Seminário Integrador Licenciatura em Ciências Biológicas - 5a edição

PERÍODO: DE 04 A 06 DE JUNHO DE 2019, DAS 18H30MIN ÀS 22H
LOCAL: AUDITÓRIO DO PAVILHÃO JORGE AMADO, 1º ANDAR

inscrição sem apresentação de trabalho submissão de Trabalho até 26/05/2019

O Seminário Integrador de Licenciatura em Ciências Biológicas, em sua 5ª edição, tem por principal objetivo proporcionar aos licenciandos oportunidades de refletir e agir a partir dos trabalhos desenvolvidos em um conjunto de oito disciplinas (quatro no ensino fundamental e quatro no ensino médio) do Curso.

Durante o desenvolvimento das atividades deste conjunto de disciplinas, os alunos realizam o diagnóstico (ambiental, social, cultural, político) de uma escola pública e seu entorno, com a atenção voltada para fazer uma proposta de uma intervenção na escola, que acontece no 4º (ensino fundamental) e 8º (ensino médio) semestres.

No desenvolvimento do Projeto de Intervenção cada grupo prevê a intervenção a partir de alguma problemática levantada na escola a partir das fases de diagnóstico e produção do Projeto. A execução da intervenção é a etapa final destas disciplinas que têm por objetivo aproximar o licenciando da escola pública, etapa formativa que ocorre desde o início do curso, antes mesmo do estágio supervisionado.

O Seminário faz parte da ementa das referidas disciplinas e é organizado em conjunto com os alunos com o intuito de discutir com a comunidade acadêmica os resultados obtidos a partir da análise dos processos de intervenção na escola pública. Outro aspecto tem relação com a importância das atividades realizadas durante o Seminário para a formação inicial de professores e a aproximação da escola pública participantes dele.

Os alunos vivenciam ainda, por meio da realização do Seminário, momentos e procedimentos característicos da organização de Eventos, além da possibilidade de se trabalhar a questão da escrita. E, em última análise, de vivenciar o que se trata da chamada divulgação científica, cada vez mais necessária para estabelecer, estimular e manter o diálogo com a comunidade de abrangência da Universidade.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho