Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática

Dissertações

  • PPGEC
  • PPGEM

Ano de Defesa: 2019

Nome

Título

Orientador(a)
Andréa Ribeiro da Silva

 GRUPO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E PRÁTICA EM CIÊNCIAS: Análise Sob a Ótica do Desenvolvimento Profissional Docente

Orientadora:
Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Francislene Neres Santos Silva

A SITUAÇÃO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MST: diálogos com Henri A.Giroux

Orientadora:
Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Jeruza Rocha Lima Arcanjo

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA ESTAÇÃO DOS SABERES: proposta interdisciplinar entre Filosofia e Ciências Naturais

Orientadora:
Profa. Dra. Luciana Passos Sá
Josenilda Assunção Lima

A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO CONFIGURADO COMO PRÁXIS CRIADORA

Orientadora:
Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen  
Coorientadora: 
Profa. Dra. Ana Paula Solino Bastos  
Juliana de Oliveira Silva

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO

Orientadora: Profa. Dra. Miríades Augusto da Silva
Júlio César Lemos Milli

A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA À LUZ DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: em busca da superação do Obstáculo Praxiológico do Silêncio

Orientadora:
Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Marcelo Bruno Araújo Queiroz

EDUCAÇÃO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: contributos e articulações para futuras práticas pedagógicas

Orientadora:
Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Maria Victoria Urrego Marmolejo

TEORÍA - PRÁCTICA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, UNA RETROALIMENTACIÓN ENTRE BRASIL Y COLOMBIA

Orientadora: Profa. Dra. Viviane Briccia do Nascimento
Miguel Guilhermino de Archanjo Junior

Tecnologia Social no contexto de uma comunidade escolar: limites e possibilidades para a Educação em Ciências

Orientadora:
Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen  
Roberta Conceição Bomfim

O TRABALHO COLABORATIVO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA: (re) pensando o currículo por meio da Situação de Estudo

Orientadora:
Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Rodrigo da Luz Silva

INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO CTS E CTSA NO BRASIL: possibilidades e limitações

Orientadora:
Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Silvana Carvalho de Almeida

AS POTENCIALIDADES DA LITERATURA INFANTIL ALIADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Orientadora:
Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Valéria Bonfim Santos  

  O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO EM ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DE CIÊNCIAS: relações Vygotsky e Freire nos Três Momentos Pedagógicos

Orientadora:
Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen  
Coorientadora: 
Profa. Dra. Ana Paula Solino Bastos

 

Ano de Defesa: 2018

Nome

Título

Orientador(a)
Carine Alves dos Santos Peixoto

Situação de Estudo na Educação Profissional Técnica: Distanciamentos e Aproximações.

Prof. Dr. Neurivaldo José de Guzzi Filho
Eliane Dos Santos Almeida

A Investigação Temática na Perspectiva da Articulação Freire - CTS.

Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Jacilene Silva de Melo

A Prática como Componente Curricular na Formação de Professores de Física e Química da UESC

Orientadora:
Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Coorientador: 
Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira
Jeobergna de Jesus

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUÍMICA E FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - BAHIA

Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Laura Sued Brandão Santos

O Ensino da Lei de Faraday a Partir de Uma Abordagem Contextual Lúdica: Possíveis Caminhos para a Aprendizagem Significativa

Profa. Dra. Maria Elvira do Rego Barros Bello
Manuela Gomes Bomfim

O Potencial Gnosiológico da Abordagem Temática Freireana: um Olhar sobre o Processo Formativo de Professores da EJA.

Profª. Drª. Simoni Tormohlen Gehlen
Mariana Souza de Oliveira

A FORMAÇÃO PELA PESQUISA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UESC: Subsídios à Educação Científica

Profa. Dra. Adriane Lizbehd Halmann
Marília Costa Santos da Paixão 

O PROFESSOR DE BIOLOGIA E O LIVRO DIDÁTICO: Análise da Educação CTS na EJA 

Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Poliana Gonçalves Sousa

Desenvolvimento Profissional Docente no Contexto da Reconfiguração Curricular pela Situação de Estudo

Orientador: 
Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira
Coorientadora: 
Profa. Dra. Elisa Prestes Massena   
Sandra Mabel Rosa dos Santos

EMITec: Perfil, Desafios e Perspectivas do Professor Mediador.

Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Sueli Fagundes Moreira


Construção de Competências e Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental em Ilhéus, Bahia a Partir do Ensino de Ciências por Investigação.

Profa. Dra. Viviane Briccia do Nascimento
Thaís Barbosa dos Santos Moura


A História da Estrada de Ferro de Ilhéus como Tema Regional para Ensinar Termodinâmica numa Turma do 9º Ano.

Prof. Dr. Adriano Marcus Stuchi
Therezinha Vasconcelos Santos Brasil



Atividades Experimentais Investigativas no Ensino de Ciências: Promovendo a Aproximação de Alunos com Elementos da Cultura Científica.

Profa. Dra. Viviane Briccia do Nascimento
Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Wanderson Farias da Silva Alves

Saberes Docentes na Formação Inicial de Professores de Ciências: (Re)pensando Práticas Educativas por Meio da Situação de Estudo

Orientador: 
Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira

Coorientadora: 
Profa. Dra. Elisa Prestes Massena

Ano de Defesa: 2017

Nome

Título

Orientador(a)
Camile Barbosa Moraes

A motivação pela docência: narrativas autobiográficas de professores de biologia em formação inicial

Profª. Drª. Luciana Passos Sá
Prof.ª Dr.ª Mara Eugênia Ruggiero de Guzzi
Cintia Lorena Costa dos Santos

A Formação para a Pesquisa Segundo Egressos do Curso de Pedagogia da UESC: um Estudo a Partir das suas Concepções e Práticas de Pesquisa no Ensino de Ciências.

Profa. Dra. Adriane Lizbehd Halmann
Cristiano Lima dos Santos Almeida

Situação de Estudo na formação de professores em escolas do campo de Coaraci-BA

Prof. Dr. Neurivaldo José de Guzzi Filho
Profa. Dra. Simoni Tormöhlen Gehlen
Kamilla Nunes Fonseca

Investigação Temática na formação de professores dos anos iniciais: relações entre Paulo Freire e Milton Santos

Profª. Drª. Simoni Tormöhlen Gehlen
Lorena Brito Góes Vieira

Situação de Estudo: compreensões dos formadores de professores do ensino de Ciências

Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Maíra Souza Machado

Representações sociais dos professores de ciências: repercussões da prática pedagógica numa perspectiva inclusiva

Prof. Dr. Maxwell Roger da Purificação Siqueira
Profª. Drª Ana Cristina Santos Duarte
Solange Gonçalves Santos de Oliveira

A alfabetização científica no ensino fundamental: desafios encontrados pelos docentes em escolas municipais de Ilhéus-Bahia

Profa. Dra. Christiana Andrea Vianna Prudêncio
Profª. Drª. Alexandra Marselha S. Pitolli
Yasmin Alves Dos Reis Silva

Aceleradores e Detectores de Partículas no Ensino Médio: uma Sequência de Ensino-Aprendizagem.

Prof. Dr. Maxwell Roger da Purificação Siqueira

Ano de Defesa: 2016

Nome

Título

Orientador(a)
Andreia Cristina Santos Freitas

Investigação científica na educação infantil

Profa. Dra. Viviane Briccia do Nascimento
Carlos Alberto Gonçalves da Silva

Educação CTS: concepções e práticas de professores de biologia da rede estadual de ensino em Jequié-Ba

Prof. Dr. Adriano Marcus Stuchi
Claudia das Virgens Crispim

O conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciados em química/ uma experiência baseada na produção de sequências didáticas

Profª. Drª. Luciana Passos Sá
Cleilde Aguiar Neres

O processo de investigação temática no contexto da formação de professores de ciências: um olhar a partir de Fleck

Profª. Drª. Simoni Tormohlen Gehlen
Danilo de Jesus

O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio

Prof. Dr. Neurivaldo José de Guzzi Filho
Danilo Missias Teixeira

Contribuições dos jogos didáticos na formação inicial de professores de química da Universidade Estadual de Santa Cruz

Profa. Dra. Maria Elvira do Rego Barros Bello
Elaine Oliveira de Moraes

Compreendendo a experimentação na formação inicial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESC

Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Fábio Matos Rodrigues

Os saberes docentes num curso de formação continuada em ensino de astronomia: desafios e possibilidades de uma abordagem investigativa

Profª. Drª. Viviane Briccia do Nascimento
Indman Ruana Lima Queiroz

Formação inicial de professores de química: Compreensões de currículo, por licenciandos da Universidade Estadual de Santa Cruz

Profª Drª Elisa Prestes Massena
Leonésia Leandro Pereira

O desenvolvimento de competências científicas nas perspectivas do ensino de ciências por investigação e do programa internacional de avaliação de estudantes/a procura de possíveis pontos de convergência e de tensão

Profª. Drª. Viviane Briccia do Nascimento
Luiza Renata Felix de Carvalho Lima

Ensinando na cozinha! Investigando a prática pedagógica de professores e a experimentação nas series iniciais

Profa. Dra. Maria Elvira do Rego Barros Bello
Marilene Zeferino Costa Netto

Tempos e espaços da pesquisa como princípio educativo no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz: perspectivas para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Profa. Dra. Adriane Lizbehd Halmann
Rafaela Rocha de Oliveira

Formação de professores de biologia na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência

Prof. Dr. Maxwell Roger da Purificação Siqueira

Ano de Defesa: 2015

Nome

Título

Orientador(a)
Acta Maiara Evangelista Maciel

Blogs como espaços de autoria: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente em professores de Ciências

Profa. Dra. Adriane Lizbehd Halmann
Alberto de Castro Baptista

Mecatrônica no ensino de física: uma abordagem sob a perspectiva da alfabetização científica

Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira
Andreus Bastos Cruz

A produção de vídeos documentários como atividade investigativa no ensino de ciências: uma possibilidade para o desenvolvimento dos perfis conceituais numa aprendizagem colaborativa

Prof. Dr. Adriano Marcus Stuchi
Carlos Alexandre dos Santos Batista

Física moderna e contemporânea no Ensino Médio: subsídios teórico-metodológicos para a sobrevivência do tópico radioatividade em ambientes reais de sala de aula

Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira
Edcleide da Silva Pereira Novais

Contribuições da Abordagem Temática Freireana para o Ensino de Ciências de uma escola do campo de Iguaí/BA

Profª. Drª. Simoni Tormöhlen Gehlen
Hadassa Marques Santana Carmo

As contribuições dos subprojetos do PIBID–UESC para a constituição dos saberes docentes na formação inicial de professores de ciências

Prof. Dr. Maxwell Roger da P. Siqueira
Drª. Luisa Dias Brito
Keici Silva de Almeida

Ensino por investigação: identificando elementos de escrita científica na produção textual dos alunos do ensino fundamental.

Profª. Drª. Viviane Briccia do Nascimento
Mauricio Silva Araújo

Um dia na vida: Abordagem lúdica para o uso de um conto interativo no ensino de química

Profa. Dra. Maria Elvira do Rego Barros Bello
Polliane Santos de Sousa

Argumentação centrada em questões sócio-científicas e Educação problematizadora: possibilidades para o Ensino de Ciências

Profª. Drª. Simoni Tormöhlen Gehlen
Renata Neves Rocha

O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Professores de Química e suas Trajetórias de Vida: Possíveis Relações

Profª. Drª. Luciana Passos Sá
Roberta Conceição Santana Resende

Desenvolvimento de situação de estudo como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental

Prof. Dr. Neurivaldo José de Guzzi Filho

 

Ano de Defesa: 2015

Nome

Título

Orientador(a)
Bruno Pereira Pinheiro

 AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE FRAÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA BAHIA

Orientadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini
Márcia Azevedo Campos

 CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA O X DO PROBLEMA

Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Pinto Magina

Ano de Defesa: 2014

Nome

Título

Orientador(a)
Flávia Batista Santos

 ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE PICTOGRAMAS 3D NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE POR ESTUDANTES CEGOS E VIDENTES

Orientadora: Profa. Dra. Verônica Yumi Kataoka
Coorientadora: Profa. Dra. Aida Carvalho Vita
Márcia Alessandra Souza Guimarães

A INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTE CEGO E VIDENTE EM ATIVIDADES ENVOLVENDO CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE MEDIADAS PELA MAQUETE TÁTIL

Orientadora: Profa. Dra. Aida Carvalho Vita

Coorientadora: Profa. Dra. Verônica Yumi Kataoka
Mário Marcos Araújo Moreno

UTILIZAÇÃO DO DOTPLOT E DO BOXPLOT NA APRENDIZAGEM DA VARIABILIDADE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO

Orientadora: Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla

Coorientadora: Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Neomar Lacerda da Silva 

PRESSUPOSTOS FREIREANOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Orientadora: Profa. Dra. Maria Elizabete Souza Couto
Valteni Douglas Chaves

HEURÍSTICA E SUAS POSSIBILIDADES DE EMERGÊNCIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Orientador: Prof. Dr. Marcos Rogério Neves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web