Acesse o webmail

Entrevistas

Conclusão PDI 2014-2018 da UESC

 

Reitora Adélia Pinheiro, em 08/05/2015.

A professora Adélia Pinheiro atualmente é a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi pró-reitora de Graduação (2006-08). Possui graduação em Medicina pela UFBa, residência em Medicina Social, mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Saúde Pública pela USP(2003). Integra o Departamento de Saúde da UESC desde 1990. A experiência na gestão universitária começou como Gerente de Pós-Graduação da UESC, função que exerceu entre 1994 e 1995; Gerente Acadêmica (2000-2004), e vice-coordenadora do curso de Medicina (2002-2006). Preside o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia.

 

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO

ASCOM - Reitora, O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz já aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional. O que representa este Instrumento, o PDI, para a UESC?

Adélia Pinheiro - Principal instrumento de gestão da Universidade, construído coletivamente e em consonância com a Política de Planejamento Institucional, representa o exercício da criticidade, construção e consolidação da sua identidade, aprofundamento do autoconhecimento, comprometimento e empoderamento de gestores e da comunidade acadêmica em prol da projeção de futuro para a UESC, no sentido da excelência, da democratização e da transparência, todos eles princípios balizadores da referida política.

ASCOM - De que forma este Plano de Desenvolvimento Institucional vai interferir na realidade da região em que a UESC está inserida?

AP - A UESC está inserida nas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia, abarcando três territórios de identidade. Através da formação de pessoas, produção de conhecimento vinculada também aos desafios regionais e extensão articulada ao ensino e pesquisa a Universidade colabora, através de sua missão com o desenvolvimento da região. A realização de audiência pública para escuta e discussão com a comunidade regional marcou um importante momento no processo de elaboração do PDI.

ASCOM - Reitora, num determinado momento da elaboração do PDI, a senhora convocou à comunidade regional para sinalizar eixos estratégicos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UESC. Foi uma experiência positiva para a Universidade?

AP - Foi a primeira vez que a UESC realizou uma audiência pública, portanto um outro diferencial do processo de elaboração do nosso PDI. A experiência foi valorosa e nos auxiliou no aperfeiçoamento e maior aproximação do Plano às demandas da sociedade.

ASCOM - A partir de agora como será a aplicabilidade do Plano de Desenvolvimento Institucional da UESC?

AP - O PDI deve nortear as decisões e processos deliberativos da Instituição e será objeto de acompanhamento e avaliação por toda a Comunidade Acadêmica. Comemoramos a conclusão deste processo de construção com toda a Comunidade Acadêmica, gestores e Conselheiros do CONSU.

FAÇA O DOWNLOAD DO PDI (2014 - 2018)

Veja também:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster