Cultura e Turismo

Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

Cultura, Sociedade e Turismo – 03 Créditos – 45 horas
O turismo visto através de um instrumental teórico, numa perspectiva sócio-cultural, sob uma ótica crítica, a partir de análise das configurações sociais que se apresentam; capacitando os discentes a um melhor entendimento dos processos sociais, onde poderão vir a atuar.

Fundamentos Teóricos do Turismo – 03 Créditos – 45 horas
Conceitos, definições e tipologia. Contextualização histórica do turismo. Epistemologia do Turismo. Estudo interdisciplinar do turismo. Sistema Turístico. Mercado turístico. Segmentação. Ciclo de vida das destinações turísticas. Principais impactos relacionados com a atividade turística. Turismo e sustentabilidade. Turismo e globalização. Transformação do turismo. Tendências do turismo contemporâneo. 

Metodologia Cientifica – 03 Créditos – 45 horas
A pesquisa científica - uma reflexão e uma discussão epistemológica do saber, fazer científico em ciências humanas e sociais aplicadas. Tipologia de pesquisa: natureza e objetivos. A ética em pesquisa com seres humanos. O projeto de pesquisa - concepções, processo e produto. A estrutura de um projeto de pesquisa. Textos científicos: artigo, dissertação.

Seminário Interdisciplinar de Pesquisa – 03 Créditos – 45 horas
Elementos de conceitualização da pesquisa: definição da problemática; revisão e análise crítica das primeiras fontes da documentação científica pertinente aos principais conceitos e variáveis; apresentação dos principais elementos de um modelo teórico pertinente; formulação do problema; enunciados de objetivos ou hipóteses; perspectivas que privilegiam as estratégias e métodos; pertinência da relação entre hipóteses ou questões, objetivos e metodologia de pesquisa; condições de sistematização da pesquisa; discussão sobre as possíveis condições de validação e aplicação dos resultados.

Disciplinas Optativas

Arqueologia, P. Cultural e Turismo – 03 Créditos – 45 Horas
Estudos arqueológicos em Porto Seguro, enquanto Patrimônio Cultural aplicado ao incremento e ao desenvolvimento da atividade turística no Sul da Bahia

Economia e Turismo – 03 Créditos – 45 Horas
Noções gerais de economia e de turismo: oferta e demanda de turismo, indústria internacional e nacional do turismo, organizações nacionais e internacionais do turismo e cultura. Dimensões econômicas do turismo: turismo e renda nacional, turismo e balanço de pagamentos, organização da indústria, multiplicadores do turismo, geração de emprego, desenvolvimento regional, externalidades, custo, benefício e análise de projetos turísticos e culturais. Desenvolvimento e turismo sustentável. Políticas públicas de turismo e de cultura e investimento privado. Investimento externo e alianças estratégicas. Noções de gestão operacional do turismo. Introdução ao planejamento econômico do turismo. Estudos de casos internacionais.

Governo e Desenvolvimento Local com Base no Turismo – 03 Créditos – 45 Horas
Estudo do poder local em seus aspectos teóricos, conceituais e metodológicos e das novas coordenadas postas à gestão local na atualidade com ênfase sobre: os movimentos que aparecem como propulsões de inovação; os modos de interação governo-sociedade civil; e a problemática do desenvolvimento local, em vinculação com estudos de casos de municípios com perfil turístico.

História e Cultura como Vetores Turísticos – 03 Créditos – 45 Horas
A região e suas reconfigurações no decorrer do processo histórico. As representações culturais e as questões identitárias. Suportes culturais e os meios de comunicação.

Marketing Turístico – 03 Créditos – 45 Horas
Práticas dos conhecimentos teóricos referentes ao planejamento e execução do marketing turístico evidenciando a preservação e valorização do patrimônio cultural existentes em destinos turísticos. Conceitos e técnicas de diagnóstico, posicionamento e imagem. Elaboração de estratégias de produto, preço, praça e promoção. Evolução do marketing e suas interfaces com a demanda e seus possíveis segmentos. Estratégias competitivas e Tendências de Marketing.

Patrimônio e Políticas Patrimoniais e Turísticas – 03 Créditos – 45 Horas
A trajetória do conceito de patrimônio a partir do séc. XVIII. Discussão dos conceitos de material e imaterial. Práticas patrimonialistas: conservação, preservação, intervenção. Cidade histórica e patrimônio. O debate conceitual sobre patrimônio material (arquitetônico, arqueológico, artístico visual) e imaterial (antropológico, musical, hábitos, crenças) à luz da legislação brasileira, das cartas patrimoniais do IPHAN e das recomendações dos órgãos internacionais. Experiências contemporâneas de gestão patrimonial, e suas interfaces com o Turismo Cultural e a Educação Patrimonial.

Performances turísticas: interfaces entre o turismo, o teatro e o ritual. – 03 Créditos – 45 Horas
O curso está embasado nas concepções de experiência e performance e se configura como uma nova tendência da abordagem antropológica sobre o turismo. Na esteira de diversos autores, busca-se inspiração no teatro para o entendimento do fenômeno turístico e seus atores sociais.

Planejamento Sustentável do Turismo – 03 Créditos – 45 Horas
Espaço geográfico, suas dimensões e elementos; planejamento: tipos, fases e técnicas. Estudos e diagnósticos. Evolução do conceito de sustentabilidade. Fundamentos do desenvolvimento sustentável. Os aspectos geográficos do planejamento territorial, as escalas de investigação, os diagnósticos, a dinâmica e os contextos de ordem econômica e social. as políticas de planejamento territorial. Os impactos e a gestão da conservação integrada do território. O planejamento territorial no Brasil: modelos e áreas de interesse para o turismo perspectivas. Eixos fundamentais do turismo sustentável. Planejamento do turismo. Planejamento estratégico do turismo. Elaboração de projetos turísticos. Política, planejamento e o plano. Municipalização e regionalização do planejamento.

Qualidade da Experiência na Visitação de Destinos Turísticos – 03 Créditos – 45 Horas
Estudo da qualidade da experiência na visitação de destinos turísticos considerando aspectos como planejamento, gestão e controle, bem como a satisfação de visitantes e visitados e a relação com a competitividade e sustentabilidade.dos destinos turísticos.

Representações culturais em imagens: Fotografia, cinema, imagens, mentais e representações sociais em cultura e turismo – 03 Créditos – 45 Horas
Analisar o conceito de imagem, do surgimento da fotografia a era digital, através da transformação conceitual e tecnológica a que se viu sujeita a partir da possibilidade de captação automática, era pós-fotográfica. Pelo uso de Imagens na comunicação e no Turismo, seus processos de produção e recepção, discute a perpetuação das Representações Sociais pela constância dos meios de comunicação em reforçar estereótipos

Tópicos Especiais em Turismo – 03 Créditos – 45 Horas
O desenvolvimento do turismo na contemporaneidade. Turismo e globalização. Turismo em transformação. Perfil do “novo” turista. Tendências do turismo nas diferentes regiões do mundo. Mega-tendências e as perspectivas do setor no terceiro milênio. As tendências do setor e realidade brasileira.

Tópicos Especiais em Cultura – 03 Créditos – 45 Horas
O Conceito de cultura em perspectiva multidisciplinar. Contextos e noções contemporâneas relevantes no campo atual da cultura: multiculturalismo, identidades culturais, mundialização da cultura, globalização, cultura e economia, cidadania, sustentabilidade.

Tópicos Especiais em Metodologia – 03 Créditos – 45 Horas
Disciplina de conteúdo variável, que tem como propósito o aprofundamento do conhecimento sobre diferentes métodos de pesquisa, em especial, os mais recorrentes em Cultura e Turismo. Discussão dos fundamentos epistemológicos e dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em Cultura e Turismo.


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web