PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Apresentação

PPGEM é um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UESC, aprovado pela CAPES em 03 de abril de 2012, que tem como objetivo principal formar profissionais que possam contribuir para o constante aperfeiçoamento da educação brasileira - contribuições que podem se dar por meio da pesquisa para produção de conhecimentos científicos e, ou da sua atuação profissional docente, seja na formação inicial e continuada de docentes, seja no planejamento, implementação e avaliação de práticas de ensino e aprendizagem matemática e tecnológica, adequadas aos diversos contextos, níveis e modalidades nos quais estas se inserem, tendo como objetivos específicos:

 

• Promover a formação teórico-metodológica do pós-graduando para pesquisa acadêmica na área de Educação Matemática, contribuindo para sua autonomia nas decisões em todas as etapas da produção e difusão de conhecimentos científicos desde a elaboração de projetos até a divulgação e aplicação de seus resultados;

• Integrar à formação científica do pós-graduando conhecimentos  que contemplem  a diversidade cultural e as demandas, visando uma Educação Matemática Crítica e Inclusiva articulada aos pressupostos da etnomatemática;

• Consolidar e ampliar, na UESC, as linhas de pesquisas voltadas para as investigações sobre as necessidades e possibilidades da educação inclusiva, sobre as concepções, processos e práticas de ensino e aprendizagem favoráveis à inclusão social, sobre a formação de professores para enfrentar o desafio de construí-la nos diversos contextos em que ela é necessária;

• Aperfeiçoar a formação do pós-graduando para docência na Educação Superior, sobretudo para sua atuação em cursos de graduação específicos para formação de professores (licenciaturas);

• Institucionalizar a exploração das tecnologias de informação e comunicação nas práticas de pesquisa e ensino desenvolvidas por docentes e pós-graduandos do curso, contribuindo para a inclusão digital destes e dos demais participantes destas ações, como estudantes de graduação, estudantes e docentes da Educação Básica, membros de comunidades atendidas;

• Estimular a formação de comunidades de aprendizagem conectadas em redes, integrando docentes-pesquisadores universitários, pós-graduandos, estudantes de graduação e docentes que atuam na Educação Básica no contexto regular e em contextos diversificados;

• Incentivar a criação de projetos de pesquisa, ensino e extensão estabelecendo relações entre universidade-escola, escola-escola e escola-comunidade;

• Criar condições para que o pós-graduando possa prosseguir os estudos no nível de Doutorado em Educação Matemática ou áreas afins.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
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