I JORNADA DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DA UESC

AVISO: A Comissão Organizadora informa que evento OCORRERÁ NORMALMENTE.

Esta 1ª Jornada de Ensino de Português como Língua Estrangeira da Universidade Estadual de Santa Cruz (JEPLE/UESC) é consequência do projeto de ensino, pesquisa e extensão que vimos desenvolvendo, desde agosto de 2014, em continuidade ao Projeto “Português como Língua Estrangeira” anteriormente implantado e concluído pela Profa. Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro. Atualmente, este projeto articula as disciplinas “Ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira” e “Teorias do discurso aplicadas ao ensino-aprendizagem de línguas” (respectivamente na Graduação e no Mestrado), os projetos pesquisa em nível de iniciação científica e de mestrado e, enfim, os cursos de Extensão "Português para Estrangeiros na UESC" e “Formação de Professor de Português como Língua Estrangeira”. Trata-se de um projeto que se inscreve na Linguística Aplicada e que sustenta suas reflexões nas teorias discursivas, por essa razão se justifica como ação extensionista do PROEDA - Programa de Divulgação dos Estudos sobre Discurso e Argumentação. A I JEPLE/UESC pretende proporcionar a todos os expositores a oportunidade de apresentarem e discutirem os desdobramentos de suas pesquisas entre si e com o debatedor, oferecendo ao público o contato com a discussão que os pesquisadores estão construindo em torno das questões relativas ao ensino de português como língua estrangeira nas perspectivas discursiva e intercultural. Para tanto, contará com a presença de pesquisadores vinculados a instituições brasileiras, como UESC, UFBA, UNEB, UFS, UFU, UFMG e UNICAMP, e estrangeiras, como a Universidad de Santiago de Chile e a Université de Poitiers, da França.

Edital nº 193/2016

COMISSÃO ORGANIZADORA
Dr. Eduardo Lopes Piris
Dr. Maurício Beck