Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio ambiente

Linhas de Pesquisa

 

1. ANÁLISE, PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

Esta linha contempla pesquisas, estudos e diagnósticos visando subsidiar o planejamento e a gestão de ambientes naturais e/ou antropizados, voltados para um padrão de desenvolvimento socioambiental mais sustentável, especialmente na Região Sul da Bahia. Esta linha subdivide-se em 4 sub-linhas: Sub-linha 1 - Análise do uso, gestão e qualidade ambientais de áreas urbanas, rurais e costeiras: Estudos e pesquisas envolvendo áreas urbanas, rurais e costeiras voltados para subsidiar no planejamento e na gestão ambiental, bem como, na formulação de estratégias e políticas de recuperação das áreas atingidas. Inclui-se nesta sub-linha os estudos que contribuam para a compreensão da dinâmica dos fatores que interferem nos ciclos biogeoquímicos, na qualidade dos recursos hídricos, do ar, da biota e do solo, na hidrodinâmica costeira e efeitos derivados, tendo a bacia hidrográfica como unidade de análise, planejamento e formulação de estratégias e políticas de uso sustentável.

 

2. COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

Objetiva-se pesquisar e desenvolver alternativas sustentáveis de vida orientadas especialmente para populações de baixa renda, a partir de recursos naturais e culturais disponíveis nas comunidades, tendo em consideração seus hábitos e valores sociais.

 

3. TECNOLOGIA E QUALIDADE AMBIENTAL

Esta linha considera as potencialidades regionais, partindo de diagnóstico das condições físicas, bióticas e antrópicas do Litoral Sul da Bahia, visando a produção de conhecimento voltado para a inovação tecnológica e sua aplicação no atendimento às demandas da sociedade, em diferentes contextos socioeconômicos, culturais e ecológicos, possibilitando soluções ambientalmente sustentáveis. Esta linha dividi-se em três sub-linhas: Sub-linha 1- Processos integrados de produção de energia e bioprodutos. Gestão do Ciclo de Vida. Avaliação de Impactos Ambientais: studos e pesquisas voltadas para análise e produção de alternativas energéticas renováveis e adequadas ao contexto socioambiental. Sub-linha 2- Tecnologias limpas e novos materiais:Estudos e pesquisas voltadas para substituição de práticas e técnicas degradantes do meio ambiente e desenvolvimento de novos produtos e materiais. Sub-linha 3- Saúde e Meio Ambiente: Estudos e pesquisas que focalizam a relação entre aspectos da gestão (degradação/recuperação/conservação) de componentes ambientais com as condições de saúde de grupos populacionais, reciclagem e reuso de materiais descartáveis, tratamento de efluentes, entre outros, visando o desenvolvimento de ambientes antropizados mais sustentáveis.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster