Inicial
Programação do Evento
Bem-Vindo ao site do III SimQuim - Simpósio de Química da UESC

04 a 06 de setembro de 2012 - Auditório Paulo Souto

O contato entre estudantes, profissionais e pesquisadores com experiência comprovada permitirá a divulgação de conhecimentos sobre técnicas mais avançadas para o preparo de novos materiais, e será uma forma de melhorar o nível dos recursos humanos que estão em fase de formação, além de aumentar o número de interessados na área.

O SimQuim está caminhando para sua terceira edição, e a cada ano chama ainda mais a atenção da comunidade discente não só da UESC, mas também de outras de instituições de Ilhéus e de cidades vizinhas, e consolidou-se como um excelente veículo de divulgação da ciência, principalmente Química e áreas afins. Além disso, atualmente a região sul do Estado da Bahia tem se tornado um polo atrator de investimentos, tanto dos governos federal e estadual quanto da iniciativa privada, em setores de tecnologia da informática e de mineração dentre outros, os quais têm uma grande inserção dos profissionais e pesquisadores das áreas de conhecimento da Química de Materiais. Por isso, a realização deste evento representa uma oportunidade relevante para divulgação das pesquisas e avanços em materiais e das perspectivas na região despertando o interesse da comunidade acadêmica.

O desenvolvimento da cadeia produtiva de novos materiais com aplicações na área tecnológica tem movimentado bilhões de dólares no mundo. O Brasil ainda depende fortemente da formação de recursos humanos para passar a atuar mais efetivamente nessa área. Este evento de caráter técnico, científico, educativo e interdisciplinar, almeja integrar ações de ensino de graduação e de pós-graduação com atividades de extensão, envolvendo profissionais e estudantes de várias áreas, assim como sociedade em geral, na construção do conhecimento coletivo rumo à inovação tecnológica. Para atingir estes objetivos é necessária a formação de recursos humanos, nas instituições de ensino e pesquisa, embutidos de competências éticas e práticas requeridas para reorientar a tecnologia química no sentido de produzir novos materiais que sejam menos agressivos ao meio-ambiente e mais eficientes, com redução de custos de fabricação e de consumo de energia.