14 de março (quinta-feira)
Local: Pavilhão Max de Menezes - UESC
8:00 - 8:30 |
Cerimônia de abertura |
8:30 - 9:30 |
Conferência 1 Pesquisa e intervenção no ProfLetras: perspectivas e abordagens |
9:30 - 10:00 |
Café |
10:00 - 12:00 |
Mesa-redonda 1 Pesquisas sobre fenômenos gramaticais no Mestrado profissional em Letras/UESB Pesquisas sobre fenômenos gramaticais no Mestrado profissional em Letras/ UESC Ensino de gramática: por que ainda não realizamos a virada pragmática? |
12:00 - 13:30 |
Almoço |
13:30 - 14:45
13:30 - 14:45 |
Sessão de comunicação 1 Considerações acerca da argumentação e do ensino da argumentação Encaminhamentos pedagógicos para a correção de textos com enfoque na argumentação A argumentação no ensino de português por meio de projetos de letramento |
Sessão de comunicação 2 O texto literário e o estímulo afetivo e significativo na formação do leitor Além da biblioteca: os espaços escolares como promotores interativos de leitura A abordagem da leitura, na prática pedagógica do professor, como instrumento de intervenção para o desenvolvimento da autonomia leitora do discente
|
|
Sessão de comunicação 3 Gêneros do discurso e divulgação científica no ensino de Língua Portuguesa sob a perspectiva da Teoria Dialógica da Linguagem A retextualização intergênero: da literatura ao teatro O texto de divulgação científica no livro didático de língua portuguesa: uma análise na perspectiva da teoria dos gêneros do discurso |
|
14:45 - 15:00 |
Café |
15:00 - 16:00 |
Conferência 2 Mudança de paradigma em memoriais de formação no PROFLETRAS/UFBA |
15 de março (sexta-feira)
Local: Pavilhão Max de Menezes - UESC
8:30 - 9:30 |
Conferência 3 A Pesquisa-ação político-social em Thiollent |
9:30 - 10:00 |
Café |
10:00 - 12:00 |
Mesa-redonda 2 A imagem no espaço escolar Análise do discurso e ensino de Língua Materna numa perspectiva interdisciplinar Ensinar argumentação na escola |
12:00 - 13:30 |
Almoço |
13:30 - 15:00
13:30 - 15:00 |
Sessão de comunicação 4 Multimodalidade textual no ensino de língua portuguesa A charge: um recurso didático significativo Produção de textos no ensino de língua portuguesa na perspectiva do letramento escolar Um estudo sobre o processo de seleção do livro didático de Língua Portuguesa
|
Sessão de comunicação 5 A emoção na formação e na prática do professor de Língua Portuguesa Leitura, música e emoção: uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental O letramento emocional do professor de língua portuguesa: um estudo de caso
|
|
Sessão de comunicação 6 A manifestação cultural ‘rancho do bicho caçador’: cultura popular e inclusão social na escola A leitura literária na escola da zona rural: pela emancipação de crianças e jovens do campo Versos na era digital: a contribuição do ciberespaço para a formação do leitor literário |
|
15:00 - 15:15 |
Café |
15:15 - 17:15 |
Mesa-redonda 3 A literatura e a formação de leitores “Mil nações moldaram minha cara”: ensino de Literatura e lugares de fala Literatura e Ensino: entre tradição e reconfiguração |
17:15 |
Encerramento |