O programa de iniciação científica do curso de filosofia da UESC ainda apresenta um número muito pequeno de bolsas e de projetos para que o estudante busque essa forma de ingresso no campo da pesquisa. A espontaneidade na busca por formas de aprofundamento dos conteúdos e participação efetiva em eventos acadêmicos através da apresentação de trabalhos ainda é uma realidade distante para grande parte dos nossos estudantes. Mas, apesar de incipiente, a pesquisa na graduação dentro do curso de filosofia da UESC já está dando alguns passos, fato que se reflete no aumento de trabalhos de estudantes apresentados na última Semana de Filosofia e no crescente número de estudantes vinculados a projetos de pesquisa. A prática de pesquisa é essencial para que o discente conheça mais profundamente as formas de atividades acadêmicas, o universo conceitual subjacente aos manuais e às aulas expositivas. Um programa de iniciação científica que busque inserir o discente de forma ativa nos processos acadêmicos, através da união indissolúvel entre ensino, pesquisa e extensão, seria a forma ideal de inserção do alunado na realidade da comunidade universitária, formada pelo conjunto das universidades brasileiras. A proposta é fazer um seminário de pesquisa interno em três dias – com carga horária de 24 horas- para que os alunos apresentem trabalhos feitos por eles e orientados por professores do colegiado de filosofia.


Objetivos

Busca-se, em primeiro lugar, fortalecer a compreensão do corpo discente a respeito da constituição e funcionamento de um curso universitário de filosofia. Com o incentivo à pesquisa, buscamos envolver os estudantes no processo acadêmico e oferecer-lhes uma concepção de estudos universitários enquanto responsabilidade, que envolve toda uma comunidade acadêmica. Através da construção de um Seminário de Pesquisa montado e voltado para os alunos, pensamos possibilitar essa visão, de forma a encaminhar os trabalhos apresentados a outros eventos e em outras instituições, proporcionando oportunidades de conhecimento de programas de iniciação científica em outras universidades, e também contatos para futuros estudos de pós-graduação.

Com o estabelecimento da prática de pesquisa, acredita-se consolidar uma futura tradição de pesquisa na universidade, o que se refletirá no aumento da qualidade do curso, com o aprofundamento autônomo dos conteúdos trabalhados em aulas e na concretização de uma tradição de pesquisa dentro do curso, com o passar do tempo. Concomitantemente a esse processo, acreditamos também ser possível – de forma espontânea e natural – dar o segundo passo: possibilitar uma idéia mais fundamentada do funcionamento e realidade da extensão universitária.

 


APRESENTAÇÃO
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC / Departamento de Filosofia e Ciências Humanas - DFCH
Rodovia Ilhéus-Itabuna, Km 16, CEP: 45650-000 - Ilhéus/BA -Brasil
© 2007 - Todos os direitos reservados

Projeto Gráfico e Web Design: Antonio Augusto Segundo - aasegundo@gmail.com