Formação Pedagógica para Educação Inclusiva

Apresentação

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu "Formação Pedagógica para Educação Inclusiva", partiu da iniciativa da articulação entre a Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia (SEC), através da Coordenação de Desenvolvimento do Ensino Superior (CODES), Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (SUDEB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). E será mantido financeiramente pela SEC e gerido por docentes do Departamento de Ciências da Educação (DCIE) da UESC.

Às atender as Políticas Nacionais e Internacionais da Educação Especial vigente as instituições parceiras lançam mão para implementação deste, com a publicação: Resolução do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), Nº 20/2014, no uso de suas atribuições, com amparo no art. 72 do Regimento Geral da UESC, e o deliberado na 106ª Reunião Ordinária, realizada em 26 de fevereiro de 2014. Instituiu a Formação continuada de professores em serviço da SEC, no intuito de qualificar docentes da educação das áreas específicas, da formação pedagógica para atuação no âmbito da Educação Básica nas modalidades da Educação Especial e Inclusiva.

Este veio atender a demanda social do entorno da UESC com a intencionalidade de fomentar um ensino de qualidade à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas classes regulares. Este curso promoverá situações de aprofundamentos da fundamentação pedagógica, metodológica, prática e de pesquisa que deem respaldo à identidade do trabalho docente inclusivo. Atentando-se às circunstâncias dos processos ensino e aprendizagens contextualizadas e na compreensão da diversidade e da interdisciplinaridade dos seguintes eixos: Fundamentos da Educação Especial, Metodologias da Educação Especial e Práticas Pedagógicas da Educação Especial.

COORDENAÇÃO
Ms. GENIGLEIDE SANTOS DA HORA - gshora1@hotmail.com
Dra. ROSENAIDE PEREIRA DOS REIS RAMOS - roseramosueschotmail.com

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster