IV Encontro do Coletivo Paulo Freire

Apresentação

O Programa Coletivo Paulo Freire em articulação com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) tem o objetivo de promover o reconhecimento da pessoa e do educador Paulo Freire em aulas, grupos de estudos, escolas e na formação de professoras/es. Além dessas ações há também os Encontros anuais sediados pela Universidade Estadual de Santa Cruz. O I Encontro do Coletivo Paulo Freire ocorreu em setembro de 2016 sob a coordenação da saudosa Professora Dr.ª Arlete Vieira da Silva, com o objetivo de divulgar as atividades do Coletivo como um centro de estudo, pesquisa e extensão.

O II Encontro do Coletivo Paulo Freire ocorreu em 12 e 13 de dezembro de 2017, intitulado Pedagogia da Indignação: enfrentamentos contemporâneos, se constituiu como um espaço de diálogos freirianos de docentes e discentes da Universidade Estadual de Santa Cruz, comunidade acadêmica, professoras/es e estudantes da Educação Básica, Movimentos Sociais e público regional em geral, objetivando mobilizar o conhecimento sobre os principais desafios que os profissionais da educação têm enfrentado no cenário educacional atual.

O III Encontro ocorreu em 18 a 20 de setembro de 2018, com o tema: Educação e Direitos humanos: realidade ou utopia? O evento objetivou direcionar as discussões em torno de uma Educação para a transformação social, sob a inspiração do legado freireano, privilegiando a dialogicidade no desenvolvimento dos minicursos e dos Eixos Temáticos.

O IV Encontro ocorrerá de 11 a 13 de dezembro de 2019 e abordará o tema – (DES) CONSTRUIR PAULO FREIRE? RELAÇÕES DIALÓGICAS E AÇÕES EDUCATIVAS LIBERTADORAS. Diante dos constantes ataques que as obras de Paulo Freire têm recebido, o evento objetiva colocar em discussão as profundas contribuições de Freire para a Educação, não só no Brasil, mas no mundo. Paulo Freire é um dos mais importantes educadores do século XX e um dos mais expressivos pensadores do nosso tempo.

"Estudar não é um ato de construir ideias, mas de cria-las e recriá-las". Paulo Freire

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho