Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

Apresentação

O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET surgiu do desmembramento do antigo Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC em 1995, quando existia apenas o Curso de Licenciatura em Ciências com habilitações em Biologia, Física, Matemática e Química. A partir de então, o DCET passou a administrar o Curso de Licenciatura em Ciências com as três últimas habilitações. Em 1999 foi extinta a Licenciatura em Ciências e criados os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, Licenciatura e Bacharelado em Matemática e o Curso de Licenciatura em Química. Ainda em 1999 foi criado o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. No segundo semestre de 2004, foi iniciada a primeira turma do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção e Sistemas. Em 2008, foram criados os Cursos de Bacharelado em Química e Licenciatura em Física na modalidade à distância. Novos cursos de graduação em Engenharia foram aprovados em 2010 para início no segundo semestre de 2011: Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e Química.

O Departamento conta também com um programa de pós-graduação em Física – PROFÍSICA, aprovado em 2008, com um mestrado acadêmico que atua nas linhas de pesquisa em Astrofísica e Física Nuclear teórica e aplicada, em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais - PROCIMM, mestrado acadêmico aprovado em 2010, com atuação nas linhas de pesquisa em Síntese e Caracterização dos Materiais e Modelagem e Simulação em Materiais e mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT com atuação em Rede Nacional que visa à capacitação de professores de Matemática que atuam no ensino básico; além de programas de especialização.

O DCET tem como missão primordial atender às demandas básicas da sociedade e seus diversos setores, no que concerne ao ensino, à pesquisa e extensão nas áreas das ciências exatas e tecnológicas. O Departamento procura alcançar este objetivo, fundamentalmente, de uma forma multidisciplinar e abrangente, em consonância com os demais cursos da UESC, desenvolvendo atividades voltadas para a geração e divulgação do conhecimento científico e tecnológico e para a prestação de serviços à comunidade, através de suas Áreas de conhecimento: Engenharia, Estatística, Física, Informática, Matemática, Oceanografia e Química.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster