COLÓQUIO INTERNACIONAL CENTENÁRIO DE ADONIAS FILHO

Apresentação

A Universidade Estadual de Santa Cruz promoverá, entre os dias 09 e 11 de novembro, o Colóquio Internacional Centenário Adonias Filho, com o tema: literatura, cultura, história e memória. O Colóquio celebrará o centenário de nascimento do autor, ficcionista, ensaísta e crítico literário, através da reflexão, da leitura e do estudo crítico sobre a obra e a vida do escritor homenageado, pela diversidade temática, de gêneros literários e a riqueza de sua prosa ficcional e ensaística.

O evento reunirá escritores, autores, acadêmicos, professores, pesquisadores, nacionais e estrangeiros, artistas e estudantes de graduação dos cursos de Letras, História, Comunicação e mestrandos, para refletir sobre a contribuição de Adonias Filho para cultura nacional, regional e local. O Colóquio constitui-se em efetivo momento de intercâmbio cultural, universitário, inter-relacionando a pesquisa, o ensino e a extensão, em importante espaço de celebração cultural, com a presença de convidados internacionais da Europa e da África, a exemplo do escritor, crítico e ensaísta, Prof. Arnaldo Baptista Saraiva, da Universidade de Porto-Portugal e da pesquisadora e linguista da Universidade Pedagógica de Moçambique, Sarita Monjane, além do Secretário da Academia Brasileira de Letras, Domício Proença Filho.

As inscrições para participar do Colóquio podem ser feitas até o dia 08 de novembro, no endereço eletrônico http://www.uesc.br/eventos/cicaf/. O evento conterá ainda mostra de produtos audiovisuais, sessão de comunicação de trabalhos científicos e sessão de lançamento de livros, em noite de autógrafos com os escritores. O Colóquio é uma realização da Universidade Estadual de Santa Cruz, através da Reitoria, coordenado pela Comissão de Celebração do Centenário de Nascimento do Escritor Adonias Filho, PROEX, Departamentos de Letra e Artes - DLA, Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões, Mestrado em Letras - Linguagens e Representações, Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – DCAC e o Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho