Ciência Inovação e Modelagem em Materiais

Objetivos e Perfil

NÍVEL: MESTRADO ACADÊMICO

Objetivos / Perfil profissional a ser formado:
Este curso tem como principal objetivo formar recursos humanos, capazes de pesquisar novos materiais e novos usos industriais dos materiais existentes. Também visa a expansão do conhecimento e do potencial de aplicação de materiais com interesses compartilhados pela indústria, em especial a indústria regional, com destaque para a construção civil e o Pólo de Informática de Ilhéus.
O egresso também obterá uma sólida formação nas bases fundamentais da Ciência dos Materiais, assim como os métodos de pesquisas das áreas específicas o que dará ao egresso a capacidade tanto para continuar na carreira acadêmica como para enfrentar novos desafios da pesquisa cientifico - tecnológica e inserir-se em grupos multidisciplinares de pesquisa e no mercado de trabalho.

A modelagem matemática e computacional é uma das mais importantes e úteis ferramentas para qualquer ciência. Parte do corpo de professores envolvido nesta proposta tem trabalhado utilizando modelagem para avançar na solução de problemas característicos da pesquisa em diversas fontes de energia, de biocombustíveis a fissão e fusão nuclear. Algumas das técnicas, de modelagem matemático-computacional empregadas nestas áreas de energia são também aplicáveis (e aplicadas) à pesquisa com materiais e suas aplicações.
A interligação entre estes três temas, além de, por si só, indicar interessantes oportunidades de formação e pesquisa, também encerra oportunidades de incursão na inovação tecnológica como possível conseqüência ou motivação das descobertas e estudos científicos. A atenção para estas possibilidades é uma das características desejadas para o profissional deste curso.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster