DIA 05 de NOVEMBRO, SEGUNDA-FEIRA | ||
08h00 - 10h00 | Credenciamento | |
10h00 - 10h30 | Cerimônia de abertura | |
10h30 - 11h30 | Conferência de abertura Maria Alejandra Vitale (Universidad de Buenos Aires) "Entramados de la memoria en la argumentación retórica. El golpismo en Brasil (1964) y en Argentina (1966)" |
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13h30 - 16h00 | Grupos de trabalho – GTs – Sessão I | |
GT 01 – "A argumentação no discurso ficcional" Coordenadores: Emília Mendes e Eduardo Lopes Piris |
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Emília Mendes | Estudo retórico-discursivo sobre os ethé e os imaginários de 'ladrão' na cultura brasileira | |
Marco Antônio Domingues Sant'Anna | O processo argumentativo na parábola da ovelhinha do pobre | |
Aliana Georgia Carvalho Cerqueira | A alusão às parábolas jesuânicas na construção argumentativa em 'Os sofrimentos do jovem Werther' | |
Darling Moreira do Nascimento | A simulação da enunciação do discurso político como elemento de argumentação no romance 'O país do carnaval', de Jorge Amado | |
Jackson Novaes Santos | O discurso regionalista na obra de Jorge Amado e a construção da identidade grapiúna | |
GT 02 – "Das provas retóricas na argumentação: reflexões teóricas e práticas de análise" Coordenadores: Helcira Maria Rodrigues de Lima e Melliandro Mendes Galinari |
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Helcira Maria Rodrigues de Lima | O lugar do pathos na argumentação | |
Juliana Couto Santos | Universal do Reino de Deus: a argumentação e a construção do ethos de um grande líder neopentecostal | |
Tatiana Affonso Ferreira | Análise das estratégias argumentativas no discurso jurídico: o aborto de fetos anencéfalos | |
Allana Mátar de Figueiredo | O tratamento discursivo das emoções nas obras de autoajuda femininas | |
Eliana Amarante de M. Mendes | Emoção e falácias: o discurso retórico de Adolf Hitler | |
Luana Ferreira de Souza | As provas argumentativas no discurso de opinião adolescente | |
GT 03 – "Retórica, argumentação e humor" Coordenadores: Ana Cristina Carmelino e Luiz Antonio Ferreira |
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Karine Silveira | Figuras retóricas e humor: estratégias argumentativas na construção de imagens do Acre | |
Stephanie Ramos Matos | O papel argumentativo do humor em Alice no país das armadilhas | |
Amanda Silva Rodrigues | 'Quando a buniteza pega, só rindo': reflexões sobre o uso do cômico entre moradores da 'ex-colônia' Santa Marta na cidade de Goiânia-GO | |
Ana Cristina Carmelino | O artifício da graça no discurso da revista MAD | |
Luiz Antonio Ferreira | Tá rindo de quê? – aspectos da graça e do risível em retórica | |
GT 05 – "Tríade retórica e gêneros textuais" Coordenadores: Gilberto Nazareno Telles Sobral e André Luiz Gaspari Madureira |
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André Luiz Gaspari Madureira | A retórica fabular: Millôr Fernandes e as estratégias argumentativas | |
Lucas Nascimento Silva | O orador Jesus Cristo e o contato com seu auditório | |
Valéria Rios Oliveira Alves | O interdiscurso e o perfil feminino no discurso da personagem Mafalda | |
Taciana Gacelin Oliveira | Telejornais: o ethos dos apresentadores e seu poder argumentativo | |
Gilberto Nazareno Telles Sobral | O acordo e os processos argumentativos na administração da Cidade do Salvador | |
GT 06 – "Bakhtin: um olhar sobre a contemporaneidade" Coordenadoras: Vânia Lúcia Menezes Torga e Simone Ribeiro de Ávila Veloso |
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Vânia Lúcia Menezes Torga | 'Nascer é afastar-se – em lágrimas – do paraíso, é condenar-se à liberdade'... de rememorar | |
André Luis Mitidieri | Para uma filosofia do ato: base filosófico-linguística da reflexão bakhtiniana | |
Agildo Santos Silva de Oliveira | A heterogeneidade discursiva como traço do interdiscurso: um caso de análise dialógica do discurso em Apresentação de livro didático | |
Simone Ribeiro de Ávila Veloso | A voz do leitor na mídia impressa de referência: a noção de arquitetônica articulada à de gênero discursivo na análise de cartas publicadas entre 1980 e 2010 | |
GT 07 – "Argumentação: interações entre mídia e educação" Coordenadoras: Maria Helena Cruz Pistori e Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcanti |
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Bruna Lopes Fernandes Dugnani | Pluralidade Cultural nas aulas de inglês | |
Silvia do Socorro Celusso | O gênero discursivo da autoajuda: contribuições na formação e nas práticas pedagógicas? | |
Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva | Sinais de triagem: análise de páginas publicitárias de uma edição da Revista Exame | |
Maria Helena Cruz Pistori | A argumentação na publicidade de revistas e jornais | |
Maria Isabel Fernandes Bezerra | O gênero artigo de opinião no ensino médio. Uma análise dialógica | |
GT 09 – "Discursos, leitura, argumentação e livro didático: a constituição do sujeito-escolar" Coordenadores: Soraya Maria Romano Pacífico e Fabiana Cláudia Viana Borges |
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Fabiana Cláudia Viana Borges | Leitura, escrita e argumentação na escola: o que evidenciam os materiais didáticos | |
Soraya Maria Romano Pacífico | Autoria, Discurso Científico e Discurso de Divulgação científica: sentidos construídos pelo sujeito-professor | |
Elaine Marangoni | Produção de Sentidos no Discurso de Divulgação Cientifica da Revista Scientific American no Brasil e nos Estados Unidos: a Construção do Efeito-Leitor | |
Wilson Sousa Oliveira | O livro-didático de Arte-educação como lugar de reflexão multicultural | |
Noemi Lemes | Argumentação, livro didático e discurso midiático: vozes que se cruzam na disputa pelo poder dizer e silenciar | |
Lúcia Fernanda Pinheiro Barros | A argumentação nos livros didáticos de Ensino Fundamental: um estudo comparativo de três coleções de língua portuguesa | |
GT 10 – "O lugar da razão e da paixão no discurso argumentativo" Coordenadores: Moisés Olímpio Ferreira e Eduardo Chagas Oliveira |
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Eduardo Chagas Oliveira | A função da razão e da paixão ante as estratégias de persuasão e convencimento | |
Juan Erlle Cunha de Oliveira | A emotividade na teoria da argumentação de Chaïm Perelman | |
Ricardo Henrique Resende de Andrade | Verdade como sedução justificável | |
Uilson de Almeida Bittencourt | Platão versus democracia: razão e paixão no diálogo Górgias | |
Christiani Margareth de Menezes e Silva | A dimensão cognitiva da paixão em Aristóteles | |
Roberto Said | O logos e o sacrifício do pathos na soberaria e na racionalidade modernas: notas a partir de Derrida | |
GT 11 – "Análise do discurso, percursos e experiências: o modelo de análise modular no Brasil" Coordenadoras: Janice Helena Silva de Resende Chaves Marinho e Janaína de Assis Rufino |
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Maria dos Anjos Lara e Lanna; Oiliam José Lanna |
A polifonia: diálogo entre música e hipnoterapia | |
Micheline Mattedi Tomazi; Camila de Souza Neris |
O funcionamento discursivo da polifonia no discurso político: uma análise modular | |
Luana Cristina de Oliveira Alves | A Gestão da Interação no Contexto da Aula Mediada pelo Intérprete de LIBRAS | |
Flávia da Silva Canto | Literatura de Cordel: um discurso polifônico | |
Daianna Quelle da Silva Santos da Silva; Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto | Entre 'seducções e artimanhas perversas': análise de algumas formações discursivas no auto de defloramento de Ephigenia Augusta de Jesus (1907) | |
Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto; Daianna Quelle da Silva Santos da Silva | Padrões de beleza femininos: olhares sobre as formações discursivas em um anúncio publicitário do jornal Folha do Norte da década de 1940 | |
16h30 - 18h30 | Mesa-redonda: “Pontos de contato e de afastamento entre as teorias da argumentação e do discurso” |
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Moisés Olímpio Ferreira (Fundação Liceu Pasteur) |
Análise do discurso e nova retórica perelmaniana: uma possível aproximação | |
Eduardo Chagas Oliveira (UEFS) | Lógica argumentativa ou teoria da persuasão? Entendimentos acerca da nova retórica | |
Maria Alejandra Vitale (UBA) | La construcción de ethos: entre el kairós y las posiciones de subjetividad | |
Mediador: Luiz Antonio Ferreira (PUC-SP) | ||
DIA 06 de NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA | ||
09h30 – 11h30 | Mesa-redonda: “Contribuições da teoria bakhtiniana aos estudos do discurso e da argumentação” |
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Maria Helena Cruz Pistori (PUC-SP) | Bakhtin e a antiga retórica aristotélica | |
Vânia Lúcia Menezes Torga (UESC) | Alusão – o sopro que acende as achas da fogueira: uma leitura de 'O Risco do Bordado' | |
Ana Zandwais (UFRGS) | As relações de tensão presentes na hibridez do discurso | |
Mediadora: Simone Ribeiro de Ávila Veloso (UNESP, Araraquara) | ||
13h30 - 16h00 | Grupos de trabalho – GTs – Sessão II | |
GT 01 – "A argumentação no discurso ficcional" Coordenadores: Emília Mendes e Eduardo Lopes Piris |
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Dirceu Martins Alves | Argumentação no discurso ficcional: roteiro dos artifícios pelas interfaces entre conto breve, curta-metragem, romance e longa-metragem | |
Raquel Lima de Abreu Aoki | A construção da imagem de uma presidenta no gênero ficcional "Diário da Dilma" na revista Piauí | |
Rafael Miranda Porto Alegre | A Produção do Gênero Literário Parábola no Discurso Argumentativo de Friedrich Nietzsche | |
Crístia Rodrigues Miranda | A dimensão argumentativa no discurso narrativo de Bentinho | |
Eduardo Lopes Piris | A argumentatividade no discurso literário: a cena enunciativa em dois romances de Jorge Amado | |
GT 02 – "Das provas retóricas na argumentação: reflexões teóricas e práticas de análise" Coordenadores: Helcira Maria Rodrigues de Lima e Melliandro Mendes Galinari |
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Melliandro Mendes Galinari | Logos, ethos e pathos: 'três lados' da mesma moeda | |
Adriano Dantas de Oliveira | As provas (não) proposicionais: a articulação ethos, pathos, logos associada à melós nas canções buarquianas como situação retórica no período da ditadura | |
Marcos Vieira de Queiroz | O logos como condição de existência do ethos e do pathos: a tipologia argumentativa da Nova Retórica | |
Andréia Abdon Peixoto | A representação da baianidade a partir do discurso dos vendedores ambulantes do Feiraguai | |
Milena Santos de Jesus | A construção do feminino no discurso de posse de Dilma Rousseff | |
Laurenci Barros Esteves | Figuras retóricas, ethos e discurso político: análise do pronunciamento de lançamento da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República | |
GT 04 – "Estudos sobre ensino aprendizagem de língua materna: as contribuições bakhtinianas em terras brasileiras" Coordenadoras: Adriana Maria de Abreu Barbosa e Elane Nardoto |
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Carla Cristiane Fonseca Barbosa | Gêneros textuais e suas especificidades na prática escolar | |
Karine Cajaiba Soares Silva; Caio César Silva Rocha |
O Debate em foco: Uma experiência com grupo de debatedores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB / Jequié. O debate como gênero discursivo predominantemente argumentativo | |
Isabel Cristina Michelan de Azevedo | Gêneros argumentativos e o desenvolvimento de competências e capacidades de linguagem | |
Patrícia Azevedo Gonçalves | Representações midiáticas da juventude: aprendendo a argumentar | |
Elane Nardoto | A conexão argumentativa no Editorial Jornalístico. Possibilidades e contribuições para o ensino gramatical na perspectiva dos gêneros textuais em aulas de Língua Portuguesa | |
Adriana Maria de Abreu Barbosa | Argumentação e ensino de língua: uma experiência do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) de Letras em Jequié | |
GT 06 – "Bakhtin: um olhar sobre a contemporaneidade" Coordenadoras: Vânia Lúcia Menezes Torga e Simone Ribeiro de Ávila Veloso |
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Cláudio Henrique de Souza Pires; Daglécia Santos | As diferentes vozes e os múltiplos sentidos na página língua portuguesa no Facebook | |
Eudes Dias Barbosa; Magno Santos Batista |
Responsividade e conclusividade bakhtiniana no gênero discursivo "comentário" da rede social virtual Facebook | |
Alfredina Rosa Oliveira do Vale | O bom-humor e a morte: uma relação dialógica possível | |
Juscelino Pernambuco | Bakhtin e o metadiscurso no romance Um Erro Emocional, de Cristovão Tezza | |
GT 07 – "Argumentação: interações entre mídia e educação" Coordenadoras: Maria Helena Cruz Pistori e Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcanti |
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Janaina Pires Garcia | Retóricas das Novas Tecnologias na sociedade contemporânea: instrumentos de ensino/aprendizagem no contexto escolar | |
Manoela de Jesus Santos | As novas tecnologias da informação e da comunicação e a aula de língua portuguesa: alternativas potencializadoras da aprendizagem discente e docente | |
Taniela Santos Macedo | Aprendendo Argumentação com o Jogo Questões Polêmicas Brasil | |
Sandra Mara Moraes Lima | O tom apreciativo como elemento de argumentação no enunciado concreto | |
Maria do Socorro Aguiar Cavalcante | Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e (des)identidade de classes | |
GT 08 – "Discurso, Educação e Mídia" Coordenadoras: Adriana Santos Batista e Katia Zanvettor Ferreira |
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Flágila Marinho da Silva Lima; Illa Pires de Azevedo |
A representação discursiva do professor em charges veiculadas no Facebook | |
Janayna Bertollo Cozer Casotti | A argumentação em entrevistas da mídia impressa | |
Mislene Carvalho da Paixão | A Educação representada no gênero piada | |
Geisa Fróes de Freitas | Ethos, cena midiática e discurso político: a construção do ethos na propaganda do Governo da Bahia | |
Adriana Santos Batista | Avaliações e avaliações: heterogeneidade discursiva na cobertura jornalística sobre educação | |
Katia Zanvettor Ferreira | Discursos jornalísticos sobre o professor: modos de escrita jornalística | |
Fernando José Reis de Oliveira | Mídia, imagem e representação: A função do jogo no processo do conhecimento | |
GT 10 – "O lugar da razão e da paixão no discurso argumentativo" Coordenadores: Moisés Olímpio Ferreira e Eduardo Chagas Oliveira |
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Rosana Santana dos Reis Rios | Um dedo de prosa com as mãos cheias de poesia: da prosa argumentativa à prosa poética | |
Glauria Janaina dos Santos | Sentir ou Decifrar? Uma reflexão sobre ética e paixões no discurso pedagógico | |
Helder Rodrigues Pereira | Que razão nos anormais? Primeiros apontamentos das análises de prontuários médico-jurídicos do Manicômio Judiciário de Barbacena – MG | |
Emilson José Bento | A pregação de Agostinho contra o donatismo no Tractatus in Iohannis Evangelium: apelos à emoção no gênero sermão | |
Naara Gabriele da Silva dos Humildes | O discurso religioso em Vieira como instrumento político de modificação social | |
Moisés Olímpio Ferreira | Discurso paulino: razão e paixões | |
GT 11 – "Análise do discurso, percursos e experiências: o modelo de análise modular no Brasil" Coordenadoras: Janice Helena Silva de Resende Chaves Marinho e Janaína de Assis Rufino |
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Elisabeth Gonçalves de Souza | Discursos docentes sobre concepções de alfabetização: uma análise polifônica | |
Delvarte Alves de Souza | Navegando nas ondas do texto – a interpretação textual em provas de português para concursos públicos | |
Mary Cristina Rodrigues Diniz | A música popular como recurso no discurso político: a captação de um enunciado sobre outro enunciado | |
Léa Dutra Costa | 'Inguinorança' de Clóvis Rossi: o contexto de produção | |
Janaína de Assis Rufino; Kely Cristina Rosa |
Inguinorança, suas vitimas e seus culpados: análise das vozes utilizadas pelo articulista Clóvis Rossi | |
Janice Helena Silva de Resende Chaves Marinho | A organização relacional do artigo "Inguinorança", de Clóvis Rossi | |
16h30 - 18h30 | Cerimônia e Conferência de Encerramento Ana Zandwais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) “A construção discursiva de um imaginário de herói brasileiro a partir da noção de chronotopos” |