XX Ciclo de Estudos Históricos

Apresentação

Entre os dias 14 e 16 de setembro de 2009, a UESC sediará o XX Ciclo de Estudos Históricos. São vinte anos de atividades ininterruptas. Ao longo desse tempo, o Ciclo debateu temas de relevância nacional e internacional, trouxe para a UESC alunos e professores das mais diversas instituições do país e se preocupou em atualizar professores e alunos nos debates de frente promovidos pela comunidade de historiadores.

Em vinte anos, o Ciclo conquistou espaço e ultrapassou as fronteiras da região sul da Bahia. Nos últimos encontros, a participação de alunos provenientes de outras instituições e Estados do Brasil têm sido freqüente.

Para 2009 temos a expectativa de alcançar maior público de pesquisadores e ouvintes, seja dos Programas de Pós-Graduação da Bahia e do Nordeste, seja do restante do país. Soma-se a isso, o fato de que receberemos professores renomados, provenientes das maiores universidades do Brasil.

O tema do evento está relacionado com os oitenta anos de publicação da mais influente revista de história do mundo ocidental: os Annales d´histoire economique e sociale, publicado em 1929, sob a direção de Marc Bloch e Lucien Febvre. O objetivo dessa comemoração é fazer uma reflexão sobre o impacto da revista, posteriormente alçada à categoria de Escola Histórica na historiografia ocidental e, particularmente, na brasileira. A proposta é mostrar não apenas as heranças, mas também as novas perspectivas do oficio do historiador em desenvolvimento na atualidade e suas relações com o movimento dos Annales.

Em razão disso, contamos com a presença de todos para que essa comemoração seja efetivamente uma celebração acadêmica e crítica; para que ela possa trazer contribuições para a atividade do profissional formado em História, tanto os que atuam em sala de aula, quanto os que atuam na pesquisa.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho