Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática

Dissertações

  • PPGEC
  • PPGEM
  • PPGECM
Ano de Defesa: 2020
Nome

Título

Orientador(a)
Aline Oliveira Cunha AS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: tendências da pesquisa acadêmica Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Antonio Reynaldo Meneses Moura CONTRIBUIÇÕES DA ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA O CONHECIMENTO DIDÁTICO DO PROFESSOR Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Elisângela Silva do Nascimento DESAFIOS DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um olhar sobre a Educação CTS em escolas de EJA no campo de Ubaíra – Ba Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Jefferson da Silva Santos A DIMENSÃO AXIOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VIA TEMA GERADOR Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Leticia dos Santos Barbosa A CONSTRUÇÃO DA REDE TEMÁTICA COMPLEMENTAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR BASEADO NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS Orientadora:
Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Coorientadora: 
Profa. Dra. Ana Paula Solino Bastos
Nataélia Alves da Silva PERSPECTIVA DE INTERDISCIPLINARIDADE DE JURJO TORRES SANTOMÉ EM UMA PROPOSTA CURRICULAR NO CONTEXTO DO SUL DA BAHIA Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Sara Souza Pimenta REPENSANDO UMA PROPOSTA CURRICULAR A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO E DA ABORDAGEM DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS Orientadora:
Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Coorientador:
Prof. Dr. Andrei Steveen Moreno Rodríguez
Simonalha Santos França A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE FÍSICA Prof. Dr. Maxwell Roger da Purificação Siqueira
Ano de Defesa: 2019
Nome

Título

Orientador(a)
Andréa Ribeiro da Silva

 GRUPO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E PRÁTICA EM CIÊNCIAS: Análise Sob a Ótica do Desenvolvimento Profissional Docente

Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Francislene Neres Santos Silva

A SITUAÇÃO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MST: diálogos com Henri A.Giroux

Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Jeruza Rocha Lima Arcanjo

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA ESTAÇÃO DOS SABERES: proposta interdisciplinar entre Filosofia e Ciências Naturais

Profa. Dra. Luciana Passos Sá
Josenilda Assunção Lima

A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO CONFIGURADO COMO PRÁXIS CRIADORA

Orientadora:
Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen  
Coorientadora: 
Profa. Dra. Ana Paula Solino Bastos  
Juliana de Oliveira Silva

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO

Profa. Dra. Miríades Augusto da Silva
Júlio César Lemos Milli

A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA À LUZ DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: em busca da superação do Obstáculo Praxiológico do Silêncio

Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Marcelo Bruno Araújo Queiroz

EDUCAÇÃO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: contributos e articulações para futuras práticas pedagógicas

Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Maria Victoria Urrego Marmolejo

TEORÍA - PRÁCTICA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, UNA RETROALIMENTACIÓN ENTRE BRASIL Y COLOMBIA

Profa. Dra. Viviane Briccia do Nascimento
Miguel Guilhermino de Archanjo Junior

Tecnologia Social no contexto de uma comunidade escolar: limites e possibilidades para a Educação em Ciências

Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen  
Roberta Conceição Bomfim

O TRABALHO COLABORATIVO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA: (re) pensando o currículo por meio da Situação de Estudo

Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Rodrigo da Luz Silva

INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO CTS E CTSA NO BRASIL: possibilidades e limitações

Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Silvana Carvalho de Almeida

AS POTENCIALIDADES DA LITERATURA INFANTIL ALIADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Valéria Bonfim Santos  

  O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO EM ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DE CIÊNCIAS: relações Vygotsky e Freire nos Três Momentos Pedagógicos

Orientadora:
Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen  
Coorientadora: 
Profa. Dra. Ana Paula Solino Bastos
Ano de Defesa: 2018
Nome

Título

Orientador(a)
Carine Alves dos Santos Peixoto

Situação de Estudo na Educação Profissional Técnica: Distanciamentos e Aproximações.

Prof. Dr. Neurivaldo José de Guzzi Filho
Eliane Dos Santos Almeida

A Investigação Temática na Perspectiva da Articulação Freire - CTS.

Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Jacilene Silva de Melo

A Prática como Componente Curricular na Formação de Professores de Física e Química da UESC

Orientadora:
Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Coorientador: 
Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira
Jeobergna de Jesus

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUÍMICA E FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - BAHIA

Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Laura Sued Brandão Santos

O Ensino da Lei de Faraday a Partir de Uma Abordagem Contextual Lúdica: Possíveis Caminhos para a Aprendizagem Significativa

Profa. Dra. Maria Elvira do Rego Barros Bello
Manuela Gomes Bomfim

O Potencial Gnosiológico da Abordagem Temática Freireana: um Olhar sobre o Processo Formativo de Professores da EJA.

Profª. Drª. Simoni Tormohlen Gehlen
Mariana Souza de Oliveira

A FORMAÇÃO PELA PESQUISA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UESC: Subsídios à Educação Científica

Profa. Dra. Adriane Lizbehd Halmann
Marília Costa Santos da Paixão 

O PROFESSOR DE BIOLOGIA E O LIVRO DIDÁTICO: Análise da Educação CTS na EJA 

Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Poliana Gonçalves Sousa

Desenvolvimento Profissional Docente no Contexto da Reconfiguração Curricular pela Situação de Estudo

Orientador: 
Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira
Coorientadora: 
Profa. Dra. Elisa Prestes Massena   
Sandra Mabel Rosa dos Santos

EMITec: Perfil, Desafios e Perspectivas do Professor Mediador.

Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Sueli Fagundes Moreira


Construção de Competências e Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental em Ilhéus, Bahia a Partir do Ensino de Ciências por Investigação.

Profa. Dra. Viviane Briccia do Nascimento
Thaís Barbosa dos Santos Moura


A História da Estrada de Ferro de Ilhéus como Tema Regional para Ensinar Termodinâmica numa Turma do 9º Ano.

Prof. Dr. Adriano Marcus Stuchi
Therezinha Vasconcelos Santos Brasil



Atividades Experimentais Investigativas no Ensino de Ciências: Promovendo a Aproximação de Alunos com Elementos da Cultura Científica.

Profa. Dra. Viviane Briccia do Nascimento
Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Wanderson Farias da Silva Alves

Saberes Docentes na Formação Inicial de Professores de Ciências: (Re)pensando Práticas Educativas por Meio da Situação de Estudo

Orientador: 
Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira

Coorientadora: 
Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Ano de Defesa: 2017
Nome

Título

Orientador(a)
Camile Barbosa Moraes

A motivação pela docência: narrativas autobiográficas de professores de biologia em formação inicial

Profª. Drª. Luciana Passos Sá
Prof.ª Dr.ª Mara Eugênia Ruggiero de Guzzi
Cintia Lorena Costa dos Santos

A Formação para a Pesquisa Segundo Egressos do Curso de Pedagogia da UESC: um Estudo a Partir das suas Concepções e Práticas de Pesquisa no Ensino de Ciências.

Profa. Dra. Adriane Lizbehd Halmann
Cristiano Lima dos Santos Almeida

Situação de Estudo na formação de professores em escolas do campo de Coaraci-BA

Prof. Dr. Neurivaldo José de Guzzi Filho
Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Kamilla Nunes Fonseca

Investigação Temática na formação de professores dos anos iniciais: relações entre Paulo Freire e Milton Santos

Profª. Drª. Simoni Tormöhlen Gehlen
Lorena Brito Góes Vieira

Situação de Estudo: compreensões dos formadores de professores do ensino de Ciências

Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Maíra Souza Machado

Representações sociais dos professores de ciências: repercussões da prática pedagógica numa perspectiva inclusiva

Prof. Dr. Maxwell Roger da Purificação Siqueira
Profª. Drª Ana Cristina Santos Duarte
Solange Gonçalves Santos de Oliveira

A alfabetização científica no ensino fundamental: desafios encontrados pelos docentes em escolas municipais de Ilhéus-Bahia

Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Profª. Drª. Alexandra Marselha S. Pitolli
Yasmin Alves Dos Reis Silva

Aceleradores e Detectores de Partículas no Ensino Médio: uma Sequência de Ensino-Aprendizagem.

Prof. Dr. Maxwell Roger da Purificação Siqueira
Ano de Defesa: 2016
Nome

Título

Orientador(a)
Andreia Cristina Santos Freitas

Investigação científica na educação infantil

Profa. Dra. Viviane Briccia do Nascimento
Carlos Alberto Gonçalves da Silva

Educação CTS: concepções e práticas de professores de biologia da rede estadual de ensino em Jequié-Ba

Prof. Dr. Adriano Marcus Stuchi
Claudia das Virgens Crispim

O conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciados em química/ uma experiência baseada na produção de sequências didáticas

Profª. Drª. Luciana Passos Sá
Cleilde Aguiar Neres

O processo de investigação temática no contexto da formação de professores de ciências: um olhar a partir de Fleck

Profª. Drª. Simoni Tormohlen Gehlen
Danilo de Jesus

O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio

Prof. Dr. Neurivaldo José de Guzzi Filho
Danilo Missias Teixeira

Contribuições dos jogos didáticos na formação inicial de professores de química da Universidade Estadual de Santa Cruz

Profa. Dra. Maria Elvira do Rego Barros Bello
Elaine Oliveira de Moraes

Compreendendo a experimentação na formação inicial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESC

Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Fábio Matos Rodrigues

Os saberes docentes num curso de formação continuada em ensino de astronomia: desafios e possibilidades de uma abordagem investigativa

Profª. Drª. Viviane Briccia do Nascimento
Indman Ruana Lima Queiroz

Formação inicial de professores de química: Compreensões de currículo, por licenciandos da Universidade Estadual de Santa Cruz

Profª Drª Elisa Prestes Massena
Leonésia Leandro Pereira

O desenvolvimento de competências científicas nas perspectivas do ensino de ciências por investigação e do programa internacional de avaliação de estudantes/a procura de possíveis pontos de convergência e de tensão

Profª. Drª. Viviane Briccia do Nascimento
Luiza Renata Felix de Carvalho Lima

Ensinando na cozinha! Investigando a prática pedagógica de professores e a experimentação nas series iniciais

Profa. Dra. Maria Elvira do Rego Barros Bello
Marilene Zeferino Costa Netto

Tempos e espaços da pesquisa como princípio educativo no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz: perspectivas para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Profa. Dra. Adriane Lizbehd Halmann
Rafaela Rocha de Oliveira

Formação de professores de biologia na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência

Prof. Dr. Maxwell Roger da Purificação Siqueira
Ano de Defesa: 2015
Nome

Título

Orientador(a)
Acta Maiara Evangelista Maciel

Blogs como espaços de autoria: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente em professores de Ciências

Profa. Dra. Adriane Lizbehd Halmann
Alberto de Castro Baptista

Mecatrônica no ensino de física: uma abordagem sob a perspectiva da alfabetização científica

Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira
Andreus Bastos Cruz

A produção de vídeos documentários como atividade investigativa no ensino de ciências: uma possibilidade para o desenvolvimento dos perfis conceituais numa aprendizagem colaborativa

Prof. Dr. Adriano Marcus Stuchi
Carlos Alexandre dos Santos Batista

Física moderna e contemporânea no Ensino Médio: subsídios teórico-metodológicos para a sobrevivência do tópico radioatividade em ambientes reais de sala de aula

Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira
Edcleide da Silva Pereira Novais

Contribuições da Abordagem Temática Freireana para o Ensino de Ciências de uma escola do campo de Iguaí/BA

Profª. Drª. Simoni Tormöhlen Gehlen
Hadassa Marques Santana Carmo

As contribuições dos subprojetos do PIBID–UESC para a constituição dos saberes docentes na formação inicial de professores de ciências

Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira
Drª. Luisa Dias Brito
Keici Silva de Almeida

Ensino por investigação: identificando elementos de escrita científica na produção textual dos alunos do ensino fundamental.

Profª. Drª. Viviane Briccia do Nascimento
Mauricio Silva Araújo

Um dia na vida: Abordagem lúdica para o uso de um conto interativo no ensino de química

Profa. Dra. Maria Elvira do Rego Barros Bello
Polliane Santos de Sousa

Argumentação centrada em questões sócio-científicas e Educação problematizadora: possibilidades para o Ensino de Ciências

Profª. Drª. Simoni Tormöhlen Gehlen
Renata Neves Rocha

O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Professores de Química e suas Trajetórias de Vida: Possíveis Relações

Profª. Drª. Luciana Passos Sá
Roberta Conceição Santana Resende

Desenvolvimento de situação de estudo como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental

Prof. Dr. Neurivaldo José de Guzzi Filho

 

Ano de Defesa: 2019
Nome

Título

Orientador(a)
Andiara Campelo Jerônimo UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DESEMPENHOS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE JÁ ESTUDARAM ÁLGEBRA (9ºANO) E OS QUE AINDA IRÃO ESTUDÁ-LA FORMALMENTE (6º ANO) Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Fabiano Ferraz Trancoso IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES FUNCIONAIS COM O SOFTWARE SCRATCH: O Caso da Função Afim Orientadora: Profa. Dra. Flaviana dos Santos Silva
Coorientadora: Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla
Frank Presley de Lima Neves FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA BASEADA NO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM Profa. Dra. Jurema Lindote Botelho Peixoto
Joaby de Oliveira Silva UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA A DEFINIÇÃO DE POLÍGONO NO SEXTO ANO Prof. Dr. Gilson Bispo de Jesus
Lânia Gleide Portela Ramos Matos LEITURA E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Leticia Santos Meneses Funções Trigonométricas ou Função Trigonométrica: Uma análise histórica e institucional no Ensino Médio Prof. Dr. Afonso Henriques
Lígia Sousa Bastos EARLY ALGEBRA: AS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE ESTUDANTES DO 4º E 5º ANO FRENTE A PROBLEMAS QUE ALUDEM À ÁLGEBRA Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini
Martielle Soledade Souza Santos CENÁRIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA COMPREENDER PA E PG NO ENSINO MÉDIO: um olhar aos pressupostos da Educação Matemática Crítica Orientador:
Prof. Dr. Alfredo Dib Abdul Nour
Coorientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Sandra Paula Almeida Nascimento DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA EDUCADORA MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Vívian Caroline da Silva de Sá RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: promovendo a aprendizagem significativa do conceito de volume de sólidos geométricos Profa. Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes
Wériton de Souza Lôbo LIMITES E POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla
Wesley Ferreira Nery SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA NORMAL TEODORO SAMPAIO (1954-1971) Orientadora:
Profa. Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes
Coorientadora:
Profa. Dra. Martha Raíssa Iane Santana da Silva
Ano de Defesa: 2018
Nome

Título

Orientador(a)
Alessandra Costa Freitas A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR PARA ENSINAR NOS ANOS INICIAIS: O QUE PENSAM FUTUROS PEDAGOGOS Profa. Dra. Maria Elizabete Souza Couto
Antonio Vital da Silva Júnior EFEITOS DO CICLO INVESTIGATIVO PPDAC E DAS TRANSFORMAÇÕES DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla
Caio Fabio dos Santos de Oliveira FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A EARLY ALGEBRA: Uma intervenção híbrida Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Daiane Venâncio Bitencourt EARLY ALGEBRA NA PERSPECTIVA DO LIVRO DIDÁTICO Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini
Jadson de Souza Conceição A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma formação continuada Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini
Jean Paixão Oliveira APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR: uma possibilidade? Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Jefferson Dantas de Oliveira MAPEAMENTO DE PESQUISAS QUE UTILIZAM A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga
José Fernando Santos Rodrigues Junior ESTUDO DE POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE LIMITES DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL E A MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Prof. Dr. Afonso Henriques
Luis Eduardo Silva Góes A INTEGRAÇÃO DO JOGO DIGITAL SAGA LINEAR NA SITUAÇÃO-PROBLEMA COM REGRESSÃO LINEAR SOB A ÓTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA Prof. Dr. Eduardo Silva Palmeira
Márcio Silveira Ramos Aplicação de Modelos de PCOC na Aprendizagem da Geometria Espacial no Ensino Médio Prof. Dr. Afonso Henriques
Roque dos Santos Macedo A AULA DE MATEMÁTICA: A ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DA CLASSE E DO CONTEÚDO Profa. Dra. Maria Elizabete Souza Couto
Rozimeire Soares de Oliveira Porto EARLY ALGEBRA: PRELÚDIO DA ÁLGEBRA POR ESTUDANTES DO 3º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Orientadora:
Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Coorientador:
German Ignacio Gomero Ferrer
Salvador Cardoso Silva Muniz A INCLUSÃO DE SURDOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS ENVOLVIDAS NA TRÍADE PROFESSORA - INTÉRPRETE - SURDO Orientadora:
Profa. Dra. Jurema Lindote Botelho Peixoto
Coorientadora:
Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Silvana Costa Silva O ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA NA PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO SOFTWARE MODELLUS Orientadora:
Profa. Dra. Flaviana dos Santos Silva
Coorientadora:
Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Tamiles da Silva Oliveira PROPORCIONALIDADE: UM OLHAR SOBRE OS ESQUEMAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL Orientadora:
Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Coorientadora:
Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla
Ano de Defesa: 2017
Nome

Título

Orientador(a)
Fabiane Santana da Silva RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO E A CRIATIVIDADE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO Orientadora: Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla
Coorientadora: Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Graziele Santos Ferreira A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA Rogério Fernando Pires
Helder Lima Silva ESTUDO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM DOIS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO Orientador: Prof. Dr. Afonso Henriques
Coorientador: Prof. Dr. Rogério Pedro Fernandes Serôdio
Jaqueline Santana de Souza Santos FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM DIMENSÕES COLABORATIVAS: AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS EM FOCO Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini
Jéssica Mistura Zanon A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES NA/PARA A FORMAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA Profa. Dra. Maria Elizabete Souza Couto

Joaldo Silva dos Santos

PASSEIOS ALEATÓRIOS E O CONCEITO DE CHANCE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma análise instrumental Orientadora:
Profa. Dra. Aida Carvalho Vita
Coorientadora:
Profa. Dra. Verônica Yumi Kataoka
José Cassiano Teixeira Santos A ÁLGEBRA NAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS MATEMÁTICA MODERNA E MATEMÁTICA, PRODUZIDAS NA BAHIA Profa. Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes
José de Aquino dos Santos SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ensino de áreas de figuras geométricas planas no PIBID Orientadora: Profa. Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes
Luana Cerqueira de Almeida SOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA E A CRIATIVIDADE MATEMÁTICA Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Mariana Oliveira Santos FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: a comparação multiplicativa Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini
Mariana Silva Mendonça REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA, CALCULADORA E O GEOGEBRA: ENLACES POSSÍVEIS NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL Rogério Fernando Pires
Marleide Campos Santos Costa A ESTATÍSTICA COMO EIXO INTEGRADOR NO ENSINO DE CONTEÚDOS DISCIPLINARES NA PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE E A TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Orientadora: Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla
Coorientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Pedro Henrique Milagre PROPORÇÃO SIMPLES: ANÁLISE DE SITUAÇÕES ELABORADAS POR PROFESSORES EM UM PROCESSO FORMATIVO Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Ueslei Galvão do Rosário Santos O ESTUDO DE RELAÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DERIVADA E DECLIVE DA RETA TANGENTE ENVOLVENDO LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Orientador: Prof. Dr. Afonso Henriques
Coorientador: Prof. Dr. Rogério Pedro Fernandes Serôdio
Ano de Defesa: 2015
Nome

Título

Orientador(a)
Ana Karine Dias Caires Brandão A GÊNESE INSTRUMENTAL NA INTERAÇÃO DE ALUNAS, CEGA E VIDENTE, COM UMA MAQUETE TÁTIL NO ESTUDO DE PROBABILIDADE Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Bruno Pereira Pinheiro

 AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE FRAÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA BAHIA

Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini
Caio Sérgio Oliveira Xavier AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO A LÓGICA FUZZY Orientador: Eduardo Silva Palmeira
Coorientadora: Profa. Dra. Aida Carvalho Vita
Eliene Costa Dos Santos Amorim AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DO AVALE-EB PARA A APRENDIZAGEM DE VARIABILIDADE Profa. Dra. Verônica Yumi Kataoka
Coorientadora: Profa. Dra. Aida Carvalho Vita
Emanuella Filgueira Pereira ESQUEMAS UTILIZADOS POR ESTUDANTES DO 9º ANO AO RESOLVER SITUAÇÕES DA ESTRUTURA MULTIPLICATIVA Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Emilia Isabel Rabelo de Souza ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: CONCEPÇÃO DE PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Fabricio Pereira da Silva INTERCULTURALIDADE E SABERES MATEMÁTICOS: A PERSPECTIVA DOS REFERENCIAIS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA Profa. Dra. Rachel de Oliveira
Ivanilton Neves de Lima O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Trigonometria no Triângulo Retângulo Através da Resolução de Problemas Prof. Dr. Alex Andrade Alves

José Carlos Dias Ferreira

JOIAS DO ASÉ – UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA Profa. Dra. Rachel de Oliveira
Lemerton Matos Nogueira ANÁLISE DE ESQUEMAS DE ESTUDANTES AO RESOLVEREM SITUAÇÕES ENVOLVENDO CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE Orientadora: Profa. Dra. Verônica Yumi Kataoka
Coorientadora: Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Márcia Azevedo Campos

 CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA O X DO PROBLEMA

Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Mateus Souza de Oliveira FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Prof. Dr. Alex Andrade Alves
Patricia Benevides de Oliveira TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Mapeamento e estudo da utilização efetiva de Laboratórios de Informática nas Escolas Públicas no Sul da Bahia Prof. Dr. Afonso Henriques

 

 

Ano de Defesa: 2023
Nome

Título

Orientador(a)
Alex Souza Almeida HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA CRÍTICA: um olhar para formação inicial de professores de Ciências Naturais Profa. Dra. Viviane Borges Dias
Andresa de Jesus dos Santos A TEORIA DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA E O MODELO FRACTAL DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA ESTRUTURAÇÃO DE UM PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Orientadora: Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Coorientadora: Polliane Santos de Sousa
Cristiane dos Santos Bispo A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: DIÁLOGOS POSSIBILITADOS POR CENÁRIOS Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Francisnaide dos Santos Souza POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS: estratégias didático-pedagógicas utilizadas por professores de Ciências, no município de Ilhéus/BA Profa. Dra. Viviane Borges Dias
Indionara Galvão Reis AS PALAVRAS GERADORAS NOS ANOS INICIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Jonas Evangelista Silva A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO SUL DA BAHIA: METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Profa. Dra. Flaviana dos Santos Silva
Jonas Jesus Oliveira O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: um estudo de caso Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Josenaide Santos Palma Nascimento A CONCEPÇÃO DE UMA PROFESSORA SOBRE O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina

José Erliton Santos Santana

PARA ALÉM DOS NÚMEROS: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR COM O CACAU Orientadora: Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Coorientador: Henrique Luis da Silva Santos
Lilian Ramos da Silva O RACIOCÍNIO FUNCIONAL EM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN: um estudo exploratório Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Luana Oliveira Moreira de Jesus ETNOMODELAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELABORAÇÃO DE ETNOMODELOS ÊMICOS, ÉTICOS E DIALÓGICOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Marcilio de Carvalho Vasconcelos O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÕES DO CAMPO ADITIVO Profa. Dra. Jurema Lindote Botelho Peixoto
Mariana Nô Xavier AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio

Marta da Silva Simões

CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ESTATÍSTICA NA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO RISCO DA OBESIDADE E DO DIABETES Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla
Matheus dos Santos Reis FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o que indicam os currículos e o que pensam os licenciandos? Profa. Dra. Viviane Borges Dias
Matheus Lau Damasceno A VERDADE QUE DÓI OU A MENTIRA QUE CONFORTA? Uma análise da percepção de graduandos e egressos em Ciências Biológicas sobre pseudociência Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Mikaella Rocchigiani Magnavita dos Santos CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Prof. Dr. Maxwell Roger da Purificação Siqueira
Niusláyne Rocha Batista AS FUNÇÕES AFIM E LINEAR E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO COM ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini
Saionara Fontes Silva ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO CULTURAIS: A constituição dos saberes docentes no processo identitário dos licenciandos em Química Prof. Dr. Maxwell Roger da Purificação Siqueira
Ano de Defesa: 2022
Nome

Título

Orientador(a)
Adriana Costa Santos da Silva PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM BASE NOS CONCEITOS ESTATÍSTICOS NA PERSPECTIVA DA EQUIDADE Profa. Dra. Maria Elizabete Souza Couto
Anderson Alves de Queiroz A COMPREENSÃO DOS ESQUEMAS NA INTERAÇÃO SURDO/INTÉRPRETE EM SITUAÇÕES DA LÓGICA PROPOSICIONAL Profa. Dra. Jurema Lindote Botelho Peixoto
Caroline Batista Silva de Souza CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA, CIENTISTA E INVESTIGAÇÃO DAS CRIANÇAS E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA RELAÇÃO COM A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Fabiana dos Santos Vieira O RACIOCINÍO FUNCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo exploratório Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina
Coorientadora: Profa. Dra. Ana Virginia de Almeida Luna
Hyan da Silva Cardoso dos Santos DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA Profa. Dra. Flaviana dos Santos Silva
Jéferson Evangelista dos Santos INTERFACE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS COM O ENSINO DE CIÊNCIAS: uma revisão sistemática da literatura (2005-2021) Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Joilma Cordeiro Costa O ENSINO DE CIÊNCIAS NO SISTEMA PENITENCIÁRIO DE ITABUNA-BA: POSSIBILIDADES E VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Jolúcia Santos de Jesus O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PROPOSTA CURRICULAR CENÁRIO INTEGRADOR: Interações Formativas Profa. Dra. Elisa Prestes Massena

Prof. Dr. Andrei Steveen Moreno Rodríguez
Kaique Nascimento Martins A PESQUISA BRASILEIRA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES (2016-2020) Orientadora: Profa. Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes
Coorientadora: Profa. Dra. Marlúbia Corrêa de Paula
Kelly de Santana Santana CONTRIBUIÇÕES DO CENÁRIO INTEGRADOR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO SUL DA BAHIA Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Leide Costa Pereira dos Reis TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA: análise a partir da perspectiva da formação do professor de Matemática Profa. Dra. Flaviana dos Santos Silva
Lina Meireles Magalhães A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA ELABORAÇÃO DE UM DOCUMENTO ORIENTADOR PARA PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS: O EXEMPLO DE CAIRU/BAHIA Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Magna Ioná Carvalho Oliveira DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Relação entre Universidade-Escola Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Maria Luísa Santos Silva MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELAÇÕES ENTRE GEOMETRIA E ARQUITETURA Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Shirlene Gomes da Silva Oliveira EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: percepção de professores dos anos iniciais Profa. Dra. Viviane Borges Dias
Stephanie Oliveira Augusto da Silva A PERSPECTIVA FREIREANA PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DO CAMPO NO CONTEXTO DO PIBID Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Tamillis Silva de Andrade Vigas Contribuições da Atividade Orientadora de Ensino para a aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática no contexto inclusivo Profa. Dra. Jurema Lindote Botelho Peixoto
Ano de Defesa: 2021
Nome

Título

Orientador(a)

Carlson Guerreiro de Almeida

MODELAGEM NA EDUCAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES E TENSIONAMENTOS TEÓRICOS COM BASE EM PESQUISAS RECENTES

Orientadora: Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Coorientadora: Profa. Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes

Dayane Ferreira Santos ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS NA PERSPECTIVA CTS A PARTIR DE UMA PRÁTICA COLABORATIVA Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio

Diorleno Santos de Jesus

A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM CIÊNCIAS OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ARGUMENTATIVO DE ESTUDANTES

Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza

Flávia Cristina Santos Andrade

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DE UMA PROPOSTA CURRICULAR: narrativas em foco

Profa. Dra. Elisa Prestes Massena

Gleidson Santos Correia SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, VISANDO O LETRAMENTO ESTATÍSTICO Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla
Krisnayne Santos Ribeiro ESTUDO DOS ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS EM SEQUENCIAS DIDÁTICAS ATRELADAS À EDUCAÇÃO CTS Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Maic Brito da Silva O MOVIMENTO DO PROBLEMA NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA: ASPECTOS DA MICROGÊNESE E SOCIOGÊNESE Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Sidnéia Almeida Silva A GEOMETRIA NO SEGUNDO CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO MATEMÁTICA PRODUZIDA NA BAHIA NA DÉCADA DE 1970 Orientadora: Profa. Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes
Coorientadora: Profa. Dra. Martha Raíssa Iane Santana da Silva

Teresa Beatriz Bueno Nunes

O PLANEJAMENTO DIDÁTICO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM VISTA A CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE INTELECTUAL

Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza

Thiago Santos Guimarães CENÁRIO INTEGRADOR: uma proposta de comunidade de prática Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Uilian dos Santos Santana A IMPORTÂNCIA DA PERGUNTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Ano de Defesa: 2020
Nome

Título

Orientador(a)
Alex Almeida de Souza O ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO CONTINUADA E A RECONTEXTUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS TEXTOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM EARLY ALGEBRA: UM ENFOQUE NA RELAÇÃO FUNCIONAL Orientadora:
Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini
Coorientadora:
Profa. Dra. Ana Virginia de Almeida Luna
Anderson Georgino dos Santos CAMINHÃO COM CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA A EXPLORAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS Profa. Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes
Camilla do Valle Soares Cedraz MODELAGEM NA EDUCAÇÃO E CONFEITARIA: PROCESSOS CRIATIVOS E POSSIBILIDADES DE RELAÇÕES COM O ENSINO BÁSICO Orientadora:
Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Coorientadora:
Profa. Dra. Maria Elizabete Souza Couto
José Lucas Matias de Eça FORMAÇÃO CONTINUADA À LUZ DA ETNOMODELAGEM: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

Profa. Dra. Jurema Lindote Botelho Peixoto

Coorientadora: Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Luana Lemos Ribeiro UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O RACIOCÍNIO FUNCIONAL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini
Luciano Melo Santos O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: o olhar na gestão escolar Profa. Dra. Maria Elizabete Souza Couto
Samuel Lopes Cerqueira Formação de Professores e Modelagem na Educação: o fazer Modelagem como um possível design na prática docente Orientadora:
Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Coorientadora:
Profa. Dra. Jurema Lindote Botelho Peixoto
Taíze Cardoso de Sousa A INTEGRAÇÃO DE APLICATIVOS COMPUTACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE PARTITURAS MUSICAIS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Profa. Dra. Flaviana dos Santos Silva
Thiago Campos de Oliveira CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web