Fórum de Debates: As Políticas e as Reformas Educacionais no Contexto Atual

Apresentação

O FÓRUM DE DEBATES: AS POLÍTICAS E AS REFORMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO ATUAL - Projeto de Extensão, vinculado ao Departamento de Ciências da Educação da UESC, vem, desde sua criação em 1997, consolidando um espaço público de discussão e socialização das informações sobre as políticas públicas de educação, reunindo pesquisadores, gestores de educação, professores, sindicatos e movimentos sociais na intenção de construir uma educação pública de qualidade social.

No contexto atual de aprovação do Plano Nacional de Educação, elegemos como tema central do Fórum de Debates: o PNE - Articulando os Planos Municipais de Educação nos municípios da Região da UESC, considerando a necessidade de refletir sobre os desafios dos municípios que deverão, dentro de um ano, elaborar ou adequar os seus PMEs, alinhando-os ao PNE e ao PEE.

Cabe, principalmente, às Secretarias Municipais de Educação e aos Conselhos Municipais de Educação a adoção de mecanismos que favoreçam uma efetiva participação de todos os segmentos da sociedade nas decisões coletivas, fazendo com que todas as necessidades educacionais dos cidadãos do município estejam presentes no Plano Municipal de Educação, de forma a dar-lhe uma configuração de plano de Estado.

Para tanto, convidamos as secretarias municipais de educação, os conselhos de educação e demais segmentos da comunidade educacional para participarem desse debate, colocando em discussão os desafios e as experiências enfrentados na elaboração/adequação dos PMEs no âmbito dos municípios baianos da área de atuação da UESC.

Data: 07 de outubro de 2014 (das 8h00 às 18h00)

NOTA: Se sua Instituição – Secretaria Municipal de Educação; Conselho de Educação; Sindicato; Movimento Social; Escola etc, – ainda não atualizou o cadastro no Fórum de Debates ( 2014) poderá preencher a FICHA DE CADASTRO INSTITUCIONAL e enviar para um dos e-mails disponibilizados.
Se você individualmente tem interesse preencha e envie a FICHA DE CADASTRO INDIVIDUAL, indicando o Grupo Temático - GT que pretende participar.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho