Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações

Perguntas Frequentes

Alunas/os especiais

O PPGL/UESC aceita alunas/os especiais?
Sim
Quais as formas/requisitos de ingresso como aluna/o especial no PPGL/UESC?

¹ Via edital de seleção - acesse editais anteriores clicando aqui;
² Alunas/os de outros programas de pós-graduação podem solicitar matrícula especial, desde que tenham o aceite da/o(s) docente(s) responsável(is) pela disciplina. As/Os interessadas/os deverão solicitar a matrícula, via e-mail [ppgl@uesc.br], preenchendo o formulário - disponível aqui - e enviando os seguintes documentos escaneados:
[1] Fotografia 3X4 recente;
[2] Carteira de identidade;
[3] CPF;
[4] Título de eleitor e comprovação de estar quite com a justiça eleitoral;
[5.1] Diploma de Graduação plena ou certidão de conclusão ou de concluinte (para aluna/o especial em nível de mestrado);
[5.2] Diploma de Mestrado ou certidão de conclusão ou de concluinte ou ata de defesa (para aluna/o especial em nível de doutorado);
[6] Formulário de matrícula preenchido e assinado - disponível aqui;
*[7] Certidão de casamento para interessadas/os cujos títulos e documentos estejam com o nome de solteira/o e a/o portador/a seja casada/o.
No ato da solicitação a/o solicitante deve informar a disciplina a ser cursada e se deseja ser aluna/o especial a nível de mestrado ou de doutorado.

Após isso, a Coordenação do PPGL enviará a solicitação para ciência e anuência da/o(s) docente(s) responsável(is) pela disciplina, para procedermos com a matrícula.

Com que frequência o PPGL/UESC aceita o ingresso de alunas/os especiais?
Normalmente, em todos os semestres letivos aceitamos o ingresso de alunas/os especiais.
Aluna/o especial tem acesso ao Sistema Acadêmico - SAGRES?
Não, alunas/os especiais não têm acesso ao SAGRES.
Fui aluna/o especial no PPGL/UESC, como faço para ter um histórico acadêmico da disciplina cursada?
Você pode solicitá-lo via e-mail, ppgl@uesc.br.
Quais disciplinas posso cursar como aluna/o especial no PPGL/UESC?
Todas as disciplinas optativas do programa - listadas no item currículo novo 2019,disponível aqui.
Quantas disciplinas posso cursar como aluna/o especial no PPGL/UESC?
Você pode cursar apenas uma disciplina por semestre como aluna/o especial e só pode fazer um máximo de três do currículo do curso.

Aproveitamento de estudos

Quais disciplinas posso aproveitar e como devo solicitar o aproveitamento?

As/Os discentes de Doutorado que cursaram o Mestrado no PPGL e discentes de Mestrado que cursaram alguma disciplina como aluna/o especial podem solicitar o aproveitamento desses créditos, desde que dentro dos prazos estabelecidos pela Resolução CONSEPE 53.2018/28.2019, em seu Art 37:
§ 5º – Os discentes de Doutorado poderão aproveitar no máximo 32 (trinta e dois) créditos, cursados até 10 (dez) anos antes da matrícula no Programa.
§ 6º - O aproveitamento de créditos cursados por Aluno Especial poderá ocorrer, se obtidos até 2 (dois) anos antes da matrícula, como discente regular.
§ 7º - Nos demais casos, o aproveitamento de estudos somente poderá ser aceito quando as disciplinas tiverem sido concluídas há, no máximo, 5 (cinco) anos.

Para isso, você deverá formalizar a solicitação, via Protocolo Digital da UESC. Na requisição deverá conter o(s) código(s) e nome(s) da(s) disciplina(s) a aproveitar e seu histórico acadêmico deverá ser anexado. Após a documentação ser encaminhada pelo Protocolo ao PPGL, iremos conferir tudo e encaminhar ao setor competente para que o aproveitamento seja realizado.
Para disciplinas que não foram cursadas no PPGL/UESC: você deverá observar se há alguma(s) disciplina(s) [já cursada(s) durante o mestrado ou como aluna/o especial] que apresente(m) equivalência mínima de 75% da carga horária e do conteúdo ou ementa da disciplina do PPGL/UESC [você pode encontrar as ementas das disciplinas do PPGL em nossa página eletrônica, clicando aqui]. Em caso afirmativo, você deverá fazer a solicitação, também via Protocolo Digital da UESC, anexando ¹histórico que comprove aprovação na(s) disciplina(s), ²a(s) ementa(s) da(s) disciplina(s) cursada(s) e ³deverá indicar a(s) disciplina(s) [já cursada(s)] que apresente(m) a equivalência citada.
A análise da solicitação é feita pelo Colegiado com base no Art. 122 do Regimento Geral da UESC:
Art. 122 - Será concedido aproveitamento de estudos para alunos transferidos de outras instituições de ensino superior autorizadas ou credenciadas, observados os seguintes critérios:
I - para reconhecimento do aproveitamento de estudos, todas as disciplinas cursadas com aprovação na instituição de origem, inclusive as optativas, serão objeto de análise pela coordenação do Colegiado de Curso, após parecer de um professor da matéria ou área de conhecimento;
II - para o reconhecimento a que se refere o item anterior, deverão ser observadas equivalência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária e do conteúdo programático entre a(s) disciplina(s) em análise;

Biblioteca Virtual Pearson

O que é a Biblioteca Virtual Pearson?

A Biblioteca Virtual Pearson é considerada a maior plataforma de eBooks universitários e de formação profissional do Brasil. Nela é possível ter acesso a um acervo de livros digitais que conta com mais de 25 editoras parceiras e milhares de títulos em diversas categorias profissionais e literárias que vão proporcionar uma nova visão na disseminação do conhecimento da Instituição, principalmente neste período de coronavírus e suspensão de aulas presenciais.

Como faço para ter acesso a Pearson - Biblioteca Virtual?
As/Os discentes ingressantes a partir do ano de 2021 em diante já foram cadastrados e têm acesso a plataforma. Caso algum/a discente de turma anterior esteja interessada/o, basta solicitar via e-mail ao PPGL que encaminharemos a solicitação à Biblioteca da UESC.
Como faço para realizar o primeiro acesso na plataforma?
O tutorial com as orientações para realização desse primeiro acesso está disponível no endereço:https://www2.uesc.br/noticias/26/Uesc-volta-a-disponibilizar-a-Biblioteca-Virtual-da-Pearson
No sistema Pergamum o número de matrícula corresponde ao login do discente, e a senha são os últimos quatro números do CPF do aluno. Quando redirecionado para a página da Pearson - Biblioteca Virtual, o usuário deverá criar uma senha de sua escolha com os caracteres que são exigidos pela plataforma.
Para os alunos que se cadastraram presencialmente na Biblioteca da UESC, a senha do Pergamum continua a mesma criada no ato do cadastramento presencial pelo usuário. Caso algum/a discente tenha dúvida ou dificuldade pode entrar em contato com a Biblioteca da UESC através do endereço de e-mail bibliot@uesc.br.

Creditação dos cursos (mestrado e doutorado)

Quantos créditos são necessários para integralizar o curso de Mestrado?
24 créditos, sendo 08 créditos em Disciplinas Obrigatórias e 16 créditos em Disciplinas Optativas.
Quantos créditos são necessários para integralizar o curso de Doutorado?
36 créditos, sendo 12 créditos em Disciplinas Obrigatórias e 24 créditos em Disciplinas Optativas.
Posso fazer mais créditos que o necessário?
Sim, desde que tenha a anuência de seu/sua orientador/a.
O(s) crédito(s) do(s) estágio(s) contam para integralizar o curso?
Não. Apesar de se atribuir 1 crédito para Estágio de Docência I e, também, 1 crédito para o Estágio de Docência II, os dois não contam para o cálculo final de créditos exigidos (24 para mestrado e 36 para doutorado).

Co-orientação

É obrigatório ter co-orientador/a?
Não.
Como faço para formalizar a co-orientação?
Para formalizar a solicitação de co-orientação, sua/seu orientador/a deve enviar um e-mail para ppgl@uesc.br contendo o pedido e os seguintes dados e/ou anexos:
1. Breve justificativa
2. Dados (nome, CPF - nº de passaporte -, para estrangeiras/os, IES, país, área de atuação acadêmica) e link para o currículo público do docente a ser homologado como co-orientador/a.
3. Título e resumo ou arquivo com (projeto de) dissertação/tese (em andamento)
4. Comprovação simples de aceitação da co-orientação pela/o docente (cópia de e-mail ou declaração simples)
5. Outros (opcional)
Após isso, a co-orientação será homologada pelo Colegiado do PPGL/UESC e será enviado o Termo de Aceite de Co-orientação para preenchimento e assinatura de todas/os as/os interessadas/os.

Disciplinas e atividades obrigatórias e optativas do PPGL/UESC

Quantas disciplinas devo cursar por semestre?
É recomendado que sejam cursadas, no máximo, 03 (três) disciplinas por semestre: 1 (uma) obrigatória e 2 (duas) optativas.
Lembrando que essa recomendação não se aplica às atividades, tais como: Pesquisa Orientada, Estágio de Docência, Exame de Qualificação.
Posso cursar mais disciplinas do que o recomendado?
Sim, desde que tenha a anuência de seu/sua orientador/a.
Posso cursar menos disciplinas do que o recomendado?
Sim, desde que tenha a anuência de seu/sua orientador/a.
Mas tenha em mente que isso atrasará a integralização dos créditos/carga horária do curso.
Posso cursar disciplinas que não são da minha linha de pesquisa?
Sim, o PPGL/UESC é um programa que visa a interdisciplinaridade, você pode cursar disciplinas de todas as linhas de pesquisa, desde que tenham relevância para sua pesquisa.
Posso cursar disciplinas em outro programa de pós-graduação da UESC ou de outras instituições?
Sim, disciplinas cursadas fora do PPGL devem constar no plano de estudo do discente ou ter a aprovação do orientador. Posteriormente, os créditos poderão ser aproveitados, desde que atendidos os requisitos previstos no Regimento interno do PPGL/UESC.
Por que preciso me matricular em Pesquisa Orientada em todos os semestres?
Essa atividade é o registro formal dos encontros das/os discentes com as/os docentes orientadoras/es. Por isso, esse registro/matrícula deve ser feito durante todos os semestres até a finalização do curso.
Em alguns semestres não haverá mais disciplinas a serem cursadas e, também com o propósito de manter sua matrícula ativa nos sistemas da UESC, você irá se matricular apenas em Pesquisa Orientada.
Quais são as atividades obrigatórias do programa?
1. Pesquisa Orientada - obrigatória em todos os semestres
2. Estágio de Docência I – apenas para bolsistas
3. Estágio de Docência II – apenas para doutorandas/os bolsistas
4. Seminário Interdisciplinar de Pesquisa
5. Exame de Qualificação
6. Trabalho Final de Curso
O que é o Seminário Interdisciplinar de Pesquisa – SIP?
O SIP é o seminário em que as/os discentes da turma apresentam seus projetos de dissertação/tese, contando com a participação e comentários/sugestões das/os docentes do PPGL/UESC e debatedoras/es externas/os.
A participação e aprovação no SIP são condições obrigatórias para que a/o discente realize o Exame de Qualificação.

E-mail Institucional

Como faço para ter um e-mail institucional?
O e-mail institucional é solicitado à Unidade de Desenvolvimento Organizacional - UDO pela secretaria do PPGL/UESC assim que a/o discente faz a primeira matrícula, então não é necessário solicitar a criação do e-mail. Assim que eles são criados, nós encaminhamos o login e a primeira senha de acesso.
É obrigatório ter o e-mail institucional?

Diante da pandemia do COVID-19 e das aulas remotas, o e-mail institucional passou a ser obrigatório para a participação em aulas via Google Meet e para inserção da/o aluna/o no Google Classroom pela/o docente responsável pela disciplina.

Estágio de docência

Preciso fazer estágio de docência?
O estágio é obrigatório apenas para as/os bolsistas, mas as/os demais discentes podem realizá-lo, desde que tenha a anuência da/o orientador/a.
Discentes em nível de mestrado devem realizar um semestre de estágio de docência e discentes em nível de doutorado devem realizar dois semestres de estágio.
Posso fazer o estágio na educação básica?
Não. O estágio de docência de mestrandas/os e doutorandas/os deve ser feito nos cursos de Graduação.
A secretaria do PPGL é responsável pela escolha da disciplina, docente supervisor e organização do estágio?
Não. A/O discente e a/o orientador/a deverão decidir, em comum acordo, em qual disciplina será realizado o estágio e entrar em contato com o docente supervisor, nos casos em que a/o própria/o orientador/a não seja a/o supervisor/a da disciplina.
Resumindo: nenhum desses processos é feito pelo PPGL, cabendo-lhe, tão somente, a oferta da atividade, para matrícula da/o discente.
Posso fazer o estágio em qualquer disciplina de qualquer curso de graduação?
Não. O estágio deve ser realizado em disciplina(s) de curso de licenciatura com conteúdo compatível com sua área de estudo/pesquisa.
Essa é uma limitação de nosso regimento e planejamos alterá-la no futuro.
Posso fazer o estágio com um/a professor/a supervisor/a que não é minha/meu orientador/a?
Sim, desde que em disciplina(s) de curso de licenciatura com conteúdo compatível com sua área de estudo/pesquisa.
Posso fazer o estágio em outra Instituição de Ensino Superior?
Sim, o estágio de docência pode ser realizado em outra IES, desde que seja em disciplina de curso de licenciatura com conteúdo compatível com sua área de estudo/pesquisa.
Sou professor(a), preciso fazer o estágio?
De acordo com a Resolução CONSEPE 52/2014, as/os discentes que comprovarem experiência docente no ensino superior ou na educação básica não precisam realizar o estágio.
Essa solicitação de aproveitamento e comprovação de experiência docente deve ser feita via Protocolo Digital da UESC, devendo ser anexada à solicitação uma declaração ou documento que contenha: dados pessoais da/o discente (nome e CPF), nome e carga horária e período da disciplina ministrada.
O que é o Plano de Estágio? É obrigatório fazer?
O Plano de Estágio é um documento obrigatório para toda/os estagiárias/os, que deve ser preenchido pela/o discente, com a anuência da/o docente supervisor/a, para registrar as atividades feitas durante o estágio.
O plano possui modelo próprio no site do PPGL/UESC [acesse clicando aqui] e o prazo de entrega, estipulado pelo Colegiado, será informado em tempo hábil, em cada semestre.

Matrícula semestral

Como funciona a matrícula para veteranas/os no PPGL/UESC?
A matrícula para veteranas/os é feita via formulário online do Google, enviado antes do início de cada semestre, seguindo o período do Calendário da UESC.
Não consegui a resposta/anuência da/o minha/meu orientadora/orientador dentro do prazo para matrícula, o que eu faço?
Anexe no formulário somente o PDF e/ou print comprovando que o contato foi feito. Quando sua/seu orientador/a responder, nos encaminhe o PDF do e-mail e/ou print com a anuência.
Identifiquei um erro na minha matrícula, como faço para consertar?
Informe a secretaria do PPGL/UESC o mais rápido possível para que a equipe faça os devidos ajustes.

Plano de estudos

O que é o plano de estudos?
O plano de estudos é um documento que deverá relacionar as disciplinas, seminários, línguas estrangeiras escolhidas, área de pesquisa para a dissertação e estágio de docência. Esse documento, assinado pela/o orientador/a e pela/o discente, será submetido à apreciação do Programa até o final do primeiro período letivo cursado pelo aluno no Programa.
O plano de estudos é obrigatório?
Sim, toda/o discente deve fazer o plano de estudos. A falta do envio e/ou aprovação impede a/o discente de matricular-se no período letivo subsequente.
Há um arquivo-modelo ou formulário desse plano de estudos?
Sim, o formulário é atualizado e disponibilizado anualmente para as/os ingressantes em tempo hábil.

Prazos – Qualificação, defesa, etc.

Quando devo fazer o Exame de Qualificação?
Conforme Art. 44 do Regimento Interno do PPGL/UESC:
O Exame de Qualificação ocorrerá em até 18 (dezoito) meses após a primeira matricula, para o Mestrado e, em até 36 (trinta e seis) meses após a primeira matrícula, para o Doutorado.
Quando devo defender a dissertação/tese?
Os prazos para a integralização do curso, incluindo a conclusão de créditos teóricos e a defesa do trabalho final, serão, respectivamente, de até 24 (vinte e quatro) meses para o Mestrado e de até 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado, contados a partir do mês da primeira matrícula no Programa.
Qual o prazo máximo para defesa?
Após a conclusão de créditos em disciplinas e atividades obrigatórias e optativas a defesa do trabalho final será em até 24 (vinte e quatro) meses para o Mestrado e até 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado, contados a partir do mês da primeira matrícula no Programa.
Por quanto tempo posso solicitar a prorrogação da minha defesa?
O prazo máximo para integralização do curso, incluindo a defesa do trabalho final, poderá ser, excepcionalmente, prorrogado por até 6 (seis) meses tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado, desde que devidamente justificado pelo Orientador e aprovado pelo Colegiado do Programa.
Como solicito prorrogação do prazo de qualificação/defesa?
Em caso de prorrogação, a solicitação deverá ser feita pela/o orientador/a, procedendo à formalização dessa solicitação, via e-mail, incluindo:
a. O detalhamento dos motivos para a solicitação;
b. A previsão de prazos para escrita da dissertação e para a realização da qualificação/defesa;
c. Arquivo com o texto da dissertação/tese na versão mais atualizada;
d. Outros documentos que a/o orientador/a julgar pertinentes.

Processo seletivo

Quais as formas de ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGL/UESC?
Via seleção, que, geralmente, ocorre no segundo semestre de cada ano, através de Edital publicado no site da UESC, em nossa página eletrônica e em outros meios de divulgação.
Onde encontro editais, normas e resultados de processos seletivos anteriores?
Encontre essas e outras informações clicando aqui.

Proficiência em línguas estrangeiras

Em quantas línguas estrangeiras eu devo comprovar proficiência? Qual o prazo e como devo fazer essa comprovação?
Mestrandas/os devem comprovar aprovação em exame de proficiência em uma língua estrangeira. Já doutorandas/os, devem comprovar aprovação em exame de proficiência em duas línguas estrangeiras.

O prazo para entrega de certificado(s) de proficiência em língua estrangeira é até o final do 2º semestre da/o discente no curso e o(s) documento(s) deve(m) ser enviado(s) via e-mail, ppgl@uesc.br.

Aquelas/Aqueles que já possuem certificado de proficiência poderão utilizá-los, desde que dentro do prazo de validade estabelecido pela Resolução PPGL/UESC nº 02/2020 - até cinco anos, contados a partir da data de expedição do documento comprobatório.
Onde devo fazer os exames? A UESC promove exames de proficiência para as/os discentes de pós-graduação?
O exame pode ser feito em instituições de ensino superior especializadas/os, provenientes de órgãos credenciados para esse fim e de conhecida competência no âmbito acadêmico ou em instituições aplicadoras de exames de proficiência reconhecidas internacionalmente.

Normalmente, o Departamento de Letras e Artes – DLA da UESC abre edital para realização de até 3 provas ao ano. Recomendamos que também procurem em outras instituições.

Discentes estrangeiros precisam comprovar proficiência em Língua Portuguesa?
Para discentes estrangeiros, será exigido o certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE/BRAS). Além deste, a/o discente estrangeira/o deverá ter habilitação em outra língua estrangeira que não a sua de origem (uma língua estrangeira para mestrado e duas para doutorado).

Promoção direta ao Doutorado

Há alguma normativa sobre a possibilidade de promoção direta ao Doutorado no PPGL/UESC?
Sim, todas as informações podem ser encontradas na Resolução PPGL/UESC nº 03/2019, disponível aqui.

Sistema Acadêmico

O que é o Sistema Acadêmico SAGRES da UESC?
O Sistema Acadêmico SAGRES utilizado pela UESC e por outras IES é um portal onde o aluno pode acessar as disciplinas em que está matriculado, suas notas, faltas
Como faço para realizar o primeiro acesso ao SAGRES?
Para obter sua senha de acesso ao Portal Acadêmico:
a) Acesse o Portal Acadêmico, clicando aqui;
b) Selecione o item "Primeiro Acesso";
c) Digite seu endereço de e-mail > Enviar;
d) Você receberá usuário e senha no endereço de e-mail informado, que deverá ser o mesmo cadastrado na UESC;
e) Ainda no e-mail, você deverá clicar em "Clique aqui para ativar sua conta". Após isso, será exibida a informação de que a conta foi ativada e você pode fazer login normalmente e acessar o portal.
Esqueci minha senha do SAGRES, o que devo fazer?
Clique aqui ou procure o item "Esqueceu a senha?" na página principal do portal e insira seu nome de usuário. Após isso você receberá um e-mail com as instruções para recuperar o acesso.
Quais documentos consigo gerar pelo SAGRES?
Fluxograma, comprovante de matrícula, histórico acadêmico e certidão de conclusão do curso.
Sou egressa/o do PPGL e preciso do meu histórico acadêmico, ainda consigo acessar o SAGRES para gerá-lo?
Se você ainda lembrar de seu usuário e senha, sim. Mas, caso não lembre e/ou não tenha acesso ao e-mail cadastrado para recuperação de senha, pode solicitar o documento pelo Protocolo Digital da UESC.

 

 

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