Programa de Mestrado em Educação em Ciências

Apresentação

Objetivos do Curso/Perfil do profissional a ser formado:
O Programa de Mestrado em Educação em Ciências tem como foco a formação de pesquisadores na área de Ensino de Ciências, visando com isso contribuir para o desenvolvimento da Educação Científica e Tecnológica no país. O principal objetivo do Programa é desenvolver atividades de ensino e pesquisa sobre a relação entre Ciência e Educação, especialmente sobre a compreensão do processo de ensino e aprendizagem.

Desta forma, a Proposta objetiva a formação de educadores e pesquisadores capazes de atuar dentro de duas linhas de pesquisa: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem das Ciências. No que diz respeito à linha de pesquisa “Formação de Professores”, busca-se contribuir com a formação inicial e continuada de professores sob as perspectivas de suas práticas, teorias e epistemologias em diferentes contextos de ensino e aprendizagem e níveis de escolaridade, considerando a diversidade como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade do ensino.

No que concerne à linha de pesquisa “Ensino e Aprendizagem das Ciências” busca-se o desenvolvimento e a análise de atividades de ensino e pesquisa favoráveis à compreensão do processo ensino-aprendizagem em Ciências, em seus diversos aspectos. O desenvolvimento dessas atividades se dará em dois contextos: Ensino Formal, em seus diversos níveis (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior) e nos Processos Informais de aquisição da cultura científica e tecnológica, como a utilização de museus, centros de ciência etc.

Desta forma, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, representa um espaço privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas voltadas ao Ensino de Ciências na rede escolar da região Sul da Bahia, com importantes reflexos na formação de futuros pesquisadores na área de Educação em Ciências. O embasamento teórico necessário para o desenvolvimento das investigações nas duas linhas propostas e para a formação do futuro pesquisador se dará pela oferta de um rol de disciplinas obrigatórias e optativas que abarcam as atuais demandas da área de Educação em Ciências, conforme descrição a seguir.

 

 


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster