Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio ambiente

Linhas de Pesquisa

Este documento apresenta as linhas e sublinhas de pesquisa para o programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (MDRMA), tendo como referência os projetos de pesquisa cadastrados na PROPP e os projetos de pesquisa financiados por agência externa, informados no curriculum Lattes (CV), dos docentes atualmente credenciados no programa.

Tendo a interdisciplinar, o desenvolvimento e a sustentabilidade socioambiental como diretrizes norteadoras das pesquisas desenvolvidas no Programa, as pesquisas estão organizadas em duas linhas, subdivididas em sublinhas, dentro das quais se inserem os projetos específicos dos docentes e seus orientandos.  Assim, as linhas, sublinhas e projetos constituem referências para direcionar as temáticas de pesquisa dos discentes e de orientação dos docentes dentro do Programa.

A seguir estão descritas as duas linhas, respectivas sublinhas com a equipe de docentes credenciados que atendem as condições acima definidas. Para acessar o projeto a que está vinculado cada docente, basta clicar  em Docentes credenciados da respectiva Sub-linha.

 

LINHA 1 - ANÁLISE, PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL
Esta linha contempla pesquisas, estudos e diagnósticos que visam subsidiar o planejamento e a gestão de ambientes naturais e/ou antropizados, voltados para um padrão de desenvolvimento socioambiental mais sustentável, especialmente na região Sul da Bahia.
Sub-linha 1.1:
Análise do uso, gestão e qualidade ambientais de áreas urbanas, rurais e costeiras.

Docentes credenciados:
Ana Maria de Souza Santos Moreau
Daniela Mariano Lopes da Silva
Ednice de Oliveira Fontes
Maria Eugênia Bruck de Moraes
Maurício Santana Moreau
Neylor Alves Calazans Rego
Raildo Mota de Jesus
Roberto Ferreira Machado Michel
Ronaldo Lima Gomes

Descrição:
Estudos e pesquisas envolvendo áreas urbanas, rurais e costeiras voltados para subsidiar no planejamento e na gestão ambiental, bem como, na formulação de estratégias e políticas de recuperação das áreas atingidas. Inclui-se nesta sub-linha os estudos que contribuam para a compreensão da dinâmica dos fatores que interferem nos ciclos biogeoquímicos, na qualidade dos recursos hídricos, do ar, da biota e do solo, na hidrodinâmica costeira e efeitos derivados, tendo a bacia hidrográfica como unidade de análise, planejamento e formulação de estratégias e políticas de uso sustentável. Os seguintes instrumentos de Gestão Ambiental fazem parte desta sub-linha: Avaliação de Impactos Ambientais, Licenciamento Ambiental, Avaliação Tecnológica e Avaliação Ambiental Estratégica.
Sub-linha 1.2:
Economia dos recursos naturais, políticas públicas e meio ambiente.

Docentes credenciados:
Andréa da Silva Gomes
Mônica de Moura Pires

Descrição:
Estudos e pesquisas que subsidiem o planejamento e formulação de estratégias de uso sustentável dos recursos naturais em consonância com as necessidades humanas e a capacidade de resiliência dos recursos. 
Sub-linha 1.3:
Biodiversidade e conservação.

Docentes credenciados:
Alexandre Schiavetti
Romari Alejandra Martinez Montano
Sofia Campiolo

Descrição:
Estudos e pesquisas orientados para o planejamento, a gestão e conservação da biodiversidade, buscando uma relação harmoniosa na sua dinâmica com os demais componentes do meio ambiente.
Sub-linha 1.4:
Interações ambiente-sociedade.

Docentes credenciados:
Christiana Cabicieri Profice
Milton Ferreira da Silva Junior
Salvador Dall Pozzo Trevizan

Descrição:
Estudos e pesquisas voltadas para compreender as interações pessoa-ambiente e a conseqüente organização dos espaços e da paisagem, envolvendo processos socioambientais, psicologia da conservação, ecologia do desenvolvimento humano e educação ambiental, inclusive de avaliação dos níveis de sustentabilidade socioambiental de padrões de comunidades humanas, visando a formulação de políticas públicas específicas para sanar as fragilidades socioambientais existentes, e a conseqüente organização de comunidades mais sustentáveis.

 

LINHA 2 - TECNOLOGIA E QUALIDADE AMBIENTAL
Esta linha considera as potencialidades regionais, partindo de diagnóstico das condições físicas, bióticas e antrópicas do Litoral Sul da Bahia, visando a produção de conhecimento voltado para a inovação tecnológica e sua aplicação no atendimento às demandas da sociedade, em diferentes contextos socioeconômicos, culturais e ecológicos, possibilitando soluções ambientalmente sustentáveis.
Sub-linha 2.1:
Processos integrados de produção de energia e bioprodutos. Gestão do Ciclo de Vida. Avaliação de Impactos Ambientais.

Docentes credenciados:
Fermin de la Caridad GarciaVelasco
José Adolfo de Almeida Neto
Luciano Brito Rodrigues

Descrição:
Estudos e pesquisas voltadas para análise e produção de alternativas energéticas renováveis e adequadas ao contexto socioambiental.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster