II Colóquio O Homem e seu Entorno – Marx: 200 anos

Sobre o Colóquio

II COLÓQUIO O HOMEM E SEU ENTORNO – MARX 200 ANOS: UM PENSAMENTO AINDA INQUIETANTE

O ano de 2018 marca o bicentenário do nascimento de Karl Marx, um dos mais relevantes, polêmicos e influentes filósofos da contemporaneidade, cujo pensamento se dissemina para diversas áreas do conhecimento, a exemplo da Economia Política, da Filosofia, da História, da Sociologia, da Educação, do Direito, entre outras. Neste ano, em diferentes partes do mundo universidades, movimentos sociais e partidos políticos estão discutindo o pensamento marxiano, em suas múltiplas e complexas dimensões. Na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, para celebrar a data, os Projetos de Extensão O Homem o que ele é? Uma reflexão acerca da natureza humana e Teatro Popular e Interculturalidade promovem o Colóquio intitulado Marx 200 Anos: um Pensamento Ainda Inquietante.

No contexto histórico atual, marcado por uma das maiores crises do capitalismo, faz-se necessário a inserção no esforço global de refletir criticamente sobre as ideias desse pensador, amplamente apropriadas ao longo do tempo. Embora essa apropriação tenha, por algum tempo, se reduzido a pequenos grupos da esfera acadêmica, desde a década de 1980, autores como David Harvey, Terry Eagleton, Noam Chomsky, Antonio Negri, Axel Honneth, Michael Hardt, Slavoj Zizek, Jacques Rancière, Alain Badiou, István Mészáros e Immanuel Wallerstein fizeram reacender o debate e o interesse pelo legado de Marx.

Celebrar os 200 anos do nascimento de Karl Marx, cuja obra causou um impacto inigualável, representa o reconhecimento de que nada há de volátil na filosofia da práxis. Diante das vicissitudes da luta de classes, o recurso aos contributos indeléveis de Marx é imprescindível à discussão sobre a sociedade atual – novos padrões de acumulação do capital, crises financeiras e políticas, retrocessos sociais, precarização do trabalho –, bem como dos aspectos prospectivos para o século XXI. Mais que reviver Marx, interessa-nos pensar questões sistêmicas sobre a gênese e a forma de funcionamento do capitalismo.

Outro ponto importante diz respeito aos 170 anos do Manifesto Comunista (originalmente intitulado Manifesto do Partido Comunista), escrito por Marx e Engels, que se converteu em um dos escritos políticos mais importantes e mais difundidos da história da humanidade. Publicado pela primeira vez em Londres no ano de 1848, esse documento teórico, programático e estratégico oferece uma ampla análise global da história da humanidade e das mudanças sociais com o transcurso do tempo. Também guiou lutas do proletariado que marcaram o mundo e ainda embasa esforços de milhões de pessoas na busca por igualdade de classes sociais e de condições de vida. O Manifesto segue sendo relevante hoje, por constituir-se em ferramenta indispensável para o entendimento sobre as bases da atual sociedade e sua dinâmica de desenvolvimento. Assim, o ano de 2018 é uma importante ocasião para discutir os princípios e teses centrais estabelecidos nessa obra, que continuam em plena vigência.

O evento, proposto para o período compreendido entre os dias 05 a 08 de novembro do ano em curso, será constituído de palestras, mesas redondas, grupos de trabalhos (com exposição de comunicações orais), projeção e discussão de filmes, minicursos, feira de livros, apresentação de espetáculo teatral, atividades que visam ressaltar a atualidade da crítica marxiana ao sistema capitalista e ao mundo contemporâneo.

As exposições e os debates do O II Colóquio O Homem e Seu Entorno – Marx 200 Anos: um Pensamento Ainda Inquietante irão focar a atualidade de Karl Marx para a crítica do nosso tempo, e abordarão também: sua trajetória da vida e obra teórica; marxismos dos séculos XIX e XX; o enfoque marxista das transformações econômicas, políticas e sociais do capitalismo no final do século XX e início do século XXI; trabalho e produção; relações de classe e lutas sociais; relações do sistema educacional com o capitalismo na perspectiva marxista; capitalismo e produção cultural: novas tendências das artes; entre outras temáticas.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho