Consiste em uma combinação de aulas expositivas, discussões coletivas, grupos de trabalho e, em algumas disciplinas, da presença de vários professores ministrando os conteúdos simultaneamente. Cada disciplina terá um único professor responsável, que coordenará a participação dos outros docentes que dividirão as atividades previstas na mesma. Os professores do curso terão, desde seu início, a tarefa de orientação dos alunos, acompanhando o desenvolvimento do projeto de seu Trabalho de Conclusão de Curso desde sua concepção. As disciplinas não serão pautadas pelo rol de conteúdos específicos do Ensino Médio, mas sim pela escolha de temas geradores, a partir dos quais será trabalhada, na prática, a construção da interdisciplinaridade. Na seleção de temas geradores a serem trabalhados no curso, serão levados em consideração àqueles trazidos pelos próprios alunos, de acordo com a realidade de suas escolas, além de temas propostos pelos professores do curso. A disciplina Investigação em Educação está estruturada ao longo de todo o curso. Estão previstos quatro encontros, entre os módulos: em abril, setembro e novembro de 2008 e abril de 2009. A duração de cada encontro será de 15 horas. Dessa forma, propiciará a oportunidade de intervenção do professor-aluno em sua realidade, através do diálogo entre a teoria e a prática. Essa dinâmica resultará no desenvolvimento e realização do Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentado no mês de julho de 2009.
O curso prevê a realização de atividades complementares, tais como: