Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática

Estrutura Curricular

  • Requisitos para a conclusão do curso e obtenção do grau de mestre
  • Quadro de disciplinas
  • Atividade Acadêmicas Complementares
  • Completar, no mínimo, 35 (trinta e cinco) créditos, distribuídos da seguinte forma:
    • 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias,
    • 8 (oito) créditos em disciplinas optativas,
    • 1 (um) crédito em Estágio de Docência e
    • 10 (dez) créditos em atividades acadêmicas complementares.
  • Demonstrar a proficiência em língua inglesa ou espanhola e, no caso de estrangeiros, em língua portuguesa.
  • Obter aprovação no Exame de Qualificação.
  • Obter aprovação na Defesa de Dissertação.
  • Obter aprovação nas atividades obrigatórias.
  • Submeter pelo menos um artigo em colaboração com o orientador em periódico qualificado da área de Ensino de Ciências conforme Normas específicas fixadas pelo Programa.

Essas atividades obrigatórias objetivam tanto subsidiar reflexões relacionadas aos processos de pesquisa e docência, quanto integrar docentes e discentes do Programa à comunidade científica e à universitária.

 


Código Disciplinas (obrigatórias) Créditos C.H.
CET298 Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática 4 60
CET303 Formação de professores em ensino de Ciências e Matemática (linha 1) 4 60
CET304 Teorias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática (linha 2) 4 60
CET299 Seminários de Pesquisa I 2 45
CET300 Seminários de Pesquisa II 2 45
CET301
Seminários de Pesquisa III 2 45
CET302 Seminários de Pesquisa IV 2 45
CIE005 Estágio de Docência 1 45
CET215 Exame de Qualificação - -
CET1328 Pesquisa Orientada I - -
CET1329 Pesquisa Orientada II - -
CET1294 Pesquisa Orientada III - -
CET1295 Pesquisa Orientada IV - -
  Trabalho de Conclusão 72 1080

Código Disciplinas (optativas) Créditos C.H.
CET305 Currículo e Escola na Educação em Ciências e Matemática 4 60
CET306 Dimensão Epistemológica sobre o ensino de Ciências e Matemática 4 60
CET307 Ambientes computacionais de aprendizagem em Ciências e Matemática 4 60
CET308 Psicologia da educação em Ciências e Matemática 4 60
CET309 Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências e Matemática 4 60
CET310 Escrita Acadêmica 4 60
CET311 Tópicos Especiais em Educação em Ciências e Matemática I 2 30
CET311 Tópicos Especiais em Educação em Ciências e Matemática I: Abordagens Interdisciplinares 2 30
CET311 Tópicos Especiais em Educação em Ciências e Matemática I: Análise Textual Discursiva: pressupostos metodológicos iniciais 2 30
CET311 Tópicos Especiais em Educação em Ciências e Matemática I: compreensão de textos científicos em língua espanhola 2 30
CET312 Tópicos especiais em educação em Ciências e Matemática II 4 60
CET312 Tópicos especiais em educação em Ciências e Matemática II: Análise Textual Discursiva: pressupostos teóricos e metodológicos 4 60
CET312 Tópicos especiais em educação em Ciências e Matemática II: Softwares e Ferramentas computacionais na Pesquisa Qualitativa 4 60
CET313 Práticas Freireanas no ensino de Ciências e Matemática 4 60
CET314 Estatística no ensino de Ciências e Matemática 4 60
CET315 Tópicos Especiais em Ensino de Ciências II 4 60
CET315 Tópicos Especiais em Ensino de Ciências II: Abordagens Curriculares 4 60
CET315 Tópicos Especiais em Ensino de Ciências II Educação, Inclusão e Sociedade 4 60
CET316 Educação Matemática e Diversidade Cultural 4 60
CET317 História da Educação Matemática 4 60
CET318 Fundamentos da Matemática na perspectiva da Educação Básica I 4 60
CET319 Fundamentos da Matemática na perspectiva da Educação Básica II 4 60
CET320 Fundamentos da Matemática na perspectiva do Ensino Superior 4 60
CET321 Tendências em Educação Matemática 4 60
CET322 Tópicos Especiais em Educação Matemática I 2 30
CET322 Tópicos Especiais em Educação Matemática I: Early Algebra 2 30
CET322 Tópicos Especiais em Educação Matemática I: uso de ATD para a produção acadêmica 2 30
CET323 Tópicos Especiais em Educação Matemática II 4 60
CET324 Ensino de Ciências no Contexto dos Anos Iniciais 4 60
CET1332 Alfabetização Científica em sala de aula: conceitos e práticas 4 60
CET1334 Ciência, Tecnologia e Sociedade 4 60
CET1336 Divulgação e popularização da Ciência em Espaços Formais e Não Formais 4 60
CET1312 Tópicos Especiais em Ensino de Ciências I 2 30
CET1339 Didática das Ciências Experimentais 4 60
CET328 Educação em Ciências e Matemática para pessoas com deficiência 4 60

 

Código Disciplinas (não letivas)
CET215 Exame de Qualificação
CIE005 Estágio de Docência
CET1328 Pesquisa Orientada I
CET1329 Pesquisa Orientada II
CET1294 Pesquisa Orientada III
CET1295 Pesquisa Orientada IV

 

 

As atividades acadêmicas complementares podem ser cumpridas com atividades de ensino e extensão, produções acadêmicas, participação em eventos e demais produções artísticas que forem realizadas durante o curso de Mestrado.

Quadro de atividades obrigatórias complementares

 

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web