Acesse o webmail

Entrevistas

Reitora convoca comunidade acadêmica da UESC para construção do PDI 2014-2018

Entrevista com a Reitora Adélia Pinheiro,
em 06/08/2014

A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) concedeu entrevista convidando a comunidade acadêmica para participar e contribuir no processo de construção Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. Na entrevista, a reitora explica o processo de elaboração que propõe que o planejamento institucional ocorra com o fortalecimento do sistema binário, a partir de setores e Departamentos, abordando as 3 dimensões, ensino, pesquisa e extensão, e ainda em duas outras dimensões não vinculadas estritamente a setores e Departamento, assistência estudantil e qualidade de vida e trabalho.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO

 

ASCOM - Reitora, o que é um Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI?

Reitora Adélia Pinheiro - O Plano de Desenvolvimento Institucional é um instrumento de planejamento e gestão que, a partir da identidade e contexto da instituição, estabelece a visão de futuro, com objetivos, metas, estratégias e indicadores de curto e médio prazos.

ASCOM - Qual a importância de elaboração de um PDI para a UESC?

AP - É através do PDI que a UESC planeja e projeta o seu futuro, constituindo-se em um norteador das políticas, ações e decisões estratégicas dos Conselhos, dos dirigentes e de unidades que compõem a Universidade.

ASCOM - O que muda no processo de elaboração do PDI 2014-2018?

AP - A UESC elaborou anteriormente dois Planos de Desenvolvimento Institucionais, o primeiro para o período 2003-2006 e o segundo para o período 2009-2013. O processo de elaboração anterior foi organizado a partir das dimensões clássicas de uma instituição universitária: ensino, pesquisa e extensão, agregando as dimensões de assistência estudantil e empreendedorismo. O processo foi participativo, aberto a todos os membros da comunidade acadêmica. Um avanço importante, porém não deu conta dos elementos, objetivos, metas, estratégias e indicadores vinculados à administração setorial.

O processo de elaboração que estamos iniciando propõe que o planejamento institucional ocorra a partir de setores e Departamentos, abordando as 3 dimensões, ensino, pesquisa e extensão, e  ainda em duas outras dimensões não vinculadas estritamente a setores e Departamento, assistência estudantil e qualidade de vida e trabalho.

De acordo com a proposta apresentada pela Reitoria e aprovada pelo Conselho Superior - CONSU, faremos um PDI utilizando uma metodologia que contribui para a consolidação do Modelo Binário.  Após deliberação do CONSU, estamos desencadeando o processo de elaboração do PDI 2014-2018 com início em 11 de agosto, com a primeira oficina no Departamento de Ciências Econômicas. As oficinas se estenderão por todo o mês de agosto nos diversos setores. O segundo semestre de 2014 será um momento rico e valoroso para toda a comunidade acadêmica da UESC. Ao final do processo o material produzido será submetido à deliberação do CONSU.

Assim, faço um convite a toda comunidade acadêmica para participar e contribuir no processo de construção do futuro da nossa Universidade!

 

Veja também:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster