imagem do topo

Apresentação

O Programa Coletivo Paulo Freire em articulação com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)tem o objetivo de promover o reconhecimento da pessoa e do educador Paulo Freire em aulas, grupos de estudos, escolas e na formação de professoras/es. Além dessas ações há também os Encontros anuais sediados pela Universidade Estadual de Santa Cruz. O I Encontro do Coletivo Paulo Freire ocorreu em 2016 sob a coordenação da saudosa Professora Dr.ª Arlete Vieira da Silva com o objetivo de divulgar as atividades do Coletivo como um centro de estudo, pesquisa e extensão.

O II Encontro do Coletivo Paulo Freire, intitulado Pedagogia da Indignação: enfrentamentos contemporâneos se constitui um espaço de diálogos freirianos de docentes e discentes da Universidade Estadual de Santa Cruz, comunidade acadêmica, professoras/es e estudantes da educação básica, movimentos sociais e público regional em geral, objetivando mobilizar o conhecimento sobre os principais desafios que os profissionais da educação têm enfrentado no cenário educacional atual. O evento visa direcionar as discussões em torno de uma educação para a transformação social, sob a inspiração do legado freiriano, privilegiando a dialogicidade no desenvolvimento dos eixos temáticos que abordarão questões voltadas para Educação no Campo, Educação Popular, Diversidade Cultural,Educação Inclusiva e Formação de Professores e Professoras.