Programa de Mestrado em Educação em Ciências

Apresentação

Objetivos do Curso/Perfil do profissional a ser formado:
O Programa de Mestrado em Educação em Ciências tem como foco a formação de pesquisadores na área de Ensino de Ciências, visando com isso contribuir para o desenvolvimento da Educação Científica e Tecnológica no país. O principal objetivo do Programa é desenvolver atividades de ensino e pesquisa sobre a relação entre Ciência e Educação, especialmente sobre a compreensão do processo de ensino e aprendizagem.

Desta forma, a Proposta objetiva a formação de educadores e pesquisadores capazes de atuar dentro de duas linhas de pesquisa: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem das Ciências. No que diz respeito à linha de pesquisa “Formação de Professores”, busca-se contribuir com a formação inicial e continuada de professores sob as perspectivas de suas práticas, teorias e epistemologias em diferentes contextos de ensino e aprendizagem e níveis de escolaridade, considerando a diversidade como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade do ensino.

No que concerne à linha de pesquisa “Ensino e Aprendizagem das Ciências” busca-se o desenvolvimento e a análise de atividades de ensino e pesquisa favoráveis à compreensão do processo ensino-aprendizagem em Ciências, em seus diversos aspectos. O desenvolvimento dessas atividades se dará em dois contextos: Ensino Formal, em seus diversos níveis (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior) e nos Processos Informais de aquisição da cultura científica e tecnológica, como a utilização de museus, centros de ciência etc.

Desta forma, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, representa um espaço privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas voltadas ao Ensino de Ciências na rede escolar da região Sul da Bahia, com importantes reflexos na formação de futuros pesquisadores na área de Educação em Ciências. O embasamento teórico necessário para o desenvolvimento das investigações nas duas linhas propostas e para a formação do futuro pesquisador se dará pela oferta de um rol de disciplinas obrigatórias e optativas que abarcam as atuais demandas da área de Educação em Ciências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster