VIII Colóquio Internacional Filosofia e Ficção

Apresentação

 

Tenda dos milagres: saberes na diferença
de 06 a 08 de novembro de 2017



O romance Tenda dos milagres, de Jorge Amado, foi escolhido como título desta edição do 8º Colóquio Internacional Filosofia e Ficção porque, ao contar a história de um notável professor norte-americano que vem ao Brasil para pesquisar sobre a personagem que atuava na tenda dos milagres, a narrativa funciona como uma alegoria para se pensar o valor atribuído a diferentes tipos de conhecimento. Visamos com isso propor uma reflexão sobre as relações colonizadoras que persistem na disseminação do saber e nas ideologias que alimentam o processo de atribuições de valores aos distintos tipos de conhecimento. Com o desejo de contribuir para o aprofundamento filosófico de tema tão caro à arte e à cultura contemporâneas, abrimos as inscrições para comunicações do 8º Colóquio Internacional Filosofia e Ficção - Tenda dos milagres: saberes na diferença.

INFORMAÇÕES: Divulgado Programa das Sessões de Comunicação

PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
A programação de comunicações já está disponível no Menu à esquerda, link Programa de Comunicações.

INSCRIÇÕES COMO OUVINTES

Informamos que as inscrições para OUVINTES (para aqueles que não fizeram pelo site) serão realizadas no credenciamento, dia 06/11, segunda-feira, a partir das 8h, mediante disponibilidade de vagas.
Os ouvintes terão direito a certificado, desde que presenciem, no mínimo, 75% das atividades do evento.

INSCRIÇÕES PARA OS MINICURSOS

As inscrições para participar dos MINICURSOS serão realizadas no credenciamento, dia 06/11, a partir das 8h. As vagas para cada minicurso serão limitadas.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail: 8.filosofiaeficcao@gmail.com.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora

TEMA E VARIAÇÕES

O tema proposto para o 8º Colóquio Filosofia e Ficção permite explorar as relações entre filosofia, a literatura e outros campos artísticos, tendo em vista subdivisões temáticas que servem como orientação às exposições dos especialistas das diferentes áreas.

Propomos os seguintes tópicos:

  • Colonização do imaginário
  • Colonialismo, neo-colonialismo, pós-colonialismo cultural
  • Filosofias nacionais versus universalidade da filosofia
  • Gênero, raça e poder
  • Expressão, estilo e voz do subalterno
  • Arte e política
  • Outras vozes: propostas individuais que não se incluam nos tópicos anteriores poderão ser submetidas à organização do colóquio.

PROMOÇÃO

PPG Letras: "Linguagens e Representações"/Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões/Programa de Extensão Revisões do Cânone da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus/BA.

ORGANIZADORES

André Luis Mitidieri Pereira (UESC), Carla Milani Damião (UFG), Imaculada Guimarães Kangussu (UFOP), Inara de Oliveira Rodrigues (UESC), Lincoln Nascimento Cunha Júnior (IFBA), Luciana Helena Cajas Mazzutti (IFBAIANO).

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster