A UESC
Estrutura Organizacional
Serviços
Destaques
Graduação
Pós-Graduação
Extensão
Servidores
Fale Conosco
A história
Localização
Regimento
Estatuto
Portarias
Editais
Conselhos Superiores
Calendário
Galeria de Fotos
Reitoria
Pró-reitorias e Procuradoria
Conselhos
Assessorias
Departamentos
Colegiados
Comitês e Comissões
Coleções Científicas
Graduação
Pós-graduação
Extensão
Auditórios
Biblioteca
Licitações
Pav. Max de Menezes
Portal Acadêmico
Protocolo Digital
Peticionamento Eletrônico do SEI
Entrevistas
Jornal Uesc
Eventos
Notícias
Avaliação Funcional
Comprasnet.Ba
RH Bahia
Portal Sei Bahia
Uescoop
Acesse o webmail
UESC >
Pos graduacao >
Mestrado >
Formacaodeprofessores >
Apresentação
Contato
Linhas de Pesquisa
Objetivos
Público Atendido
II ENEAMPRED 2021
Avaliação
Estrutura Curricular
Discentes
Docentes
Trabalho Final de Conclusão de Curso
Produto Educacional
Inserção Social
Egressos
Produções Egressos
Processo Seletivo
Credenciamento de Docentes
Matrícula
Horário
PPGE Debate
Seminário Interno de Pesquisa
Cronograma de Exame de Qualificação e Defesa
Formulários
Links Importantes
Normas e Resoluções
English
PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Trabalho Final de Conclusão de Curso
Dissertações Publicadas:
2015
Linha de Pesquisa 1- Alfabetização e Práticas Pedagógicas
Turma 1
Título das Dissertação
ANA PAULA SOUZA BÁFICA
COMO ENSINAMOS/APRENDEMOS A LER? AS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LEITURA
EDNAILZA MIRANDA CARVALHO ABOBOREIRA
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
IRAMAR LAGES SANTOS
SABERES DOCENTES MOBILIZADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA
JAMILE DE ANDRADE BARROS
A EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM LEITURA DE PROFESSORAS-ALFABETIZADORAS PARTICIPANTES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC
LINDINALVA CALAZANS DA SILVA
FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NOS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA EM ITABUNA-BA: UMA ANÁLISE NA ÓTICA DOS (AS) PROFESSORES (AS) ALFABETIZADORES (AS)
MARIA LUIZA SOARES RODRIGUES
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA VISÃO DA PROFESSORA DO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
STÉFANO COUTO MONTEIRO
COM LÁPIS, URUCUM, TRAÇOS E BORDUNA SE FAZ O CURRÍCULO INTERCULTURAL: O CASO DA ESCOLA INDÍGENA PATAXÓ COROA VERMELHA
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais
DARLUCE ANDRADE DE QUEIROZ
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR: A EXPERIÊNCIA DE GESTÃO NO MUNICÍPIO DE CANAVIEIRAS - BA
IVANEIDE DAMASCENO DO NASCISMENTO GOMES
LITERATURA BRASILEIRA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO: interpretação do aluno
JACKELINE SANTANA GOMES
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: diálogo com professoras e crianças das séries iniciais do ensino fundamental
KILDRIA VIEIRA ALVES GIGANTE
EXPERIÊNCIAS EM TEMPO INTEGRAL DE DUAS ESCOLAS PUBLICAS MUNICIPAIS DE TEIXEIRA DE FREITAS – BAHIA: limitações e possibilidades
LARISSA VASCONCELOS LONGO
ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM AURELINO LEAL/BA
ROSILANE MACIEL DA SILVA
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DA CRIANÇA NEGRA: um diálogo com a escola
SOLANGE FRANÇA OLIVEIRA VIANA
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: OLHARES SOBRE A IMPLANTAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA
VERANILDES SANTOS GOMES
EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ILHÉUS: uma análise de sua implementação e práticas
2016
Linha de Pesquisa 1- Alfabetização e Práticas Pedagógicas
Turma 2
Título das Dissertação
ADRIANA CARDOSO DA SILVA BRASIL
A(RES)SIGNIFICAÇÃO DA LEITURA: uma proposta de ensino com as estratégias de leitura no 1º ano do ciclo de alfabetização
GIDENALVA DOS SANTOS CARDOSO
EXPERIÊNCIAS DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLA PRISIONAL: Estudo de caso no Conjunto Penal de Itabuna, Bahia
MARCIA ALEXANDRA ARAÚJO PEIXINHO
Formação colaborativa de Professores para atuação com alunos com necessidades educacionais especiais
MARIA ELIA DOS SANTOS TEIXEIRA DE CARVALHO
A PRODUÇÃO ESCRITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA APROVADOS NO PNLD 2015
MARINEIDE RIBEIRO DA SILVA
O domínio das convenções da escrita por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental: o que eles sabem e o que ainda não sabem
ROZINEIDE AGUIAR DOS SANTOS
O desenvolvimento de Sequências de Ensino Investigativas como forma de promover a Alfabetização Científica dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SILVANA APERECEDA DE ALMEIDA MIRANDA
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL DA REGIÃO SUL DA BAHIA: POSSÍVEIS ARTICULAÇOES E POTENCIALIDADES
VIVIANE OLIVEIRA DE CASTRO
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL DURANTE A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DE ENSINO
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais
AMANDA NASCIMENTO ARAÚJO
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA
CARLA DOS REIS SANTOS
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA/BAHIA: O olhar do Conselho Municipal de Educação
EMÍLIA CRISTINA AUGUSTO DOS SANTOS
A EDUCAÇÃO INFANTIL, O TRABALHO DOCENTE E A PROPOSTA PEDAGÓGICA: experiência de Canavieiras/BA
LETÍCIA ANDRADE SILVA
A POLÍTICA EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM IBIRATAIA-BA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS
MARCIA LIMA SANTOS
POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EXTERNA: INTERFERÊNCIA DO IDEB NA GESTAO E NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA
MARCINÉIA VIEIRA DE ALMEIDA SANTOS TUPINAMBA
PRÁXIS PEDAGÓGICAS E SABERES CULTURAIS: diálogos com as professoras Tupinambá de Olivença
2017
Linha de Pesquisa 1- Alfabetização e Práticas Pedagógicas
Turma 3
Título das Dissertação
CAMILA DA SILVA LISBÔA
TECENDO OS FIOS DA ORALIDADE: um estudo das práticas de ensino do professor alfabetizador
DÉBORA PEREIRA DOS SANTOS
DIDÁTICA, PESQUISA E INTERVENÇÃO NA PERSPECTIVA DO PARADIGMA MULTISSERIADO
DORA MÔNICA ALVES DE ARAÚJO
A PESQUISA NA FORMAÇÃO CONTINUADA E NA PRÁTICA DOCENTE: perspectivas para o ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental
ELIONAI FERNANDES DA SILVA
A ESCRITA NO CONTEXTO DA AULA DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: relações possíveis entre a alfabetização científica e a alfabetização linguística
JOSÉ CARLOS RIBEIRO FLORO
A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE REFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
MARTA VIRGÍNIA VASCO BISPO
O PROFESSOR E O ENSINO DE GRAMÁTICA: o que se ensina, como se ensina, para que se ensina
PRISCILA ALVES PEREIRA
A AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: a situação de alunos no 3º ano em Teixeira de Freitas - BA
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais
CÁTIA REGINA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma atitude emancipatória
ÉRICO JOSÉ DOS SANTOS
A POLÍTICA DE EXPANSÃO DE VAGAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA: interpretações de uma realidade em construção
LUCIENE ROCHA SILVA
A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA, NO PERÍODO DE 2010 A 2017
MAIUSA FERRAZ PEREIRA SANTOS
EVASÃO E REPROVAÇÃO ESCOLAR NOS CURSOS INTEGRADOS DO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS
MARCELA SANTOS DE JESUS
CONSELHO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: limites e possibilidades em uma escola pública de Ilhéus/BA
NEÍSA PEREIRA DOS SANTOS DE CASTRO
UMA ANÁLISE DAS INICIATIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ADOTADAS PELO MUNICÍPIO DE ILHÉUS APÓS A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS (2008-2016)
PASCOAL JOÃO DOS SANTOS
A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS: o caso do Projeto Político Pedagógico da Escola Nucleada de Sambaituba
VALQUÍRIA PINHEIRO SILVA FERNANDES
O CONHECIMENTO SOBRE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - FUNDEB: o que dizem as docentes da Educação Infantil?
2018
Linha de Pesquisa 1- Alfabetização e Práticas Pedagógicas
Turma 4
Título das Dissertação
CINTHIA APARECIDA CARMO MOURA
INTERLOCUÇÃO ENTRE O CURRÍCULO ESCOLAR E OS SABERES DA TRADIÇÃO ORAL
JAMILE DA SILVA BOMFIM
PLANEJAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ITABUNA-BA: o instituído, o realizado e o proposto
JANUSIA SOUZA AQUINO
A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA EM DIFERENTES NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: um trajeto de (des) encantamento?
GENÍRIA ALMEIDA DOS SANTOS SOUZA
PRÁTICAS DOCENTES FRENTE AOS QUESTIONAMENTOS SOBRE OS FENÔMENOS DA NATUREZA: um estudo com professores de uma escola do primeiro ciclo da alfabetização do município de São José da Vitória, Bahia
JOÃO RODOLFO SILVA PINHEIRO
PRÁTICAS TRADICIONAIS PATAXÓ: Estabelecendo um diálogo com o ensino de Ciências na Formação Docente
REJANE SOUZA RIBEIRO DE CRISTO
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SRM: as facetas e implicações na inclusão escolar
THAYS SANTOS COSTA
AULA DE PORTUGUÊS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: Para quem? Para quê? O quê? Como?
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais
CINTIA LOPES VIEIRA DE JESUS
A FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CAMPESINA NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA-BA
DELIA DE OLIVEIRA LADEIA
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD PARA PROFESSORES EGRESSOS
LISANGELA SILVA LIMA
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO EM ITABUNA-BAHIA
MARCIA LACERDA SANTOS SANTANA
PROINFÂNCIA: relações entre os espaços físicos e a prática pedagógica dos professores
MARICÉLIA DE SOUZA PEREIRA MOREIRA
OS CONHECIMENTOS DAS GESTORAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE COARACI/BA ACERCA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (2008-2016)
NILTANIA BRITO OLIVEIRA
A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BAHIA, PERÍODO 2012 A 2017
SARAH SANTANA NASCIMENTO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: uma análise no município de Canavieiras/BA
2019
Linha de Pesquisa 1- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Turma 5
Título das Dissertação
ANDHIARA LEAL ANTUNES OLIVEIRA
ALFABETIZAÇÃO E LIVRO DIDÁTICO: o que pensam e fazem as professoras
CRISTIANE DE SOUZA LEAL VENTURIN
ALIMENTAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: escolhas que integram a saúde e o meio ambiente
DEISE FIGUEIREDO DOS SANTOS
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO FRENTE ÀS PECULIARIDADES DA MODALIDADE EJA: em busca da alfabetização científica
JAILTON DOS REIS SANTOS FEITOSA
ETNOMATEMÁTICA: possibilidades da aprendizagem matemática no cultivo da cebola
LARISSA CAFÉ DE OLIVEIRA E LACERDA
(IM)POSSIBILIDADES DAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E INTÉRPRETES EDUCACIONAIS: contribuições para a prática pedagógica colaborativa
RAFAEL GAMA MOREIRA
SABERES E PRÁTICAS CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
VERBENIA ALMEIDA SANTOS
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM CLASSES MULTISSERIADAS: uma proposta de ensino para uma Escola no Campo município do sul da Bahia
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais e Gestão Escolar
ANA PAULA QUEIROZ DE ARAÚJO SANTANA
INTERLOCUÇÃO ENTRE OS SABERES DA COMUNIDADE DO BARROSO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE CAMAMU-BA
ELIOENAI SANTOS DE SANTANA FARIAS
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO EM ITABUNA - BAHIA
GEANE SILVA DOS SANTOS DE ANDRADE
A MATERIALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA CRECHE: com a palavra, as professoras
JACIARA DE SOUZA SANTOS
A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE UBAITABA-BA: uma análise da recontextualização local
JOSE VICENTE D'ÁVILA CASSIMIRO
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexos do cotidiano de uma instituição infantil de Ilhéus -BA
LIZANDRA SILVA LIMA
GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÕES EXTERNAS: desafios no contexto educacional em duas escolas do município de Itabuna-Bahia
NAYARA BITENCOURT ANDRADE OLIVEIRA PINHEIRO
BRINCA-SE TAMBÉM NESTA ESCOLA?
VALERIA PRAZERES DOS SANTOS
A DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NAS ESCOLAS DO CAMPO: um estudo sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Nazaré-BA
2021
Linha de Pesquisa 1- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Turma 6
Título das Dissertação
Adriana Vitória Cardoso Lopes
A REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DA BAHIA DIANTE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Carla Conceição do Vale Silva
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA/PRODUÇÃO DE TEXTO: um olhar na/da prática docente
Catarina Oliveira Franco de Mendonça
A PERCEPÇÃO SENSORIAL EM UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA: favorecendo o desenvolvimento de habilidades em crianças com Transtorno do Espectro Autista
David Raniére Bastos Magalhães
A LEITURA DO "LUGAR" NA VILA CACHOEIRA EM ILHÉUS - BA: o Estudo do Meio nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Fabricia Zanelato Bertolde
FORMAÇÃO CONTINUADA E A DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Fátima Santa Fé Borges
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA: traçando um diálogo com os princípios do desenvolvimento profissional docente
Katiúscia Pereira da Silva Anjos
O PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO CONTEXTO HOSPITALAR
Natalice Ferreira dos Santos
O PROFESSOR E O ENSINO DE PORTUGUÊS: estamos em que estágio da mudança de paradigma?
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais e Gestão Escolar
Andrea Cunha Meireles
ESTUDANTES, UNI-VOS! OS GRÊMIOS ESTUDANTIS E O MOVIMENTO CONSERVADOR "ESCOLA SEM PARTIDO"
Cristina Verônica Santos Novaes
EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ: possibilidades de aprendizagens colaborativas.
Inaiara Alves Rolim
ENSINO MÉDIO NO/DO CAMPO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: expectativas de formação dos jovens de uma comunidade rural do município de Serra do Ramalho - BA
José Feliciano dos Santos
GESTÃO ESCOLAR, PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: experiências de participação em uma escola pública de Porto Seguro/BA
Líbia de Araújo Pereira
PROJETO E-NOVA EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades da sua implementação em duas escolas no Município de Valença/BA
Marciléa Melo Alves Lima
DIÁLOGOS ENTRE ARQUITETURA EDUCACIONAL E PROJETO-POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo de caso no CIEI, Serra Grande, Uruçuca-BA
Sandra Silva Santos Batista
A IMPLEMENTAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO/ATIVIDADE EXTRACLASSE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: diálogos com as docentes do município de UNA/BA
2022
Linha de Pesquisa 1 - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Turma 7
Título das Dissertação
Katiussia Araujo Amaral
DOCUMENTOS CURRICULARES REFERENCIAIS NAS REDES MUNICIPAIS DO TERRITÓRIO LITORAL SUL DA BAHIA: Os esportes na Educação Física Escolar
Augusta Maria Fontes Veloso
PODCASTS COMO FERRAMENTA COMUNICATIVA E DE CONSTRUÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Fábio Vasconcelos Araújo
A AVALIAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA HISTÓRICO CRÍTICA: contribuições para o ensino da educação física escolar
Geisa Fideles dos Santos
ANÁLISE DAS RELAÇÕES SOCIOESPACIAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: Leitura e ensino por Investigação para a formação do pensamento geográfico
Heidi Sirlei de Oliveira Lima
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA QUE LECIONAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Juciene Dias da Luz
A LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lilian Cristina Fonseca Menezes
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA FRENTE O CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO
Luana Santos Melo
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM FAVOR DO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO DISTRITO DE TABOQUINHAS/ITACARÉ-BA
Marilu dos Santos Borba
PRÁTICAS DE ENSINO NA ÁREA DE LINGUAGENS: um estudo de caso na educação hospitalar em Itabuna - Sul da Bahia
Mauricio Santana
A DIVERSIDADE SEXUAL NOS "ARMÁRIOS" DOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE GANDU-BAHIA
Patrícia Santos de Carvalho
COMUNICAÇÃO COMO PRÁTICA EPISTÊMICA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: análise de registros escritos no Ensino Fundamental – anos finais numa escola em Maraú, Bahia
Sinara Bomfim Ribeiro
DOCUMENTOS CURRICULARES REFERENCIAIS EM MUNICÍPIOS DO LITORAL SUL DA BAHIA: formação continuada e a ressignificação da prática docente da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais e Gestão Escolar
Gabriela Anastácio de Oliveira Lima
A INSTABILIDADE NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
João José dos Santos
AÇÕES DOS PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UESC E A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Laiana Porto do Nascimento
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO BAIANO DE EDUCAÇÃO (SABE): uma pesquisa-ação com coordenadores/as Pedagógicos/as das escolas de Ensino Médio do Município de Itabuna/BA
Laiana Silva de Oliveira Foeppel Dias
AÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO: uma pesquisa de campo com um grupo de profissionais da educação da rede municipal de Ilhéus/BA
Patrícia Silva Lima
GESTÃO ESCOLAR: uma análise das práticas à luz da qualidade da educação na rede municipal de Teixeira de Freitas-Bahia
Sérgio Santos Ribeiro
“A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA”: sujeitos, articulações e implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Coaraci/BA
Sônia Valéria Barbosa de Oliveira
CULTURA ESCOLAR, SEM ESPAÇO ESCOLAR: um estudo de caso do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro (Uruçuca-BA)
Stephanie Santana Oliveira
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Implementação das diretrizes no município de Ilhéus
Talita Oliveira Duarte
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: contribuições do Núcleo de Tecnologia Municipal de Itabuna/BA
Walter de Alcântara Filho
(DES)CONECTADOS: o uso de tecnologias digitais entre professores da educação básica – Ilhéus/Itabuna/BA e graduandos em licenciatura da UESC
2023
Linha de Pesquisa 1 - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Turma 8
Título das Dissertação
Darlan Pacheco Silva
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA BAHIA: construção de um documento curricular referencial
Edvânia Souza Sena Coelho
PNLD, BNCC E ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: buscando pontos de convergência
Luciana Pereira de Souza
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: da legalidade à legitimidade na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Litoral Sul da Bahia
Luciene Rosa Santos Carvalho
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE LECIONAM NA ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS: proposta para uma formação humana e social
Vanessa Pinheiro de Oliveira Gomes Marinho
A PRÁTICA DOCENTE COMO PROPULSORA PARA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Vivian Santos Gomes
CRÍTICA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: em defesa do ensino desenvolvente na Educação Infantil
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais e Gestão Escolar
Alexandra Alves dos Santos
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:
compreensões das docentes de Santa Cruz Cabrália-BA
Fabrícia dos Santos Dantas
MAIS QUE POESIAS: a trajetória política-educacional e intelectual de Maria Ângela Ramos Bezerra
Flordeni Santos Matos Freitas
DOS GALPÕES DE CACAU AOS BALCÕES DO COMÉRCIO: debates, disputas e enfrentamentos na criação da Escola Comercial de Ilhéus (1934-1941)
Franciele Brito Barbosa
QUEM DÁ AS CARTAS NO JOGO DA POLÍTICA? Uma análise sobre representatividade na política com jovens do ensino médio
Gabriela Jesus de Amorim
CULTURAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS/ES:
práticas docentes da rede pública municipal de Canavieiras/BA
Iure Alcântara dos Santos Barros
COLÉGIO CENTRAL DA BAHIA: conflitos e resistências na história da educação (1964-1985)
Josiane Santa Inês Soares Gomes
A ORGANIZAÇÃO DA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO: diálogos com docentes do município de Itabuna-Bahia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web