Educação Infantil

Estrutura Curricular

DISCIPLINA/CARGA HORÁRIA EMENTA
Infâncias, Crianças e História da Educação Ifantil
60 HORAS
Estudo das concepções de infância, criança e educação infantil em diferentes momentos históricos, até a contemporaneidade. As diferentes formas de ser criança,a visibilidade da infância para cada grupo e em cada época/tempo cronológico e psicológico desta fase do ciclo de vida.As crianças e a diversidade nas culturas contemporâneas. A construção da identidade pessoal e coletiva (etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística, religiosa, etc.) nas interações, relações e práticas cotidianas da cultura contemporânea. Interações sociais, afetividade e aprendizagem numa perspectiva histórico-cultural.A história da educação infantil no Brasil.
Políticas Públicas de Educação Infantil
45 HORAS
A Educação Infantil na legislação brasileira. As políticas públicas vigentes para a Educação Infantil. Políticas de atendimento às crianças de 0 a 5 anos no Brasil. Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil. Documentos orientadores de políticas de educação infantil. A educação infantil no contexto local: história, concepções e situação do atendimento. Aspectos históricos, legais e pedagógicos.
Currículo e Educação Infantil
60 HORAS
O conceito do currículo nas diferentes teorias. Currículo como uma construção histórica na relação com as políticas sociais O currículo e a prática pedagógica na educação infantil. Currículo, Identidade e diversidade na educação infantil. Análise das tendências da organização curricular na Educação Infantil: áreas do desenvolvimento e áreas do conhecimento. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Propostas pedagógicas. Projeto político-pedagógico e seu comprometimento com o desenvolvimento integral das crianças, com a prática inclusiva e com a valorização da diversidade sociocultural no cotidiano de creches e pré-escolas.
Organização Didático-Pedagógica na Educação Infantil
60 HORAS
A especificidade de creches e pré-escolas quanto a organização e gestão do espaço e tempo, a agrupamentos das crianças e as possibilidades de convivência com diferentes faixas etárias, a inserções e transições casa-escola, creche-pré-escola, pré-escola - primeiro ano do Ensino Fundamental, a rotinas de atividades. Planejamento e avaliação na Educação Infantil.Observação, registro e documentação pedagógica.Interrelações entre educar, cuidar e brincar, mente e corpo. O lúdico como eixo integrador do trabalho docente. Construção da linguagem musical e suas implicações no desenvolvimento cognitivo, afetivo, socio-cultural e psicomotor de crianças de 0 a 5 anos.   A Criança e a Psicomotricidade. A Matemática na Educação Infantil. Arte e cultura: apreciar-conhecer-produzir. Literatura na educação infantil. Relação entre oralidade e cultura escrita.
Inclusão na Educação Infantil
45 HORAS
Histórico, características e políticas públicas. Lugar da pessoa com necessidades especiais na sociedade. Dilemas e perspectivas da Educação Especial e da Inclusão na Educação Infantil. Discute as abordagens com ênfase na concepçãosocio-histórico-cultural (Wallon, Piaget e Vygotsky), destacando às Necessidades Educativas Especiais (NEE), as Adaptações Curriculares, à inclusão na construção do conhecimento e seus significados na Educação Infantil.O atendimento educacional especializado (AEE). O acesso e a permanência da criança com necessidades educacionais especiais.
Metodologia da Pesquisa
45 HORAS
A importância científico-social da pesquisa educacional no contexto das ciências e da sociedade. A pesquisa em educação e na educação infantil. O projeto de pesquisa: consistência teórica e delineamento. Método científico e pesquisa em educação. Abordagens qualitativas e quantitativas: características, limites e possibilidades. Pesquisas no campo da educação infantil: principais tendências ao longo da história e cenário atual. Pesquisa com crianças: metodologias investigativas. Relação entre pesquisa e prática docente na educação infantil: Problematização e implementação de ações pedagógicas a partir da observação, do registro, do planejamento e da avaliação sobre a prática educativa e pedagógica na educação infantil.
Pesquisa Orientada I
30 HORAS
Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (Monografia ou Artigo), sua elaboração e publicação. Elaboração do Projeto de Pesquisa.
Pesquisa Orientada II
30 HORAS
Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (Monografia ou Artigo), sua elaboração e publicação. Planejar os procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa, elaboração dos instrumentos de coleta dos dados. Elaboração dos dados e informações. Análise dos dados e informações.Apresentação da primeira versão do TCC.
Pesquisa Orientada III
30 HORAS
Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (Monografia ou Artigo), sua elaboração e publicação. Orientação direcionada ao acompanhamento da redação final do TCC. Observação quanto à coerência, a lógica teórica do texto elaborado.Apresentação final do TCC. Organização do livro para publicação.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web