PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Inserção Social

Reafirmamos que o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação - PPGE faz parte de uma política da Universidade Estadual de Santa Cruz de capacitação e formação continuada em áreas estratégicas e críticas para o desenvolvimento da região. A interação com a Região acontece na medida em que estamos presentes, enquanto curso de Pós-graduação (mestrado profissional) nas escolas da educação básica e nas redes de ensino na área de abrangência da UESC.

Há que se fazer referência ao processo de seleção de novas turmas, em que o Programa tem registrado candidatos residentes em todo território baiano. As sete turmas foram constituídas por alunos dos seguintes municípios: Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Itamaraju, Itajuípe, Itacaré, Gandú, Teixeira de Freitas, Aurelino Leal, Bom Jesus da Lapa, Coaraci, Maraú, Barra Grande, Camacâ, São José da Vitória, Ubaitaba, Porto Seguro, Buerarema, Ibirataia, Ipiaú, Itajú do Colônia, Itapitanga, Jequié, Uruçuca, Jitaúna, Una, Santa Cruz de Cabrália, Eunapólis, Valença Vitória da Conquista. Nesse sentido, registramos a presença de professores como discentes do Curso representando uma parcela da Educação dos municípios da região.

Para o Programa a formação continuada dos(as) professores(as) - mestrandos (as) exerce papel essencial proporcionando a problematização de velhos questionamentos capazes de responder por uma demanda ávida em querer solucionar entraves por longos períodos analisados, mas não solucionados. O Programa potencializa a inserção social ao adentrar as escolas e secretarias de educação da região com propostas de pesquisa implicada com sua realidade social.

As pesquisas forjam espaços para atuarmos como intervencionistas garantindo ao(a) pesquisador(a)- mestrando(a) o fortalecimento de vínculo permanente com a Educação Básica. Cada discente desenvolve sua pesquisa no lócus da sua prática docente, engajando-se no contexto educacional e social. Essa inserção vem possibilitando visualizar em cada pesquisa e no conjunto maior, em cada turma, o impacto dos resultados dos estudos sobre a prática docente, bem como, suas análises e formulações de políticas públicas para a educação escolar dos municípios, projeções para o impacto regional.

A pesquisa interventiva é foco prevalente de inserção social seja pelos temas objeto de estudo, seja na metodologia e lócus de coleta de dados, seja mediante socialização dos resultados. A referência aqui são as pesquisas realizadas por docentes e pelo corpo discente, como importantes espaços de inserção social do PPGE. São projetos que produzem impactos nas redes públicas de educação básica. A produção cientifica e inserção social dos egressos também deve ser referida, pois indica as repercussões do PPGE.

O Programa realiza um conjunto de atividades de extensão em parceria com as Secretárias de Educação dos municípios, com os cursos de Licenciatura da UESC e ONGs da Região. Entre essas atividades destacamos a formação de professores na Educação infantil, professores de escolas em Comunidades Quilombolas, professores alfabetizadores, gestores escolares e conselheiros municipais. Essas atividades são realizadas por meio dos grupos de estudos e pesquisa envolvendo docentes e alunos do Programa e da graduação. A inserção se realiza também por meio das palestras e oficinas realizadas pelos docentes do Programa.

 

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