PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Estrutura Curricular

Estrutura Curricular do Programa compreende 33 (trinta e três) créditos, sendo 18 créditos de disciplinas obrigatórias, 6 créditos de disciplinas optativas, 09 créditos de Práticas de Pesquisa II, III e IV. Além disso, os mestrandos deverão cumprir Atividades Curriculares Complementares (ACC) obrigatórias: Seminário Interno de Pesquisa I e II. Atividades Obrigatórias: Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação do Trabalho Final de Conclusão de Curso, que consistirá na avaliação do Relatório de Pesquisa em desenvolvimento e na defesa da Dissertação.
18 + 6 24
A estrutura curricular do Curso de Mestrado do PPGE é constituída de:

  • Núcleo Comum formado pelo o conjunto de disciplinas de matrícula e de frequência obrigatórias para todos os mestrandos, independentemente da linha de pesquisa à qual estejam vinculados.
  • Disciplinas obrigatórias de linha de pesquisa, o conjunto de disciplinas de matrícula e de frequência obrigatórias para os mestrandos, de acordo com a linha de pesquisa à qual estejam vinculados.
  • Disciplinas optativas, ofertadas pelas linhas de pesquisa, de escolha do mestrando, em comum acordo com seu orientador, independente da linha de pesquisa à qual estejam vinculados.
  • Práticas de Pesquisa II, III e IV, correspondentes à orientação.
  • Entende-se por Práticas de Pesquisa II, III e IV, pesquisa orientada, de desenvolvimento do projeto de pesquisa, elaboração do relatório com propostas de investigação e intervenção, pesquisa aplicada e delineamento do produto resultante, visando o exame de qualificação, exame de defesa da dissertação, sob supervisão do orientador, de frequência obrigatória, devendo o mestrando se matricular nessa atividade semestralmente, até a defesa.

 

  • Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação do Trabalho Final de Conclusão de Curso.
  • Entende-se por Exame de Qualificação a avaliação do Relatório de Pesquisa em desenvolvimento, de caráter obrigatório, composto de pesquisa aplicada e delineamento do produto resultante.
  • Entende-se por Defesa da Dissertação a apresentação e avaliação do Trabalho Final de Conclusão de Curso, composto de dados conclusivos da pesquisa aplicada e do produto resultante.
  • Atividades Curriculares Complementares (ACC) para todos os mestrandos: Seminário Interno de Pesquisa I e II.
  • Entende-se por Seminário Interno de Pesquisa I e II, o componente curricular, de frequência obrigatória, que consiste em apresentação, pelos mestrandos, e apreciação coletiva das pesquisas desenvolvidas em espaços educacionais. Estudos relacionados a aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação e dirigidos às questões de pesquisa. Discussão das etapas de execução dos projetos de pesquisa e dos produtos resultantes.
  • As atividades de Seminários Internos de Pesquisa I e II, de frequência obrigatória, acontecerão em dois momentos durante o percurso no Curso, um até o final do primeiro semestre letivo do Curso, e o segundo até o final do terceiro semestre letivo do Curso, sem representar unidades de crédito.
  • As Atividades Curriculares Complementares (ACC) são compreendidas como enriquecimento curricular no percurso acadêmico do mestrando, sem representar unidades de crédito.

O Curso de mestrado terá duração de vinte e quatro meses, contados da data da primeira matrícula e com carga horária de 495 (quatrocentos e noventa e cinco) horas. O prazo máximo para integralização total do Programa poderá ser, excepcionalmente, prorrogado para 30 (trinta) meses, desde que devidamente justificado pelo orientador e aceito pelo Colegiado do Programa. Não se computará para o prazo máximo de integralização o tempo correspondente ao trancamento total de disciplinas, que poderá ser feito por apenas 01 (um) semestre, desde que devidamente justificado e aprovado pelo Colegiado do Programa, ou por motivo de saúde, mediante apresentação de atestado médico comprobatório.

A integralização curricular tomará por base o sistema de crédito/hora, na equivalência de cada 1 crédito corresponder a 15 horas de atividades teóricas, a 30 horas de atividades práticas ou a 45 horas de atividades de campo.

O Colegiado deverá ofertar disciplinas suficientes para que o mestrando possa integralizar os créditos no máximo até seis meses do prazo de integralização do curso.

 

Estrutura curricular

Créditos

DISCIPLINAS / ATIVIDADES

Caráter

C/H

Créditos

NÚCLEO COMUM

Prática de Pesquisa I

OB

60

4

Políticas Públicas em Educação

OB

60

4

Currículo e Formação Docente

OB

60

4

I- Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores

Organização da Prática Pedagógica e a Docência

OB

45

3

Princípios e Práticas investigativas em Alfabetização

OB

45

3

 

 

 

 

OPTATIVAS - LINHA 1

 

 

 

Alfabetização Científica em Sala de Aula: Conceitos e Práticas

OP

45

3

Alfabetização na Educação Matemática

OP

45

3

Práticas de Leitura na Escola

OP

45

3

Práticas de Produção Textual Escrita na Escola

OP

45

3

Ciclos de Desenvolvimento Profissional Docente

OP

45

3

 

 

 

 

Prática de Pesquisa II

OB

45

3

Prática de Pesquisa III

OB

45

3

Prática de Pesquisa IV

OB

45

3

 

 

 

 

NÚCLEO COMUM

Prática de Pesquisa I

OB

60

4

Políticas Públicas em Educação

OB

60

4

Currículo e Formação Docente

OB

60

4

II. Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais e Gestão Escolar

Organização e Gestão Escolar

OB

45

3

Políticas Públicas Educacionais e Diversidade Cultural

OB

45

3

 

 

 

 

OPTATIVAS - LINHA 2

 

 

 

Gestão dos Espaços Públicos e Relação com a Comunidade

OP

45

3

Avaliação de Sistemas Educacionais

OP

45

3

Educação e Tecnologias

OP

45

3

Financiamento da Educação e a Escola

OP

45

3

 

 

 

 

Prática de Pesquisa II

OB

45

3

Prática de Pesquisa III

OB

45

3

Prática de Pesquisa IV

OB

45

3

 

 

 

 

OPTATIVAS PARA AS DUAS LINHAS

Tópicos Especiais em Educação

OP

45

3

OB - Obrigatória; OP- Optativa Total 495 horas / 33 créditos de disciplinas.

As disciplinas optativas ofertadas podem ser cursadas pelos mestrandos, independente a linha de pesquisa que pertença.

 

 

 

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