Metodologia em Educação Física e Esporte

Corpo Docente


Anne Aparecida Almeida Cruz

Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira. Possui Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física Montenegro.Atualmente é Professora substituta da Universidade Estadual Santa Cruz, Ilheus - Bahia. Coordenadora do Estágio Supervisionado Não-Obrigatório em Educação Física da UESC. Professora de Educação Física concursada da Secretaria de Educação do Estado da Bahia cedida a Diretoria Regional de Educação da Bahia , atuando na Coordenação de Educação Física Escolar e Esporte escolar . Professora na Faculdade Unime/Facsul Campus Itabuna. Membro do grupo de Pesquisa em Educação Física e Esporte da UESC.

Marco Aurélio Avila – Dr.
Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (2004), convalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Educação Física escolar - Universidade do Estado de Santa Catarina (1994). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenador do mestrado em Cultura e Turismo. Líder do Grupo de pesquisa Cultura e Turismo: Política e Planejamento. Diretor Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. Tem experiência em Turismo e Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: Planejamento Turístico, Tendências do Turismo Contemporâneo, Desenvolvimento Turístico Sustentável, Lazer e Recreação.

Joslei Viana de Souza – Dra.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina-UEL (1986); Especialização em Ciências de Esporte pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (1994) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1999). Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (2008). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Motora Adaptada, atuando principalmente no seguinte tema: deficiência.

Helma Pio Mororó José – Ms.
Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, idoso, formação profissional.

Cristiano de Sant’anna Bahia - Ms.
Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz, graduação em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002) e graduação em Educaçao Física pela Faculdade de Educaçao Física Montenegro (1996). Atualmente é professor auxiliar da UNIME ITBUNA, professor auxiliar da Universidade Estadual de Santa Cruz, professor do Governo do Estado da Bahia. Coordenador de educação física escolar e esporte da DIREC 6 de Ilhéus. Coordendor do Grupo de pesquisa em educação física escolar e esporte da UESC.

Alexander Klein Tahara - Ms.
Possui Graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus de Rio Claro (2001) e Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus de Rio Claro (2004). Atualmente é Docente (Prof. Assistente - nível B) da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus/BA. É Membro Pesquisador do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer, da UNESP/Rio Claro. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer, Recreação e Atividades de Aventura na Natureza.

Luiz Henrique da Silva - Ms.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Ilhéus - BA.

Marcia Morel - Ms.
Marcia Morel concluiu o mestrado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho em 2005. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Publicou 2 artigos em periódicos especializados, 1 capítulo de livro e organizou um livro. Entre 1998 e 2008 coordenou projeto de pesquisa e extensão, contribuiu como Coordenadora da Área de Conhecimento em Educação e Movimento Humano de 2007 a 2008. Atua na área de Educação Física, com ênfase em Comunicação e Mídia, participa como Vice-coordenadora do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Físca da UESC até 2010, foi Coordenadora do Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar de 2007 a 2008, atualmente é Coordenadora Geral dos Estágios da Graduação da UESC.

Tiago Nicola Lavoura – Ms.
Realiza seu doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana, investigando as relações existentes entre o Modo de Produção (Trabalho) e o Tempo Livre da vida no e do Campesinato. Possui mestrado pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro, em Ciências da Motricidade - Pedagogia da Motricidade Humana, e graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é Professor Assistente "Nível A" Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Ilhéus/Bahia. Nesta Instituição, ministra disciplinas da área Pedagógica, com ênfase em Didática e Estágio Escolar. Também é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa de Práticas Pedagógicas em Educação Física e Esporte Escolar, sendo um dos líderes das linhas de pesquisa em Metodologia de Ensino da Educação Física e do Esporte Escolar e Prática Pedagógica e Avaliação em Educação Física Escolar.

Regina Sandra Marchesi - Ms.
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991) e Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professora assistente com Mestrado da Universidade Federal da Bahia, na Faculdade de Educação e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, vinculada a linha de pesquisa Educação, Cultura Corporal e Lazer. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física e corporeidade, educação física escolar, avaliação na educação física, didática da educação física e prática de ensino e estágio na Educação Física Escolar.

Roberto França Moreira - Ms.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1988) , especialização em Metoddologia do Ensino Superior pelo Associação Cultural e Educacional da Bahia Faculdade de Educação da Bahia (1999) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002) . Atualmente é Professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz, professor titular da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Epidemiologia, Saúde populacional, Políticas de Saúde.

Micheli Venturini - Ms.
Possui Licenciatura Plena em Educação Física, Especialização em Educação Física Escolar e é Mestre em Educação (Sociedade e Práxis Pedagógica) pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no Departamento de Educação do Campos II - Alagoinhas e da Faculdade Social, ambas atuando no curso de Educação Física. Além disso, é tesoureira da Secretaria Estadual da Bahia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação na UFBA, vinculada a linha de pesquisa Educação, Cultura Corporal e Lazer.

Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro Menuchi
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física e Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor assistente titular do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus/BA, ministrando disciplinas do eixo técnico-metodológico em Educação Física. Pesquisador da área de Comportamento Motor, atua principalmente nos seguintes temas: coordenação e controle de movimento, atividade física adaptada, iniciação esportiva, desenvolvimento motor humano e educação física escolar.

Samuel Macêdo Guimarães
Concluiu o mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (SC), em 2002. Concluiu Especialização em Ginástica Escolar pela Universidade Federal de Pelotas (RS), em 1984. É graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (MG) desde 1977. Tem formação em Psicoterapia Corporal Neo-Reichiana pelo Instituto Agora de formação Neo-Reichiana desde 1997. É Professor Assistente B da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 1990. Possui artigos publicados em periódicos especializados, diversos trabalhos registrados em anais de eventos. Além de produção técnica na área do Movimento Humano associado à Saúde Humana, já participou de dezenas de eventos científicos e culturais no Brasil. Foi Coordenador do Curso de Educação Física da UESC e atual Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física, pimeira Licenciatura da Plataforma Freire na UESC-ba. Atua na área de Educação Física, com ênfase em Teoria e Prática Pedagógica do Movimento Humano e Vivências e Experiências Corporais. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Movimento Humano, Corporeidade, Vivência Corporal, Educação Física, Bem Estar, Consciência Corporal, Saúde Mental, Terapia Corporal. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento humano, corporeidade, vivência corporal, educação física, bem estar, antropologia e desenvolvimento humano.

Irene Conceição Andrade Rangel
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Atualmente é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, (UNESP), campus de Rio Claro. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente junto aos seguintes temas: educação física, educação física escolar, educação física e multiculturalismo, exclusão na educação física escolar.

Luiz Carlos Rocha
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (1993), graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1997), especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (1999) e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Atualmente é doutorando na Universidade Federal da Bahia, no Programa de Pós-Graduação em Educação, é coordenador e professor assistente no curso de Licenciatura em Educação Física do Departamento de Educação - Campus II - Alagoinhas da Universidade do Estado da Bahia e professor da Faculdade Social da Bahia. Também é lider do Grupo de estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer - GEPEFEL- UNEB, tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO FÍSICA, atuando principalmente nos seguintes temas: educação/educação física, lazer; politica governamental, politicas públicas e esporte.

Valter Bracht
possui doutorado - Universität Oldenburg (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Estudos em Educação Física do CEFD. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1991/93 e 1993/95). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao fisica escolar, formação continuada de professores, educacao e epistemologia.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web