Formação Pedagógica para Educação Inclusiva

Características do Curso

I – Público alvo – Profissionais que estão no exercício da docência nas escolas públicas da Educação Básica, com Atendimento Educacional Especializado de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).

II – Número de Vagas – Máximo de 50 (cinquenta).

III – Metodologia – O Curso será desenvolvido na modalidade presencial, com um encontro mensal, com três articulações nucleares: Fundamentos da Educação Especial, Metodologias da Educação Especial e Práticas Pedagógicas da Educação Especial. Todas as atividades didático-pedagógicas buscarão integrar aspectos teóricos e práticos com a valorização das experiências prévias dos docentes do Curso, e dos professores-alunos. As estratégias metodológicas deverão privilegiar as Tecnologias Assistivas e novos intercâmbios que despertem ações proativas que estimulem e mantenham o interesse e o envolvimento da turma, a partir de ações interativas: Workshops, Seminários, Painéis, Estudos de Caso, entre outros recursos audiovisuais relacionados.

IV – Linhas de Pesquisa:
  1. Legislação e políticas públicas para inclusão escolar.
  2. Formação docente e metodologias pedagógicas nas áreas da deficiência, condutas típicas e altas habilidades.
  3. Organização do fazer pedagógico na escola regular e especial: planejamento, currículo e avaliação educacional.

V – Duração e organização do Curso – O Curso terá duração de 24 (vinte e quatro) meses e será composto de três núcleos temáticos. A carga horária total do curso de 480 (quatrocentos e oitenta) horas.

VI – Financiamento – O Curso terá financiamento externo, via parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e execução e administração da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

 

 

 

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