Estrutura Curricular do Programa compreende 33 (trinta e três) créditos, sendo 18 créditos de disciplinas obrigatórias, 6 créditos de disciplinas optativas, 09 créditos de Práticas de Pesquisa II, III e IV. Além disso, os mestrandos deverão cumprir Atividades Curriculares Complementares (ACC) obrigatórias: Seminário Interno de Pesquisa I e II. Atividades Obrigatórias: Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação do Trabalho Final de Conclusão de Curso, que consistirá na avaliação do Relatório de Pesquisa em desenvolvimento e na defesa da Dissertação.
18 + 6 24
A estrutura curricular do Curso de Mestrado do PPGE é constituída de:
O Curso de mestrado terá duração de vinte e quatro meses, contados da data da primeira matrícula e com carga horária de 495 (quatrocentos e noventa e cinco) horas. O prazo máximo para integralização total do Programa poderá ser, excepcionalmente, prorrogado para 30 (trinta) meses, desde que devidamente justificado pelo orientador e aceito pelo Colegiado do Programa. Não se computará para o prazo máximo de integralização o tempo correspondente ao trancamento total de disciplinas, que poderá ser feito por apenas 01 (um) semestre, desde que devidamente justificado e aprovado pelo Colegiado do Programa, ou por motivo de saúde, mediante apresentação de atestado médico comprobatório.
A integralização curricular tomará por base o sistema de crédito/hora, na equivalência de cada 1 crédito corresponder a 15 horas de atividades teóricas, a 30 horas de atividades práticas ou a 45 horas de atividades de campo.
O Colegiado deverá ofertar disciplinas suficientes para que o mestrando possa integralizar os créditos no máximo até seis meses do prazo de integralização do curso.
DISCIPLINAS / ATIVIDADES |
Caráter |
C/H |
Créditos |
NÚCLEO COMUM |
|||
Prática de Pesquisa I |
OB |
60 |
4 |
Políticas Públicas em Educação |
OB |
60 |
4 |
Currículo e Formação Docente |
OB |
60 |
4 |
I- Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores |
|||
Organização da Prática Pedagógica e a Docência |
OB |
45 |
3 |
Princípios e Práticas investigativas em Alfabetização |
OB |
45 |
3 |
|
|
|
|
OPTATIVAS - LINHA 1 |
|
|
|
Alfabetização Científica em Sala de Aula: Conceitos e Práticas |
OP |
45 |
3 |
Alfabetização na Educação Matemática |
OP |
45 |
3 |
Práticas de Leitura na Escola |
OP |
45 |
3 |
Práticas de Produção Textual Escrita na Escola |
OP |
45 |
3 |
Ciclos de Desenvolvimento Profissional Docente |
OP |
45 |
3 |
|
|
|
|
Prática de Pesquisa II |
OB |
45 |
3 |
Prática de Pesquisa III |
OB |
45 |
3 |
Prática de Pesquisa IV |
OB |
45 |
3 |
|
|
|
|
NÚCLEO COMUM |
|||
Prática de Pesquisa I |
OB |
60 |
4 |
Políticas Públicas em Educação |
OB |
60 |
4 |
Currículo e Formação Docente |
OB |
60 |
4 |
II. Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais e Gestão Escolar |
|||
Organização e Gestão Escolar |
OB |
45 |
3 |
Políticas Públicas Educacionais e Diversidade Cultural |
OB |
45 |
3 |
|
|
|
|
OPTATIVAS - LINHA 2 |
|
|
|
Gestão dos Espaços Públicos e Relação com a Comunidade |
OP |
45 |
3 |
Avaliação de Sistemas Educacionais |
OP |
45 |
3 |
Educação e Tecnologias |
OP |
45 |
3 |
Financiamento da Educação e a Escola |
OP |
45 |
3 |
|
|
|
|
Prática de Pesquisa II |
OB |
45 |
3 |
Prática de Pesquisa III |
OB |
45 |
3 |
Prática de Pesquisa IV |
OB |
45 |
3 |
|
|
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OPTATIVAS PARA AS DUAS LINHAS |
|||
Tópicos Especiais em Educação |
OP |
45 |
3 |
OB - Obrigatória; OP- Optativa Total 495 horas / 33 créditos de disciplinas. As disciplinas optativas ofertadas podem ser cursadas pelos mestrandos, independente a linha de pesquisa que pertença. |