VIII SEPEXLE – Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras

Apresentação

Apresentamos a 8ª edição do SEPEXLE – Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. Este evento é uma ação do Colegiado de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz e tem como objetivo promover as pesquisas e as ações de extensão realizadas no curso de Letras. Portanto, serão bem-vindos os participantes que desejem apresentar trabalhos desenvolvidos na Iniciação Científica, no TCC, no PIBID, na Especialização e no Mestrado. Os participantes poderão submeter trabalho para apresentação e, após o evento, artigos completos para publicação em anais.

O VIII Sepexle ocorrerá dias 18 e 19 de maio de 2016, na Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

Nesta edição, enfatizamos as Tecnologias de linguagem. Segundo o historiador das ideias linguísticas, Sylvain Auroux, o surgimento da escrita foi uma real revolução tecno-linguística responsável por desencadear uma série de outra revoluções e de reflexões sobre a linguagem no transcurso dos séculos. Entre elas, está o processo de gramatização das línguas que, para Auroux, foi uma revolução tecnológica tão importante na história da humanidade quanto o surgimento da agricultura ou a Revolução Industrial. Pode-se incluir também nesta série a linguagem literária transformada e difundida em inúmeros suportes, desde os manuscritos até os contemporâneos livros digitais. Nessa perspectiva, escrita, gramáticas, dicionários, manuais didáticos, softwares, tradutores automáticos, são entendidos como tecnologias - enquanto conjunto de técnicas com vistas a resolver dados problemas tendo em conta certas necessidades - de linguagem. Convidamos a todos a participar, refletir, compreender e/ou problematizar o alcance da noção de tecnologias da linguagem, no sentido mais amplo, para a área das Letras.

Prof. Me Juan Facundo Sarmiento
Prof. Dr. Maurício Beck