Programa de Mestrado em Educação em Ciências

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade acadêmica para participar de uma oficina e uma palestra que ocorrerão no dia 09 de novembro de 2018. Atualmente a equipe é formada pelos professores Elisa Prestes Massena, Viviane Briccia, Christiana Prudêncio, Simoni Gehlen e Clemildes Alves, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2010 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino. Conheça nosso blog!

Programação Novembro, 2018

  • Sexta-feira, 09 de novembro
    Local e horário: Sala 3114, Pavilhão Jorge Amado, 1º andar, às 09h.
    Título: Oficina: Analogias - função educativa e lúdica.
    Palestrante: Prof. Wilmo Ernesto Francisco Junior (Ufal)

    Resumo: Essa oficina visa explorar fundamentos teóricos das analogias e das atividades lúdicas na educação em ciências a partir de situações práticas. Serão abordados limites e possibilidades, potencialidades pedagógicas, análise e construção de situações didáticas.

  • Sexta-feira, 09 de novembro
    Local e horário: Sala 3114, Pavilhão Jorge Amado, 1º andar, às 14h.
    Título: Arte e educação em ciências: questões teóricas e pedagógicas.
    Palestrante: Prof. Wilmo Ernesto Francisco Junior (Ufal)

    Resumo: Essa palestra abordará a relação entre arte e ciência como uma possibilidade de desenvolvimento social dos indivíduos sob uma perspectiva crítica. Para isso, será discutido o papel e função da arte na dimensão psicológica e social, concatenando elementos da prática pedagógica e do papel da educação em ciências..

    Pequena biografia: Prof. Wilmo Ernesto Francisco Junior é Bacharel / Licenciado em Química e Mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. É Mestre em Educação, área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Química (tese em educação química) pelo IQ-Unesp. De 2008 a 2012 foi professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Rondônia - Unir, onde atuou como coordenador de área e coordenador institucional do Pibid. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas, no curso de Licenciatura em Química do Campus Arapiraca e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, atuando desde janeiro de 2017 como Tutor do PET Química. Exerceu a função de coordenador institucional do Pibid/Ufal de maio/2013 a julho/2016. Sua principal área de investigação está direcionada à Educação em Ciências (Química), atuando principalmente na formação de professores e no desenvolvimento e avaliação de propostas didáticas com foco nos seguintes temas: experimentação, recursos tecnológicos, analogias, leitura e escrita. Também tem experiência na área de Microbiologia Aplicada, atuando principalmente em biolixiviação de minerais. Também tem interesse em estudos que busquem compreender a transposição, para a vida diária, de aspectos psicológicos e emotivos envolvidos com a prática de artes marciais.Emília Peixoto Vieira é pedagoga pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre em Educação pela Universidade São Paulo – USP (Faculdade de Educação). Doutora em Educação – Unicamp (Faculdade de Educação). Estágio doutoral na França – Universidade de Amiens. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPeGE). Coordenadora do Projeto Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil (Faei). Coordenadora do Pibid Uesc – Pedagogia. Diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) – Seção Bahia. Coordenadora do Programa Mestrado Profissional em Educação/PPGE – Uesc..

 

 

 

 

 

 

 

 

 


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster