Economia de Empresas

Ementas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

1 - Teoria Econômica I ( Microeconomia)
Professora responsável: Mônica de Moura Pires
Teoria da Firma. Noções sobre estruturas de mercado. Concorrência perfeita. Monopólio. Concorrência Monopolística. Oligopólio.

Referência Bibliográfica:
BILAS, R. A. Teoria microeconômica: uma análise gráfica. São Paulo: Forense. 1994.
EATON, B. C.; EATON, D. F. Microeconomia. (Tradução) São Paulo: Saraiva, 1999.
FERGUNSON, C.E. Microeconomia. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1994,
GARÓFALO, G. L. e CARVALHO, L. C. F. Microeconomia: teoria do consumidor e análise e econômica da procura. São Paulo: Atlas.1975.
________________ .   Teoria microeconômica. São Paulo, Atlas. 1992.
HENDERSON, J.M. e QUANDT, R.E. Teoria microeconômica: uma abordagem matemática. São Paulo, Pioneira. 1988.
PINDYCK, R. S  e RUBINFELD, D.L. Microeconomia. São Paulo: Makron Books. 1994, 968p.
VARIAN, Hal. Microeconomia – Princípios Básicos – Uma Abordagem Moderna. Ed. Campus. 1990.
VASCONCELOS, M.A.S. de e OLIVEIRA, R.G. de. Manual de Microeconomia. Editora Atlas. São Paulo: Atlas, 1999.

2 - Teoria Econômica II ( Macroeconomia)
Professor responsável: Francisco Mendes da Costa

O fato econômico; as teorias clássicas e neoclássicas do comercio internacional. Protecionismo e integração econômica; situação atual e cenários prováveis. Globalização. Fluxos internacionais de capitais, vulnerabilidade das economias nacionais. Inflação. Taxas de juros; Desenvolvimento econômico. Políticas fiscal, monetária e cambial.

Referência Bibliográfica
BCB. Cenário macroeconômico brasileiro. Brasília, 2004.
CNI, Desigualdades Regionais. Brasília: CNI, 2004.
_____O Futuro da Industria no Brasil e no Mundo. Brasília: CNI, 2004.
GONÇALVES, R. A Herança e a Ruptura: Cem anos de historia econômica e propostas para mudar o Brasil. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2004. LOPES E ROSSETTI. Economia Monetária. São Paulo: Atlas, 2003.
SENNA, R.J. Dinheiro e Credito. In: Economia em debate: revista de Ciências Econômicas FIC-UNAES. ano 1, nº 1, maio/outubro, 2000.
SOUZA, N. J. Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Atlas, 2003.
VASCONCELLOS, M. A. S. Economia Micro e Macro. São Paulo: Atlas, 2004.

3 - Organização Industrial
Professor responsável: Pedro Lopes Marinho

A constituição da organização Industrial e seu rompimento com a Microeconomia tradicional (neoclássica). O modelo estrutura-conduta-desempenho. As novas vertentes da Organização industrial: a teoria dos jogos; os custos de transação; a análise da firma na perspectivas shumpeteriana.

Referência bibliográfica:
LABINI, Paolo. Oligopólio e Progresso Técnico. São Paulo: Nova Cultura, 1984.
PENROSE, Rdith. The Theory of. The Groowth of. The Firm. Orford: Blackwell. 1958.
PESSALI, Huáscar. Teoria dos Custos de Transação: uma avaliação à luz de diferentes correntes do pensamento econômico. Curitiba: Dissertação de Mestrado em Economia, CMDE/UFPR, 1998.
SCHERER, F. Preços Industriais: teoria e evidências. Rio de Janeiro: Campus, 1979.
SWEEZY, Paul M. Demanda sob Condição de Oligopólio. In: Clássicos da Literatura Econômica. Rio de Janeiro: IPEA, 1992

4 - Estatística
Professor responsável: Jaênes Alves Miranda

Conceitos estatísticos. Análise exploratória de dados: amostragem, coleta de dados, codificação, tabulação, processamento eletrônico, representação tabular, representação gráfica, resumo de dados (medidas de tendência central e de dispersão), análise e interpretação. Dimensionamento da amostra, correlação e regressão simples.

Referência bibliográfica:

BELLO, J. L. P. Metodologia Científica. Rio de Janeiro - 2004 Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/ /met01.htm. Acesso em 20 ago. 2004.
BUSSAB, Wilton O. e MORETTIN, P. A. Estatística Básica - métodos quantitativos. São Paulo: Atual Editora, 1986.
CASTRO, Lauro Sodré Viveiros de. Pontos de Estatística. 17. ed. Rio de Janeiro: Editora Científica, 1975.
CONTANDRIOPOULOS, A.P., CHAMPAGNE, F., POTVIN, L., DENIS, J.L. E BOYLE, P. Saber preparar uma pesquisa. Rio de Janeiro. Editora Hucitec, 1994.
COSTA NETO, Pedro Luiz de Oliveira. Estatística. São Paulo: Edgard Blücher, 1977.
FONSECA, J. S. e MARTINS, G. A. Curso de Estatística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
FRANCISCO, Walter de. Estatística. São Paulo: Atlas, 1982.
FREUND, John E; SIMON, Gary A. Estatística Aplicada. 9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.
KAZMIER, Leonard J. Estatística Aplicada à Economia e Administração. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. (Coleção Schaum).
LAPPONI, Juan Carlos. Estatística Usando o Excel. São Paulo: Lapponi, 2000.
MARTINS, Gilberto de A. e DONAIRE, Denis. Princípios de Estatística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1990.
MILONE, Giuseppe ; ANGELINI, Flávio. Estatística Geral: Descritiva, Probabilidades, Distribuições . São Paulo: Atlas, 1993.
MILONE, Giuseppe e ANGELINI, Flávio. Estatística Aplicada: números-índice, regressão e correlação, séries temporais. São Paulo: Editora ATLAS S.A., 1995.
MILONE, Giuseppe; ANGELINI, Flávio. Estatística Aplicada: Números-índices, Regressão e Correlação, Séries Temporais. São Paulo: Atlas, 1995.
SILVA, Ermes Medeiros da; SILVA, Elio Medeiros da; GONÇALVES, Valter; MUROLO, Afrânio Carlos. Estatística para os cursos de: economia, administração e ciências contábeis. 2. Ed São Paulo: Atlas, 1996. 
SPIEGEL, Murray. Estatística. 3. Ed. São Paulo: Markron Books, 1993.
STEVENSON, J. W. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.
TOLEDO, Geraldo Luciano e OVALLE, Ivo Izidoro. Estatística Básica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1985.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 7 ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos, 1999.
VIEIRA, Sonia. Estatística Experimental. São Paulo: Atlas, 1999.
VIEIRA, Sonia. Princípios de Estatística. São Paulo: Pioneira, 1999.
WERKEMA, Maria Cristina Catarino e SÍLVIO, Aguiar. Análise de Regressão: como entender o relacionamento entre as variáveis de um processo. Belo Horizonte, MG: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1996.
WONNACOTT Ronald J. et. al. Fundamentos de Estatística. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1985.

5 - Matemática Financeira
Juros; descontos; estudo de taxas; equivalência de capitais diferidos; anuidades; amortização; depreciação.

Referência Bibliografia

BRUNI, Adriano Leal & FAMÁ, Rubens. Matemática Financeira: com HP 12c e Excel. São Paulo: Atlas, 2002
FRANCISCO, Walter de. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 1991
LAPPONI, Juan Carlos. Matemática financeira: usando Excel 5 e 7. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora Ltda., 1996
MATIAS Washington Franco & GOMES, José Maria. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 1992
VERAS, Lilia Ladeira. Matemática financeira: uso de calculadoras financeiras, aplicações ao mercado financeiro, introdução à engenharia econômica, 300 exercícios resolvidos e propostos com respostas. São Paulo: Atlas, 2001

6 - Custos

Professor responsável: Antonio João Brito de Araújo

Custo na empresa (comercial, industrial e serviços). Mark-up conceito, objetivo e aplicabilidade na empresa antes e depois do plano real. Custo Indireto - CI, Custo de Venda - CV, Margem de Lucro – ML. O CI, CV e ML na formação do Mark-up e respectivo repasse para os produtos, mercadorias e serviços. A análise do CI na formação do capital de giro da empresa. O CV relacionado à carga tributária federal, estadual e municipal mais a comissão sobre a venda dos produtos, mercadorias e serviços. O Custo Direto – CD envolvendo matéria-prima, mercadorias, pessoal ligado ao processo produtivo da empresa. Análise de rotatividade do estoque. Formação do Preço de Venda dos produtos, mercadorias e serviços. Fluxo de Caixa e sua co-relação com os custos na formação do Preço de Venda.

Referência Bibliográfica

LEONE, George S.G. Contabilidade de Custos. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000
________________ Custo um Enfoque Administrativo. 14ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001
MARION. José Carlos. Contabilidade Empresarial. 7ª ed. São Paulo: Atlas,2003.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custo. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

7 - Análise Financeira

Professor responsável: Everson dos Santos Silveira

Objetivo e Funções das Finanças. A análise das principais demonstrações financeiras através de índices econômicos e financeiros. Análise Horizontal, Vertical, coeficientes de liquidez, de rentabilidade, de endividamento, de rotação e solvência. Ponto de equilíbrio Financeiro. Alavancagem Operacional e Financeira. Risco, liquidez  e rentabilidade. Engenharia Econômica – Análise de VPL, TIR, Payback, payback descontado, Indice de lucratividade. Modelo de equilíbrio dos ativos financeiros – Modelo CAPM.

Referência bibliográfica

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração Financeira. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BRIGHAM, Eugene F. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. Rio de janeiro: Campus, 1999.
ROSS, Stephen A. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2000.
BODIE, Zvi. Finanças. Porto Alegre: Bookman, 1999.
HELFERT, Erich A. A. Técnicas de Análise Financeira um guia prático para medir o desempenho dos negócios. Porto Alegre: Bookman, 2000.
GROPPELLI, A.A., Administração Financeira. São Paulo: Saraiva, 1999.
MARTINS, Eliseu. Administração Financeira: as finanças da empresa sob condições inflacionárias. São Paulo: Atlas, 1986.

8 - Estratégias Empresariais
Professor responsável: Antonio Oscar Santos Góes

Planejamento estratégico: evolução, conceitos, formulação e análise de estratégias; competitividade estratégica; vantagem competitiva; desafios da administração estratégica; o processo de administração estratégica; ambientes interno e externo; análise da concorrência; análise da missão, dos objetivos estratégicos, da matriz estratégica; definição de políticas e estratégias empresariais.

Referência bibliográfica:

HAMEL, G., PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
KAPLAN, R. S., NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard.  Rio de Janeiro: Campus, [s.d.]
MAXIMINIANO. A. C. A. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000.
MINTZBERG, H., AHLSTRAND, B., LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MINTZBERG, H., QUINN, J. B. O processo da estratégia.  Porto Alegre: Bookman, 2001.
NALEBUFF, B. J, DIXIT, A. K. Pensando estrategicamente: a vantagem competitiva nos negócios, na política e no dia-a-dia. São Paulo: Atlas, 1994.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
QUINTELA, R. H. Estratégia, tática e planejamento (apostila)
ZACCARELLI, S. B. A moderna estratégia nas empresas e o velho planejamento estratégico. RAE Light. v. 2, n. 5, p. 21-26, [s.d.]

WRIGHT, P, KROLL, M. J., PARNEL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000

9 - Práticas  Empresariais
Professor responsável: Antonio Oscar Santos Góes

Seminários, visitas a empresas e entrevistas com empresários. Diagnósticos e proposições econômicas e administrativas das empresas

A disciplina não tem referência bibliográfica


10- Metodologia e técnica de Pesquisa

Professora responsável: Cristiane Aparecida de Cerqueira

Planejamento da pesquisa científica: definição e construção do objeto da pesquisa. Revisão de literatura. Métodos e técnicas de pesquisa. Tipos de Pesquisa. Estratégias e instrumentos de coleta de dados. Análise de dados. Relatório de pesquisa.

Referência Bibliográfica

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Amando. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Técnicas de pesquisa em economia e elaboração de monografias. São Paulo: Atlas, 2000.
________________. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1986
NASCIMENTO, Dinalva Melo do. Metodologia do trabalho científico: teoria e prática. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1986.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

1 - Agronegócio
Professora Responsável: Andréa da Silva Gomes

Evolução do espaço rural brasileiro. Perfil do agronegócio brasileiro e baiano. Os agronegócios emergentes. Competitividade e concorrência. Barreiras ao agronegócio brasileiro. Globalização e protecionismo. Próximas negociações no âmbito da OMC e seus impactos para o setor agroindustrial

Referência Bibliográfica:
ZYLBERSZTAJN, Décio & FAVA NEVES Marcos, Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2000.
COUTO. Vitor. A. & ROCHA, Alyson, S. Entraves ao Agronegócio  Brasileiro em 2002, In: Bahia Análise & Dados, Salvador, v.12, n.3, p.93 a 103, dez 2002
VIANA, João, A.S. As Transformações Recentes na Agricultura e as  Exportações Agrícolas da Bahia, In: Bahia agrícola, v.4, n.2, nov.2001
VIANA, João, A.S. A Reespacialização da Agropecuária Baiana, In: Bahia agrícola,  v.5, n.2, nov. 2002 .
CARVALHO, Benedito C.L. A soja na Bahia In: Bahia Agrícola, v.5, n.2, nov.2002
SANTOS, Edilson.O & FERRAZ, Zelma. M.L. Evolução da Produção de Grãos na Bahia nos últimos quatro anos. In: Bahia Agrícola, v.5, n.2, nov.2002.
COUTO FILHO e al: Mão-de-obra agrícola na Bahia, Salvador: SEI, 2000.
BAPTISTA, W. D. e al. Especialização da Agricultura e Organização do Espaço Agrícola no Estado da Bahia. Salvador: SEI, 2001.
LAZZARINI, S.G. e al Alimentos: novos tempos e conceitos na gestão de negócios. São Paulo, Pioneira, 2000.

2 - Economia do Trabalho
Professor responsável: Jorge Miguel Cardoso R. de Jesus

Noções teóricas do desemprego. Demanda de trabalho e Oferta de trabalho . Curva de Phillips. Taxa natural de desemprego .Modelos Novos-Keynesianos da rigidez dos salários . Movimentos sindicais . Mercados segmentados . Teoria da discriminação .

Referência Bibliográfica:
Dornbusch,R. ; Fischer,S. ; Startz,R.(1998): Macroeconomia. Alfragide: Graw-Hill, 1998. EHRENBERG,R. ; SMITH,R. A Moderna Economia do trabalho - Teoria e política. São Paulo: Makron Books, 2000.
LIMA , G. ; SICSU , J. Macroeconomia do emprego e da renda - Keynes e o Keynesianismo, São Paulo: manole, 2003.
POCHMANN,M. O Trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: contexto. 1999.
SAMUELSON ,P. ; NORDHAUS,W. Economia. Alfragide: McGraw-Hill,1999.
TAUILE,J. Para (Re)construir o Brasil contemporâneo- Trabalho , tecnologia e acumulação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001

 3- Economia do Setor Público e Empresas Privadas
Professor responsável: Sócrates Jacobo Moquete Guzmán

Esfera pública e esfera privada. Sistema de Economia Mista: caso do Brasil. Atividade de rent seeking, lobbies. Mudanças no perfil do Estado brasileiro: reformas estruturais, Parcerias Público Privadas. Tributos: princípios teóricos; principais tributos cobrados das empresas no Brasil; tributos municipais; gerenciamento empresarial dos tributos (planejamento e eficiência). Tópicos: Guerra fiscal. Compras eletrônicas: e-governo.

Referência bibliográfica:
BRASIL. Ministério da Administração e da Reforma do Estado, MARE. Plano Diretor da reforma do Estado. Brasilia, 1995.
CHRISTOVÃO, Daniela e WATANABE, Marta. Guia Valor Econômico de Tributos. São Paulo: Globo,2002.
DINIZ, Eli. Crise, reforma do Estado e governabilidade. Rio de Janeiro FGV, 1997.
FEIJÓ, Carmem A. et al . Contabilidade social: o novo sistema de contas nacionais do Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
REZENDE, Fernando. Finanças Públicas. 2a ed. São Paulo: Atlas, 2001.
SEN, Amartya Kumar. Sobre ética e economia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
STIGLITZ, Joseph. La economía del sector público. 3a ed. Barcelona: Antoni Bosch, 2003.
WATANABE, Marta. Guia Valor Econômico de disputas tributarias. São Paulo: Globo, 2003.

4- Marketing
Professor responsável: Antonio Oscar Santos Góes

Marketing: conceitos e evolução; criação da satisfação do consumidor através de ferramentas de marketing; marketing mix (4 p’s): produto, preço, promoção e praça; análise do ambiente de marketing; comportamento do consumidor; segmentação de mercado e posicionamento

Referência Bibliográfica:
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2000.
MOREIRA, Júlio César Tavares. Dicionário de termos de marketing: Definições, conceitos e palavras-chaves de marketing, propaganda, pesquisa, comercialização, comunicação e outras áreas correlatas a estas atividades. São Paulo: Atlas, 1999.
LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.
HOFFMAN, K. Douglas; BATESON, John E. G. Princípios de Marketing de Serviços: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: PioneiraThomson Learning, 2003.
CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.

5- Metodologia do Ensino Superior
Professora responsável: Josefina Maria Castro dos Santos

 Fundamentos filosóficos, sociológicos e políticos no processo educativo; a contemporaneidade – desenvolvimento científico e tecnológico e seu impacto na percepção de realidade: cultura, educação e poder: sua manifestação no currículo. A problemática da prática docente – a questão didática.

Referência bibliográfica:
SAVIANE, Demerval. A Filosofia na Formação do Educador. In: Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez/aut.,  1982.
SEVERINO, Antônio Joaquim.  A Contribuição da Filosofia para a Educação. em Aberto, (45) 1990: 19-25. MEC/Brasília.
SILVA, Tomaz Tadeu da.  A Sociologia da Educação entre o funcionalismo e o pós-modernismo; os temas e os problemas de uma tradição. Em aberto, Brasília: ano 09, nº 46, abril/junho, 1990.
STEIN, Ernildo. Paradoxos da Modernidade. In: epistemologia e Crítica da Modernidade. Unijuí, Ijuí: 1991.
WACOWICH, Lílian. O Método Dialético na Didática. Campinas: Papirus. 1990.

6 - Economia de Serviços
Professor responsável: Francisco Mendes da Costa

Os serviços e sua evolução. O crescimento e a internacionalização dos serviços. A industrialização dos serviços e os serviços na indústria.

Referência bibliográfica:
ALMEIDA, Paulo H. Produtividade e improdutividade dos serviços na história do pensamento econômico”, Análise & Dados, Salvador, SEI, v. 6, n. 4, p. 5-19, Mar./97. (ECO)
----------------- "Passado e Futuro dos Serviços - O Caso da RMS". Bahia Análise & Dados, Salvador-BA, SEI, v. 10, n. 1, p. 68-86, julho de 2000.
BATESON, John E. G. e HOFFMAN, K. Douglas. Marketing de serviços. 4ª ed., São Paulo: BOOKMAN, 2001.
DE MASI, Domenico (org.). A sociedade pós-industrial. 3ª ed., São Paulo: SENAC, 2000.
FITZSIMMONS, James A. & FITZSIMMONS, MONA J.. Administração de serviços - operações, estratégia e tecnologia de informação. Porto Alegre: Bookman, 2000. Parte.
GIANESI, Irineu G. & CORRÊA, Henrique L. Administração estratégica de serviços - operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1994.
LOVELOCK, C. & WRIGHT, Lauren. Serviços - marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.
KON, Anita.  A produção terciária - o caso paulista. São Paulo: Nobel, 1992. Cap. 1, “As atividades terciárias como produção”.
OFFE, Claus. Capitalismo desorganizado. 2ª ed., São Paulo: Brasiliense, 1994. Cap. 4, “O Crescimento do Setor de Serviço”.
PORTER, Michael E. A Vantagem competitiva das nações. São Paulo: Campus, 1993. Capítulo 6.
KOTLER, Philip. Administração de marketing - análise, planejamento, implementação e controle. 4ª ed., São Paulo: Atlas, 1996. Cap. 15, “Marketing de Serviços”.
SCHMENNER, Roger W. Administração em Operações em Serviços. São Paulo: Futura, 1999.
TEBOUL, James. A Era dos serviços - uma nova abordagem de gerenciamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

 7- Sistemas de Comércio Exterior
Professor responsável: Gustavo Joaquim Lisboa

A modalidade de comércio. Condições contratuais. Direitos aduaneiros. Restrições ao comércio internacional. Armazenagem. As formas de pagamento. Seguros. O negócio de mercado a termo. O mercado futuro.

Referência bibliográfica:
BIZELLI, João dos Santos; BARBOSA, LOPES, José Manuel Cortiñas; GAMA, Marilza. Comércio Exterior Competitivo. São Paulo: Aduaneiras, 2002.
 LUNA, E. P. Essencial de comércio exterior de A a Z. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2002.
LUNARDI, Angelo Luiz. Incoterms 2000: condições internacionais de compra e venda. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2001.
MAIA, Jaime de Mariz. Economia internacional e comércio exterior. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
VASQUEZ, José Lopes. Comércio exterior brasileiro: SISCOMEX – importação e exportação. São Paulo: Aduaneiras, 2001

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster