V SEMANA DO ECONOMISTA E V ENCONTRO DE EGRESSOS

Minicursos

• DESIGUALDADES REGIONAIS

Ministrante:
    Rossine Cerqueira da Cruz (DCIS/UEFS).
    Descrição: O objetivo deste minicurso é abordar a evolução recente das desigualdades regionais (anos 1990 até a atualidade) - apresentando as variáveis mais relevantes para tal comportamento como PIB, emprego, dentre outras. Para exemplificar será abordada a situação de alguns municípios (ou territórios de identidade) baianos.

• SELEÇÃO E FILTRAGEM DE DADOS DA BASE RAIS/CAGED.

Ministrante: Carlos Marlon Lopes Costa (Escola Politécnica/UFBA).
    Descrição: O minicurso trata da descrição de tópicos fundamentais para a análise e exploração dos dados da RAIS/CAGED: registros administrativos, objetivos operacionais e estatísticos, desagregação (geográfica, setorial e ocupacional), classificações nacionais e determinação de variáveis (saldo, estoque, estabelecimento e rendimento). Estruturação, recuperação e montagem de dados: Básica (Business Inteligence), Intermediária (Data Warehouse) e Avançada (Microdados). Obs.: Os inscritos devem ter conhecimento de estatística básica e excel.

• SELEÇÃO E FILTRAGEM DE DADOS DA BASE SIDRA/IBGE

Ministrante:
    Helga Dulce Bispo Passos (DCEC/UESC).
    Descrição: O minicurso objetiva apresentar a estrutura e os principais serviços e informações do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), disponibilizando aos participantes instruções sobre como manusear os recursos disponíveis no sistema para seleção e obtenção de dados. Serão apresentadas as ferramentas para consulta e obtenção gratuita da base de informações e dados do IBGE.

• MERCADO FINANCEIRO: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Ministrante:
    Wilson Alves de Araújo (DCHT/UNEB - Campus XVIII).
    Descrição: O objetivo deste minicurso é abordar do ponto de vista teórico as questões macroeconômicas que permeiam o setor financeiro, especificamente, apresentar-se-á a estrutura do lado monetário da economia. Com destaque para o Sistema Financeiro Nacional. O aspecto prático será enfatizado através de cases, considerando-se o atual cenário da economia brasileira.

• POLÍTICA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL

Ministrante:
    Sandro Pereira Silva (DISOC/IPEA).
    Descrição: Analisar a construção histórico-institucional das políticas sociais no Brasil, abordando suas principais características setoriais e relação com o desenvolvimento econômico. Espera-se com isso, apresentar e discutir o panorama geral do quadro atual, e levantar possíveis questões a serem problematizadas em pesquisas. Os tópicos principais a serem abordados serão: Princípios de Análise Institucional; Estado e políticas públicas: características conceituais preliminares; Keynesianismo e Welfare State no contexto do pós-guerra; Histórico dos direitos sociais no Brasil; Características gerais do desenvolvimento econômico brasileiro; A estrutura atual das políticas sociais no Brasil; Democracia e participação popular na agenda governamental; Desigualdade tributária; Impactos macroeconômicos do gasto social; Política social e território; Evolução recente do mercado de trabalho e do salário mínimo; A engenharia institucional do sistema de previdência social no Brasil; Decisões políticas recentes e desafios futuros.

• INSTITUIÇÕES E ECONOMIA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Ministrante:
    Elson Cedro Mira (DCEC/UESC).
    Descrição: No minicurso serão apresentadas as principais teorias institucionalistas, fazendo paralelos com a história econômica, buscando responder às seguintes questões: de que forma as instituições constrangem ou induzem o desenvolvimento econômico? Por que uma matriz institucional nociva ao desenvolvimento econômico é mantida? Por que a matriz institucional pode ter inconformidade com a matriz econômica? Como se dá a mudança institucional?

• UMA INTRODUÇÃO À ECONOMIA ECOLÓGICA

Ministrante:
    Jaênes Miranda Alves (DCET/UESC).
    Descrição: No minicurso serão trabalhados os seguintes conceitos: a escala ótima; produção linear e termodinâmica. Além disso será abordada a natureza dos recursos e os recursos da natureza: as leis da termodinâmica; recursos de fluxo de estoque e recursos de serviço de fundos; exclusividade e rivalidade; recursos abióticos: a terra no conceito ricardiano; recursos bióticos: estrutura e função do ecossistema;recursos renováveis; serviços do ecossistema; capital natural versus reservas e fundos; capacidade de absorção de resíduos (resiliência). A ideia de um mundo vazio para um mundo cheio.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho