjunto dos associados. 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster