VIII Encontro Local do Proler

Apresentação

O VIII Encontro Local do Proler é um encontro promotor de produção e divulgação de estudos e experiências com a leitura e práticas leitoras. Neste encontro será abordada a temática LEITURA: LETRAMENTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS CIDADÃS. Pesquisadores, professores e alunos do Ensino Superior e da Educação Básica estão convidados para partilhar e degustar atos de leitura. Serão três dias intensivos de estudos, leituras, discussões e proposições de ações mobilizadoras de incentivo à leitura na região sul baiana.

Concomitantemente, será realizado o I Forum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura da Região Sul da Bahia, evento que promoverá análise e proposição de políticas de valorização e incentivo à leitura do país e da administração municipal, com representantes das Secretarias de Educação e Cultura e Diretorias de cultura da região. Estão convidados 28 municípios da abrangência do COMITÊ PROLER/UESC.

“ Uma biblioteca ou uma coleção de livros exerce um papel  essencial no interior de uma população marginalizada, [...] Muito além do fornecimento de informação ou de um apoio à educação formal. Para os cidadãos vivendo em condições normais de desenvolvimento, um livro pode ser uma porta a mais que se abre; para aqueles que foram privados de seus direitos fundamentais, ou de condições mínimas de vida, um livro é talvez a única porta que pode permitir-lhe cruzar a fronteira e saltar para o outro lado.”  (ROBLEDO, 2002)

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho